22/05/2023 às 09h10min - Atualizada em 22/05/2023 às 09h10min

Nutricionista dá dicas de como incluir o iogurte na sua rotina

Especialista ensina os quatro benefícios e indica o tipo adequado para cada grupo de pessoas

Maristela Resch
GZH Economia
Lindahughes / adobestock.com.br / Divulgação
Conhecido por especialistas como o segundo cérebro, o intestino conta com cerca de 500 milhões das mesmíssimas células que constituem a mente. Esses “neurônios intestinais” chamam a atenção pela sua farta produção de serotonina – molécula que nos leva ao estado de bem-estar – sendo 90% dela fabricada ali. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é por isso que, diante de uma situação de estresse, podemos sentir frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro. Para abastecer essa produção, a escolha dos alimentos é muito importante. De acordo com os especialistas, o tipo de dieta pode afetar a predisposição a várias doenças, além de influenciar até o comportamento e as emoções. Mas ter uma dieta saudável não precisa ser um sacrifício. Com as dicas corretas, é possível se alimentar de forma nutritiva, variada e muito gostosa. E, de acordo com os especialistas, um bom aliado nessa missão pode ser o iogurte.

– Eu gosto muito de colocar nas dietas pelo simples fato de ser um superalimento, rico em proteínas, cálcio e probióticos. Faz bem para a saúde em geral, começando pela intestinal, que é muito importante mantermos em dia – conta a nutricionista Maristela Resch, mestre em endocrinologia. 
 
Com uma grande variedade de tipos, propriedades, sabores e combinações, o alimento tornou-se tão importante e presente na rotina das famílias que ganhou uma data exclusiva. Em 17 de maio comemorou-se o Dia Mundial do Iogurte. Para ficar por dentro de todos os benefícios desse alimento e conferir algumas dicas da especialista sobre o assunto, cheque essas cinco sugestões: Opções variadas dos mais tradicionais, com sabor, aos específicos para quem tem uma dieta controlada ou uma rotina de exercícios – passando pelos naturais, que são coringas – a variedade é imensa.
Maria Medvedeva / adobestock.com.br / Divulgação

Maria Medvedeva / adobestock.com.br / Divulgação


Iogurte natural e zero também são opções saborosas e indicadas por nutricionistas. Se a ideia for emagrecer, a pedida é o iogurte natural e desnatado. Segundo a nutricionista, ele também é indicado para quem tem diabetes, já que este grupo de pessoas está mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares, e o iogurte integral envolve mais colesteróis e triglicerídeos. Outra opção é consumir os que são zero-açúcar. O grupo de iogurtes enriquecidos conta com alternativas mais proteicas e são voltados a quem pratica esportes com regularidade. São indicados para lanche pós-treino ou mesmo em uma dieta de emagrecimento, pois causam mais saciedade e, como as moléculas são maiores, exigem mais gasto de energia para serem quebradas. Intolerantes à lactose não ficam de fora! A condição pode ser contornada com as opções de iogurte zero lactose. Maristela explica que, na verdade, o ser humano vai reduzindo a capacidade de digerir esse carboidrato conforme a idade avança, por isso é comum que seja identificado em pessoas mais idosas.

Com frutas: Segundo a nutricionista, quem procura sabores suaves deve buscar fazer a base das suas receitas com iogurte natural, sem sabor, que será agregado pelos demais ingredientes. Qualquer fruta pode ser usada, já que elas são ricas em fibras que se aliam aos probióticos para ajudar na função intestinal. Os destaques ficam por conta do mamão, banana e abacaxi – sugere.


majen / adobestock.com.br / Divulgação

majen / adobestock.com.br / Divulgação


A escolha da fruta parte da preferência de cada um, sendo possível incluir mirtilo, cranberries e kiwi. Já as frutas vermelhas, como o morango, a framboesa, a cereja e a amora, por exemplo, podem ser acrescentadas em pequenas porções ao seu iogurte ou batidas no liquidificador antes do consumo. Esses alimentos são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células, melhorando o funcionamento intestinal, reduzindo os níveis de colesterol e combatendo possíveis doenças cardiovasculares. Além disso, por serem boas fontes de vitamina C, substância associada ao bem-estar do nosso sistema imunológico, essas frutas auxiliam na defesa do corpo em casos de gripes e resfriados. As frutas alimentam, dão saciedade e emprestam cor e sabor aos pratos. E já que aguçar vários sentidos faz parte da degustação, não esqueça de passar na sessão de hortifrúti no Rissul para levar alimentos frescos e saudáveis.

Mais aliados
Além das frutas, há outros alimentos que compõem bem o lanche saudável e nutritivo. As castanhas têm a chamada gordura boa e são ricas em ômega 3, além de promoverem a saciedade. Mas vale ressaltar que elas devem ser consumidas com moderação. A geleia diet também é uma aliada interessante. Ela pode emprestar bastante sabor ao iogurte natural sem adicionar açúcar, para quem é diabético. Maristela garante que testa todas essas dicas e funciona mesmo: o iogurte natural, que é azedinho, fica doce e saboroso com a geleia. Já para a melhora da função intestinal ou emagrecimento, a dica complementar é o farelo de aveia, muito rico em fibras. Caso não tenha o farelo, pode ser em flocos – grossos ou finos – já que a aveia, em si, já é um grande alimento.
  
Potinho de sabores
A profissional compartilhou uma de suas receitas, intitulada Potinho de Sabores da Nutri Maristela. Confira:
Iogurte natural
1 colher de mel, que tem propriedades anti-inflamatórias – diabéticos devem ter cuidado e podem usar a geleia diet
2 colheres de chá de semente de chia
3 a 4 unidades de castanhas
Pedaços de frutas a gosto (podem ser banana, morango ou abacaxi, por exemplo)
Aveia em flocos grossos a gosto. Misture tudo em um recipiente e está pronto.
 
No dia a dia: O iogurte também funciona como ingrediente em diversas outras receitas. Em saladas, pode substituir a maionese ou outros tipos de molhos. O iogurte natural desnatado, por exemplo, pode ser temperado com azeite e outras iguarias.
 
9dreamstudio / adobestock.com.br / Divulgação

9dreamstudio / adobestock.com.br / Divulgação

 
Tigela de creme de acompanhamento feito com iogurte, ervas e alho. O alimento também pode ser utilizado no lugar do requeijão ou do creme de leite, em pratos como estrogonofe, fricassê e purê de batatas. O sabor é mais azedinho em função dos probióticos, mas a nutricionista garante que vale experimentar antes de pensar em amenizar com outro ingrediente, já que fica bem saboroso. Por fim, ela lembra que é sempre importante contar com orientação de um profissional – inclusive para não cortar nenhum tipo de alimento, sem haver necessidade.

Autora: Maristela Resch
Fonte: GZH Economia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp