31/08/2015 às 17h03min - Atualizada em 02/07/2018 às 16h45min

Iogurte - receita caseira

Receita de fabricação caseira de iogurte

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin

O iogurte é um leite fermentado pela ação de bactérias. As espécies Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus crescem no leite em uma faixa de temperatura ótima entre 40 e 45°C. Só pode ser chamado de iogurte o que tiver estas duas bactérias combinadas. Os outros que tem outro tipo de Lactobacilos ( ex: L.acidophilus) tem classificação de leite fermentado e ou probiótico.

Ingredientes

10 litros de leite
1,2 Kg de açúcar (opcional)
01 Cápsula de Yogufit para 10 litros (pode ser conferido aqui)

Modo de preparo

Ferva o leite em vasilha fechada, caso desejar adicione ao leite a ser fervido cerca de 300 grs de leite em pó para melhorar a consistência, e dará um iogurte uma consistência cremosa semelhante ao iogurte tipo grego. Adicione a açúcar, na proporção indicada, para pasteurizar junto do leite. Após ferver ou aquecer até 90ºC, resfrie o leite para a temperatura de 42°C (controle a temperatura com um termômetro, escala -10ºC a 110ºC).

Quando o leite atingir 42ºC, coloque o fermento para iogurte da Rica Nata, Ricaferm YR02 e misture bem.Tampe a vasilha, enrole bem em um pano, ou manta térmica, ou coloque numa caixa de isopor, para manter morno o leite. É fundamental que se consiga manter esta temperatura por mais tempo possível. Ao final de 8 horas, o iogurte estará pronto, se apresentando como coalhada firme. Quanto menos mexer no iogurte, maior será sua consistência. Coloque na geladeira. Quando gelado pode ser consumido natural, ou adicionado de polpas de frutas a gosto.

Ingredientes fornecidos pela Rica Nata.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp