26/04/2024 às 12h06min - Atualizada em 26/04/2024 às 12h06min

Composição nutricional dos alimentos, além das calorias

A qualidade dos alimentos está intrinsecamente relacionada à sua composição nutricional, o que é de grande importância para a indústria de alimentos e de ingredientes.

Equipe técnica Revista Aditivos Ingredientes
Revista Aditivos Ingredientes
Foto Divulgação Revista Aditivos Ingredientes
A qualidade dos alimentos está intrinsecamente relacionada à sua composição nutricional, o que é de grande importância para a indústria de alimentos e de ingredientes. Não se trata apenas de quantas calorias um alimento contém, mas também dos nutrientes que oferece. Os alimentos de alta qualidade são ricos em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais, que são necessários para manter uma dieta equilibrada e saudável. Uma dieta de qualidade é aquela que fornece todos esses nutrientes necessários sem o excesso de calorias vazias. Os macronutrientes, compreendendo proteínas, carboidratos e gorduras, são os principais blocos de construção da dieta e constituem uma preocupação central para a indústria de alimentos e ingredientes. Alimentos de alta qualidade oferecem uma combinação equilibrada desses nutrientes, garantindo que o organismo receba o suporte necessário para funcionar adequadamente.

As proteínas, por exemplo, desempenham papel vital na construção e reparação de tecidos no organismo, sendo encontradas em alimentos como carnes magras, peixes, ovos e leguminosas. A indústria de alimentos trabalha para fornecer produtos ricos em proteínas, que atendam às demandas do mercado, incluindo alternativas à carne à base de plantas. Os carboidratos são a principal fonte de energia e também uma consideração importante para a indústria alimentícia. Grãos, cereais, frutas e vegetais são fontes essenciais de carboidratos que a indústria incorpora em uma variedade de produtos. As gorduras também são um foco crítico para a indústria, uma vez que afetam a textura, o sabor e a estabilidade dos produtos. A conscientização sobre a saúde leva a um foco maior na substituição de gorduras saturadas e trans por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em abacates, nozes e azeite de oliva.

Além dos macronutrientes, os alimentos também fornecem uma rica variedade de vitaminas e minerais essenciais. A indústria de alimentos e ingredientes desempenha papel importante ao enriquecer produtos com vitaminas e minerais para melhorar seu valor nutricional. As vitaminas, como A, C, D, E, K e as do complexo B, possuem funções diversas, desde a manutenção da visão e da pele (vitamina A) até a regulação do metabolismo energético (vitaminas do complexo B). Os minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio, são fundamentais para funções como a formação de ossos fortes (cálcio), transporte de oxigênio no sangue (ferro) e função muscular (potássio). A fibra dietética, outro elemento da composição nutricional, também é um componente importante, afetando a saúde digestiva e ajudando a regular o açúcar no sangue. A indústria de alimentos e ingredientes busca criar produtos que incluam fibras de forma equilibrada.

O teor de açúcares e sódio em alimentos também é um aspecto crítico da composição nutricional e uma preocupação crescente para a indústria. Alimentos de alta qualidade geralmente contêm quantidades controladas desses ingredientes, uma vez que o excesso de açúcares e sódio pode contribuir para problemas de saúde. Além de considerar individualmente os nutrientes, é importante avaliar a relação entre eles. Alimentos produzidos pela indústria que são balanceados fornecem uma proporção adequada de proteínas, carboidratos e gorduras. Uma dieta equilibrada geralmente é composta por cerca de 45% a 65% de carboidratos, 20% a 35% de gorduras e 10% a 35% de proteínas, dependendo das necessidades individuais. À medida que a conscientização sobre a saúde cresce, a indústria responde criando produtos que atendam às demandas dos consumidores por alimentos ricos em nutrientes essenciais, equilibrados em macronutrientes e com níveis controlados de açúcares e sódio. A composição nutricional dos alimentos é um fator crítico para a qualidade da dieta e, consequentemente, para a saúde. Portanto, ao fazer escolhas alimentares, é importante considerar não apenas as calorias, mas também a riqueza nutricional dos alimentos.

Fonte: Revista Aditivos & Ingredientes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp