12/03/2012 às 14h40min - Atualizada em 12/03/2012 às 14h40min

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem calorias, trazem benefícios a saúde, ou seja, previnem doenças.

Probióticos: São alimentos que contém microorganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde. Benefícios: Atividade anticancerígena, reduz quadros alérgicos, auxilia na redução do  colesterol, melhora o funcionamento intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Onde encontrar: iogurtes e queijos.

Resveratrol: Substância antioxidante. Benefícios: Redução do risco de doenças cardiovasculares, anticancerígeno e redução de inflamações. Onde encontrar: uva e vinho tinto.

Fitoesteróides: Sãogorduras vegetais (esteróis e estanóis). Benefícios: auxiliam na redução da absorção de colesterol. Onde encontrar: iogurtes, leite e produtos adicionados.

Ácidos graxos: São gorduras benéficas á saúde (ômega-3, ômega 6 e ômega 9) Benefícios: auxilia na manutenção de níveis saudáveis de colesterol. Onde encontrar: peixe, linhaça, chia, óleos vegetais.

Carotenóides: É um pigmento amarelo/laranja encontrado em alimentos in natura. Benefícios: ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres e anticancerígenos. Onde encontrar: cenoura, mamão, moranga, laranja

Fibras alimentares: Compostos solúveis e insolúveis em água que fazem a manutenção do bom funcionamento intestinal. Benefícios: previne prisão de vente, diarréia e câncer intestinal. Onde encontrar: aveia, linhaça, farelo de trigo e frutas.

Licopeno: Pigmento de cor vermelha encontrado em alimentos in natura. Benefícios: evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer. Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.

Antocianinas: Encontrados em alimentos da cor roxa e vermelho escuro. Benefícios: Previne doenças cardiovasculares e câncer. Onde encontrar: uva, mirtilo, morango...

Lignanas: Substância antioxidante. Benefícios: Inibe a formação de tumores e equilibra o hormonal. Onde encontrar: linhaça

Isoflavonas: Substância antioxidante. Benefícios: previne osteoporose, doenças cardiovasculares, alivia sintomas da menopausa e previne câncer. Onde encontrar: soja, leguminosas e amendoim.

Sulfetos Alílicos: Substância antioxidante. Benefícios: Reduzem doenças cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, reduz pressão arterial e previne câncer. Onde encontrar: alho e cebola.

Alimentos campeões em cálcio: A recomendação para adultos homens e mulheres é de 1.000mg por dia. 

Como ingerir cálcio adequadamente? Atualmente a carência de cálcio ocorre com freqüência na população, mesmo com o alto consumo de laticínios (leite, queijo e iogurte). Pois são os alimentos mais ricos em cálcio, porém este cálcio não se fixa muito bem no osso. Portanto, além de consumir os laticínios, é imprescindível incluir na alimentação outros alimentos fontes de cálcio que apresentam uma fixação melhor (ex: vegetais verde escuros, nozes, soja, peixe e gergelim).

A absorção de cálcio pode ser prejudicada pela presença de cafeína numa mesma refeição (ex: café com leite) ou numa refeição próxima (almoçar e tomar um café preto depois). A atividade física, também, ajuda a melhorar a fixação do cálcio, no tecido ósseo. Portanto, pratique atividade física regularmente.

Tofu: queijo de soja

O queijo de soja pode ser consumido in natura, cozido, refogado ou  grelhado. Apresenta sabor neutro, podendo participar de vários tipos de receitas. É fonte de proteína e de cálcio, substâncias que protegem os ossos e os músculos, além de ser pobre em gorduras e apresentar baixíssimas calorias (em 30g, o tofu tem 40 calorias e o queijo branco 70). Também é rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio. Concentra uma quantidade importante de isoflavonas - substâncias da soja que contribuem para o equilíbrio dos hormônios  e protege contra o câncer de mama.

Patê de Tofu

Ingredientes: 300 g de tofu, 1 maço de cebolinha, 1 dente de alho amassado, 1 ou 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha, 1 xícara (café) de azeite e sal a gosto

Preparo: Com um garfo, desfie o tofu, acrescente a cebolinha picada, o alho, a pimenta, o sal e o azeite. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Sirva na torrada, no canapé, no pão, em barquetes ou na salada.

Cottage, uma boa opção de queijo - O Cottage é originário da Grã-Bretanha e trata-se de um queijo fresco, elaborado a partir de leite desnatado, pasteurizado e adicionado de cultivos láticos de tendência à produção estrita de ácido lático. Possui forma de grãos, podendo ser pequenos, médios ou grandes ou em forma de pasta (tipo petit-suisse). Sua coloração é muito clara, sendo levemente ácido, sabor típico da fermentação lática. Pode ser consumidos com polpas e pedaços de frutas, condimentos, mel, cereais, adoçantes, sal ou açúcar. Este tipo de queijo possui baixo teor de gordura, altos valores proteicos e de cálcio, além de alta digestibilidade, consequentemente tem baixo teor de calorias em comparação com outros queijos. Desta maneira, o cottage encaixa-se perfeitamente na tendência de consumo de produtos da linha light, com alto valor nutritivo, representando uma grande vantagem em relação aos demais produtos lácteos, podendo ser utilizado de maneira eficiente em dietas de emagrecimento.

Propriedades do iogurte natural - O iogurte (do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (lactose) foi transformado em ácido lático através de fermentação bateriana. Trata-se de um líquido espesso, branco, levemente ácido e muito nutritivo. Muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate e outros. O iogurte teve origem na penísula  Balcânica, no entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilych Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1908.

O iogurte, além de aumentar a lon-gevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, que juntam-se ao leite após sua homogeneização e pasteurização. O iogurte é fácilmente digerível, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais, contribuindo na regulação do sistema imunológico, além de tratar-se de uma excelente fonte de Cálcio. Estudos indicam ainda que o iogurte natural pode ajudar a combater a halitose, cáries e doenças gengivais.




Autor: Site Beba Leite

Referências bibliográficas: 

Dados retirados da Internet.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp