10/10/2012 às 08h29min - Atualizada em 10/10/2012 às 08h29min

Sustentabilidade - Tema Atual com Foco no Futuro

Um conceito muito utilizado atualmente é o que chamamos de "sustentabilidade ambiental". Porém, nem todo mundo sabe ele realmente significa ao nosso cotidiano. De uma forma geral, sustentabilidade ambiental representa o ideal em relação exploração dos recursos naturais do nosso planeta, já que seu objetivo é obter o equilíbrio entre a retirada de matéria-prima domeio ambiente e a preservação do mesmo. Portanto, é a prática que consiste na manutenção dos recursos ambientais mantendo as condições de vida de todas as espécies da Terra no presente e também no futuro.

Por ser um assunto de interesse mundial, a Organização das Nações Unidas lançou até mesmo um plano com metas para garantir a sustentabilidade ambiental durante o milênio atual. Quatro principais objetivos foram traçados, a partir dessa iniciativa da ONU: integração do desenvolvimento sustentável nas políticas nacionais; reverter e reduzir as perdas de recursos ambientais e; aumentar o número de pessoas com acesso a saneamento básico e água potável.

As práticas que envolvem a sustentabilidade ambiental em nossa sociedade estão intimamente ligadas à produção industrial e agrícola, portanto, são voltadas para as atividades realizadas por esses órgãos. Exploração consciente dos recursos vegetais e replantio quando necessário é uma das principais recomendações para umdesenvolvimento sustentável, bem como utilização controlada e planejada dos recursos minerais. A utilização de energias limpas e, consequentemente a diminuição de combustíveis fósseis é um dos pilares do conceito de sustentabilidade ambiental. Nas empresas, é imprescindível a redução do desperdício de matéria-prima e resíduos. 

Além dessas atividades que podem ser vistas como algo bastante grandioso e fora da nossa realidade, existem muitas práticas que podem ser adotadas por qualquer um em sua própria casa, como o uso consciente de água e energia e a adoção da coleta seletivapara o lixo. Os estados também devem ter participação na sustentabilidade ambiental do planeta. 

Os governos são responsáveis por adotar leis que auxiliem no progresso das ideias sustentáveis em seu país e pelo controle das práticas voltadas para a preservação do meio. Outra ação essencial é a criação de projetos educativos e propagandas que divulguem a importância da sustentabilidade para a nossa sociedade atual e do futuro.




Autor: Carlos Abreu

Referências bibliográficas: 

Blog Atitudes Sustentáveis


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp