07/11/2023 às 11h14min - Atualizada em 07/11/2023 às 11h14min

Reidratação pós exercício: o efeito positivo do leite

Uma nutrição adequada é essencial para esportistas ou pessoas que se exercitam.

Valéria Hamann
Diário Lechero
Foto Divulgação eDairyNews
Uma nutrição adequada é essencial para esportistas ou pessoas que se exercitam. É nesse ponto que o leite entra em ação, principalmente por causa de sua qualidade proteica. Vários estudos sugerem que sua ingestão pós-atividade é eficaz na manutenção, reparo e síntese de proteínas, aumentando a força e a massa muscular. Nathalie Llanos, nutricionista da Universidade do Chile, que contribuiu para o livro Dairy: Nutrition and Health (Laticínios: Nutrição e Saúde), do programa Gracias a La Leche do Consórcio de Laticínios, explica que os laticínios contêm cálcio, vitamina D, carboidratos e antioxidantes, que são vitais para o desempenho esportivo e a prevenção de lesões.
Entre eles, o leite é especialmente importante após o exercício e pode ser mais eficaz do que as bebidas esportivas, tanto na reidratação quanto na reposição de glicogênio. Com os produtos lácteos, os atletas podem suprir suas necessidades e melhorar a qualidade de sua dieta.

No âmbito dos Jogos Pan-Americanos, o especialista destaca que os produtos lácteos são um bom complemento para os atletas. Nesse sentido, Llanos enfatiza que uma estratégia alimentar correta, juntamente com os produtos lácteos, permitirá obter os nutrientes certos para promover a manutenção e o reparo dos tecidos, garantir a hidratação e a reposição dos eletrólitos perdidos durante o esporte e regular as vias fisiológicas responsáveis pelas adaptações do esporte. “Eles não só permitirão alcançar um desempenho adequado durante uma sessão, mas também uma recuperação correta, o que levará a maximizar o desempenho nas sessões subsequentes e, assim, contribuir para um desempenho correto”, diz ela.

O nutricionista afirma que esses produtos são superiores aos isotônicos ou bebidas energéticas, devido à sua composição. Eles têm, por exemplo, eletrólitos, enquanto os outros não têm. E estão no grupo de alimentos com maior qualidade de ingestão de proteínas, que é medida em termos de valor biológico, dado pela quantidade de aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso corpo não consegue sintetizar. Deve-se observar que alguns líquidos podem restringir os benefícios proporcionados pelos produtos lácteos. É o caso daqueles ricos em cafeína ou teína, que inibem ou reduzem a absorção de cálcio. “É por isso que não é aconselhável misturá-los”, diz ela. Llanos comenta que sempre se deve tentar suprir as necessidades nutricionais com os alimentos. “Um suplemento de soro de leite não é o mesmo que um produto lácteo que já o tem incorporado, além de outros benefícios. A matriz alimentar é importante, pois garante que os nutrientes incorporados sejam absorvidos e utilizados de maneira ideal. Ele acrescenta que a suplementação é recomendada somente se houver necessidade de mais.

Aptidão física
O condicionamento físico corresponde a habilidades que podem estar relacionadas ao desempenho ou a algumas que estão associadas à saúde, como um melhor condicionamento cardiorrespiratório. De acordo com Llanos, um melhor condicionamento físico tem sido associado a uma menor mortalidade ou morbidade e a uma diminuição na incidência de doenças cardiovasculares, que são mais prevalentes na população. O nutricionista relata que foram identificadas duas conclusões a esse respeito. Em primeiro lugar, as pessoas que usaram produtos lácteos desde a infância ou durante toda a vida terão habilidades físicas notáveis na velhice, como maior massa muscular e flexibilidade. E, em segundo lugar, estudos transversais identificaram que as pessoas que incorporam laticínios em sua dieta e praticam atividade física podem melhorar sua massa muscular. “O leite é uma fonte de leucina e é um dos aminoácidos mais diretamente relacionados a esse aumento”, diz ele.

Metas e recuperação
Dependendo dos objetivos da atividade física de cada pessoa, pode variar o momento de consumi-los. Llanos explica que, por exemplo, se alguém almoçou às 14 horas e vai sair para correr às 20 horas, seria aconselhável comer um lanche desse tipo nesse intervalo. E, acrescenta, se a pessoa for sedentária, ainda assim ajuda a atender às necessidades diárias. “Eles se destacam em comparação com outros tipos de alimentos, pois fornecem carboidratos, proteínas e outras vitaminas e minerais”, diz ele. Em termos de recuperação, ele explica que pesquisas sugerem que beber leite após o exercício teria um impacto benéfico tanto na recuperação aguda quanto na adaptação crônica ao treinamento. Algumas que foram baseadas em leite semidesnatado, desnatado ou achocolatado indicam que, devido à água e aos eletrólitos que contêm, elas ajudam na reidratação posterior. “Esses produtos podem ser melhores do que outros líquidos comercializados para o esporte. E, no caso do leite com chocolate, ele forneceria quantidades de antioxidantes que também seriam boas para a recuperação”, diz ele.

Sedentário
O leite e o iogurte compartilham a mesma base, o que lhes permite fornecer uma boa quantidade de nutrientes. “Atualmente, há algumas análises com laticínios ricos em proteínas que mostram que eles podem ser ainda mais eficazes do que os normais. E isso ajuda a atender às necessidades das pessoas fisicamente ativas, que são maiores do que as de alguém sedentário”, diz Llanos. Ele ainda ajuda essas pessoas. As recomendações das Diretrizes Dietéticas para o Chile e da Organização Mundial da Saúde (OMS) são de que eles devem ser consumidos em pelo menos três porções por dia, especialmente em mulheres e crianças em crescimento, porque fornecem um bom suprimento de cálcio. “Junto com a vitamina D, eles são essenciais para o bom desempenho e a prevenção de lesões”, enfatiza o especialista. O ponto positivo, segundo ela, é que seu preço é relativamente baixo e há uma grande disponibilidade de produtos no mercado. Quanto aos queijos, ela diz que eles são mais ricos em gordura e até agora não foram bem estudados. Mas o kefir tem sido estudado, pois fornece micro-organismos que são bons para a microbiota intestinal. “Se estiver funcionando bem, ele contribui para a boa saúde de atletas ou pessoas que se exercitam. 
 
Fonte: Diário Lechero
Publicado por Valéria Hamann
Trabalho traduzido e adaptado para eDairyNews

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp