31/08/2015 às 17h02min - Atualizada em 27/06/2018 às 09h02min

Queijo Boursin - receita caseira

Receita de fabricação caseira do queijo Boursin

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin

O Boursin tornou-se, na França, uma marca comercial de um queijo triplo-creme, aromatizado internamente com ervas diversas. Estes tipos de queijos, são populares devido ao seu sabor sutil e cremoso. Podem ser encontrados na maioria das lojas especializadas e costumam ser incluídos numa tábua de queijos para acrescentar variedade à seleção.

Esses queijos, em geral, não têm casca, ou ela é macia e de mofo. A massa é delicada, doce e saborosa; pode haver também um traço de acidez. O cheiro é leve, visto que esses queijos não têm sabores fortes, costumam ser usados na produção de outros queijos.

A duração da maturação é curta. Os queijos podem ser comidos frescos e combinam bem com um vinho tinto. Apresenta-se no mercado sob diversas formas e tamanhos e é um grande acompanhante para aperitivos. Na sua composição entram diversas ervas, podendo-se citar salsa, tomilho, cebolinha, cerefólio, rosmarinho, alho, pimenta do reino, cebola, etc.

Ingredientes

  • 10 litros de leite
  • 01 Cápsula de Ricaferm MT3 para queijo de 10 litros
  • 03 gotas de coagulante super concentrado (clique aqui para ver o utilizado)
  • Condimentos e ervas finas a gosto (salsa, azeite, orégano, cebolinha, alho, cebola, limão, pimenta calabresa, óleo e sal a gosto)


Modo de preparo

Ferva 10 litros de leite de vaca e resfrie para 35ºC. Abra a cápsula do fermento Ricaferm MT3 e despeje no leite, mexa bem até diluir o fermento e adicone as 3 gotas de coagulante super concentrado. Este coalho é apenas para ajudar a firmar a coalhada.
Deixe coalhar de um dia para o outro ou cerca de 16 horas, em lugar abafado. Deixe em local fresco, em temperatura ambiente. Formada a coalhada, quebre, bem devagar e ponha para escorrer num pano tipo morim, algodãozinho, ou volta ao mundo.
Deixe pendurado até o soro escorrer bem, porém a massa não pode ficar ressecada. Após 12 horas da massa pendurada (vai variar de regiões para regiões), passe em um moedor de carne esta massa,ou liquidificador ou mesmo uma batedeira de bolo, assim ela ficará mais lisa, homogênea, de melhor textura.

Depois coloque os condimentos á gosto e misture bem. O mais comum é consumir salgado e condimentado, na maioria das vezes acompanhando uma torrada, uma bolacha salgada, ou como aperitivo e um bom vinho.

Os ingredientes para fabricação foi cedidos pela Rica Nata.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp