27/07/2016 às 12h51min - Atualizada em 27/07/2016 às 12h51min

Pesquisa investiga componente do leite que melhora o sono

Grupo Mais Food

Estudo da Unopar pode agregar mais valor ao leite ajudando produtores locais e indústrias

O estudante do mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados da Unopar, Edilson Bruno Romanini, está desenvolvendo uma pesquisa, sob a orientação do professor e doutor Agostinho Ludovico, que busca aumentar de forma natural a presença de melatonina no leite, um hormônio que também é produzido pelo corpo humano e tem a capacidade de regular o ciclo biológico do sono.

Segundo os pesquisadores, com o envelhecimento, o corpo humano produz menos melatonina, uma das possíveis causas dos distúrbios do sono em adultos e idosos. “Uma das soluções é suplementar com automedicações, e outra, sem contra indicações é escolher alimentos que contenham naturalmente a substância, como é o caso do leite”, explica o professor e orientador Agostinho Ludovico.

A produção do hormônio varia de acordo com vários fatores, mas principalmente com a luminosidade, estações do ano e composição da dieta. Desta forma, a pesquisa investiga tais variações, e, assim, auxilia produtores locais e indústrias na produção e seleção do leite. “Sem grandes investimentos, a prática também agregaria mais valor ao produto. Bastaria a indústria processar e comercializar de forma separada o leite com alta concentração de melatonina”, acrescenta o pesquisador.

O estudo está sendo realizado com vacas do município de Castro, que fica no interior do Paraná e é considerada uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.

Fonte: Segs, adaptado pela equipe do Grupo Mais Food

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp