27/03/2024 às 16h52min - Atualizada em 27/03/2024 às 16h52min

Invista no futuro do seu leite: Produza queijos de qualidade!

Produtor de leite, é hora de direcionar seu olhar para um horizonte de oportunidades lucrativas e sustentáveis para o seu negócio.

Marco Antonio Cruvinel de Lemos Couto
Rica Nata
Foto Divulgação Rica Nata
Produtor de leite, é hora de direcionar seu olhar para um horizonte de oportunidades lucrativas e sustentáveis para o seu negócio. Enquanto a indústria de laticínios pode estar desvalorizando seu precioso produto, há uma solução próspera à sua frente: a produção de queijos e derivados do leite de qualidade. Imagine transformar seu leite em queijos, doces, iogurtes, bebidas, verdadeiras joias gastronômicas que conquistam paladares exigentes e valorizam seu trabalho árduo. Nos últimos anos, os concursos de queijos nacionais e internacionais têm sido o palco para produtores como você brilharem, ganhando reconhecimento e prestígio nacional e mundial.
 
No Brasil, o mercado de queijos está em plena ascensão, com uma demanda crescente por produtos diferenciados e de alta qualidade. E não se trata apenas de atender ao mercado nacional; com a crescente internacionalização do paladar, países ao redor do mundo buscam por queijos brasileiros, reconhecendo sua singularidade e sabor inigualável.

 
O consumo nacional de leite e derivados por habitante no Brasil tem apresentado números significativos ao longo dos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o consumo médio per capita de leite no Brasil foi de aproximadamente 170 litros por ano. Está incluso vários derivados como queijos, iogurtes, doces, bebidas e outros produtos lácteos que também contribuem para a demanda total desses produtos. Se multiplicarmos 170 litros por habitante pelo número de habitantes do Brasil, que é de aproximadamente 215 milhões, o consumo total de leite seria de quase 37 bilhões de litros, e sabemos que o Brasil não produz mais que 33 bilhões, sem contar as perdas do processo, ou seja, somos um país importador por natureza.
 
Quando se trata especificamente do consumo de queijos, o Brasil tem mostrado um aumento constante nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) indicam que o consumo de queijos no país aumentou em média 3% ao ano na última década, alcançando cerca de 6,5 quilos per capita em 2020. Apesar do crescimento na produção nacional de queijos, a demanda interna ainda supera a capacidade de produção do país em certas variedades e segmentos específicos. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil importa uma quantidade significativa de queijos de diferentes países para atender à demanda interna e suprir a diversidade de preferências dos consumidores. Em termos de números específicos, em 2020, o Brasil importou aproximadamente 114 mil toneladas de queijos, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia. Essas importações incluem diversos tipos de queijos, desde os mais tradicionais até os mais especializados, para atender às demandas do mercado interno.

Portanto, há uma oportunidade evidente para os produtores de leite brasileiros expandirem sua produção para o setor de queijos, aproveitando a demanda crescente por produtos de qualidade tanto no mercado nacional quanto no internacional. O investimento na produção de queijos de qualidade pode não apenas aumentar a oferta interna, reduzindo a necessidade de importações, mas também criar oportunidades lucrativas e sustentáveis para os produtores de leite no país.

Imagine-se como protagonista nesse cenário promissor: participando de concursos renomados, ganhando medalhas e consolidando sua posição como um dos principais produtores de queijo do país. Mais do que isso, imagine a segurança financeira que acompanha o sucesso nesse mercado em expansão, garantindo o futuro próspero para você e sua família.


Não deixe que a desvalorização do leite o afaste do campo que você tanto ama. Transforme essa matéria-prima em algo valioso e rentável. Produza queijos de qualidade e conquiste seu espaço em um mercado brasileiro sedento por produtos autênticos e excepcionais. O futuro do seu negócio está nas suas mãos. Faça a escolha certa. Produza queijos e construa um futuro brilhante para sua produção leiteira. A Empresa Rica Nata está aqui para ajudá-lo a dar os primeiros passos nessa jornada emocionante. Vamos transformar o seu leite em sucesso, faça queijo!

Autor: Marco Antonio Cruvinel de Lemos Couto
Fonte: Empresa Rica Nata

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp