30/07/2023 às 13h58min - Atualizada em 30/07/2023 às 13h58min

Os cinco benefícios do queijo para saúde

Além de saborosos, tem alto perfil nutricional

Associação Brasileira das Industrias de Queijo
ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo
ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo
O queijo é um produto lácteo à base de leite, produzido numa variedade de formas, texturas e sabores. Ao longo da história, o queijo tem sido uma parte importante da dieta, tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet. Além de ser delicioso, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e mineral.

01. Proteínas do Queijo, aminoácidos essenciais
O queijo é uma excelente fonte de proteína. Uma fatia grossa de queijo mussarela  (30g) pode conter cerca de, 6,7g de proteína, que é semelhante ao que você consome em um copo de leite e que representam 30% das suas necessidades diárias de proteínas recomendada para uma dieta equilibrada de 2.000 calorias.. A maioria dasproteínas do queijo pertence à família de proteínas do leite chamada caseína. As proteínas do leite são de excelente qualidade, ricas em aminoácidos essenciais e  com uma digestibilidade próxima a 95%. Em outras palavras são absorvidas quase integralmente na altura do intestino  e fornecem ao organismo os aminoácidos que promovem a saúde, reduzem a pressão sanguínea e aumenta a absorção de minerais a partir do trato digestivo. As proteínas tem um papel importante também para controlar a saciedade.

02. Gorduras trans benéficas
O queijo contém uma família de gorduras trans chamada gordura trans ruminante ou gorduras trans láctea. Ao contrário das gorduras trans encontradas em alimentos processados​​, gorduras trans ruminantes são consideradasbenéficas à saúde quando consumidas com moderação. As gorduras trans ruminantes mais abundantes são o ácido vacênico e o ácido linoleico conjugado, vulgarmente abreviado como CLA, que tem vários benefícios à saúde e pode promover a perda de peso em indivíduos com sobrepeso, ajudam na prevenção do câncer e da aterosclerose e reforçam a ação imunológica. Os queijos são a fonte alimentar mais rica de CLA.  

03. Baixa Lactose, para intolerantes
O principal carboidrato no leite é a lactose (açúcar do leite). Durante a produção do queijo, a lactose é transformada em glicose e galactose. No entanto, a extensão da decomposição da lactose depende do tipo de queijo. A lactose tende a ser bem, bem  baixa em queijos  maturados, como o emental, o parmesão, o queijo do reino e é  alta em queijos frescos, tais como o minas frescal, o  cream cheese e cottage. Portanto, o consumo moderado dequeijo com boa maturação é geralmente bem tolerado e recomendado por aqueles com intolerância à lactose. O teor de carboidratos do queijo é muito variável, dependendo basicamente da quantidade de litros de leite que são empregados para produzir um quilo de queijo (5,5 a 6 litros para fazer um queijo minas, 9,5litors em média para fazer um queijo prato e 12 litros para fazer um queijo gruyére.  Variam um pouco também dependendo da marca e do estágio de maturação.

04. Minerais essenciais
O queijo é uma fonte concentrada de vitaminas e minerais. Isto não é surpreendente, já que é utilizado um copo de leite (280 ml em média)  para produzir uma fatia de queijo prato por exemplo. Cálcio: Os queijos estão entre as mais ricas fontes alimentares de cálcio, que desempenha um papel essencial na saúde óssea, no desenvolvimento dos dentes e na prevenção de cáries  e na prevenção da osteoporose
Fósforo: um mineral essencial amplamente disponível em alimentos, especialmente alimentos processados e o seu consumo é elevado na dieta ocidental.
Selênio: O queijo é uma boa fonte de selênio, um mineral dietético com várias funções importantes no corpo.
Zinco: Queijos s são importante fonte de zinco (2 a 10mg/100g), um mineral  essencial para a saúde já que. que tem função importante em nosso 
sistema imunológico.
Sódio: Adicionado aos queijos para dar sabor e aumentar a vida de prateleira e sabor. Pequenas quantidades são naturalmente presentes no leite.

05. Vitaminas abundantes
Vitamina A: Uma das vitaminas mais abundantes na gordura do leite, portanto não se recomenda o consumo único de queijos semi ou completamente desnatados.
Vitamina B2 ou Riboflavina: Também chamado de vitamina B2. Queijo e outros produtos lácteos são a principal fonte alimentar de riboflavina na dieta ocidental.
Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a função do sistema nervoso.
Vitamina D:  Os queijos são excelente fonte de vitamina D, muito relevante para fazer a síntese do cálcio.
Vitamina K2: O queijo é muitas vezes uma excelente fonte de vitamina K2, também chamado de menaquinona. A ingestão adequada de K2 é importante na manutenção óssea e saúde do coração.


Fonte: ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo
Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp