31/08/2015 às 17h06min - Atualizada em 03/07/2018 às 07h58min

Coalhada - receita caseira

Receita de fabricação caseira de coalhada

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin
Creditos de Imagens: Curso de Queijo

A coalhada é conhecida tradicionalmente como um tipo de creme semelhante ao iogurte, porém com um sabor mais acidificado, um pouco mais "azedinho", sendo consumida em potinhos sem a adição de açúcar ou mistura com frutas, açaí, açucar cristal e outros condimenos. Se popularizou devido as antigas gerações brasileiras que consumiam o leite azedo com açúcar, embora hoje é fabricada com o uso de leite de boa qualidade e processo de fermentação por bactérias especiais.

Ingredientes

10 litros de leite in natura, pasteurizado ou longa vida
01 Cápsula de fermento lácteo para coalhada para 10 litros (pode ser conferido aqui)


Modo de preparo

Ferva o leite – se for UHT não é preciso ferver, Basta aquecer até 35ºC. Caso tenha fervido, resfrie em banho maria a uma temperatura de 35ºC. Ao alcançar a temperatura de 35°C adicione o fermento lácteo para coalhada, misture bem.

Mantenha o recipiente fechado, em uma caixa de isopor ou envolvido por uma manta, até o dia seguinte ou decorrer de 12 à 16 horas. Após este período formado uma coalhada como um iogurte.

Leve para a geladeira no outro dia, após a coalhada ser formada. Pode ser consumida natural ou adicionada de açúcar e frutas a gosto.

Dica: Após adicionar o fermento, distribua a coalhada em potinhos, tampe-os e os mantenha em temperatura morna.

Ingredientes fornecidos pela Rica Nata.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »