01/07/2023 às 09h59min - Atualizada em 01/07/2023 às 09h59min

Queijo suíço, francês e italiano: conheça 10 tipos de Queijos dos Alpes

Queijo suíço, queijo francês, queijo italiano… Gastronomia tem tudo a ver com viagens!

Você na Neve
Shutterstock

Queijo suíço, queijo francês, queijo italiano… Gastronomia tem tudo a ver com viagens! Experimentar produtos típicos de uma região é, também, uma forma de entender um pouco mais sobre a cultura e as tradições locais. E nos destinos de neve dos Alpes, além de aproveitar alguns dos vilarejos de inverno mais bonitos do mundo, não dá para deixar de conhecer a variedade da queijaria alpina, com sabores que vão te deixar com água na boca.

Os queijos das montanhas são produtos que chamam a atenção pela qualidade e autenticidade. Feitos com leite de animais criados nas pastagens alpinas, eles têm alguns diferenciais dependendo das técnicas utilizadas e do país – os mais conhecidos são os queijos suíços, os queijos franceses e os queijos italianos.

E compreender melhor as características de cada um desses diferentes tipos de queijos pode te ajudar a definir o seu próximo destino de férias na neve. Quer ver? Conheça, a seguir, 10 queijos dos Alpes deliciosos para você incluir na sua programação gastronômica!

Sabor e tradição com variados tipos de queijo francês

A França é um dos países que mais consome queijo no mundo, além de ser um dos maiores fabricantes. E os queijos locais são ingredientes certos nos principais pratos da gastronomia dos Alpes franceses, como o famoso fondue savoyarde, a raclette e a tartiflette. 

Reblochon – O queijo Reblochon é feito com um leite rico em nata, que garante um teor de gordura mais alto e um sabor mais marcante, especialmente o tipo produzido nas fazendas e consumido mais envelhecido. No almoço ou no jantar, saboreie a tartiflette, um prato tradicional gratinado feito com esse tipo de queijo e que ainda leva batata, cebola e outros ingredientes locais. 

Beaufort – Esse queijo francês é amarelado, com teor alto de gorduras e notas de nozes que deixam o sabor ainda mais único. O Beaufort é muito usado no preparo de fondues, outro prato típico que deve fazer parte da sua experiência de viagem aos Alpes franceses.

Persillé des Aravis – Muito tradicional nas ceias de Natal, esse queijo de fazenda é feito com leite de cabra cru. É produzido de forma artesanal e segundo um método muito particular, por um pequeno grupo de agricultores, o que o torna um queijo excepcional, único e raro.

Os queijos suíços estão entre os mais famosos do mundo

É impossível falar em queijos sem falar dos que são produzidos nos Alpes suíços. Em meio às muitas paisagens de montanhas com neve, a gastronomia com receitas à base de queijo será um dos pontos altos da sua viagem de inverno.

Emmental – Não deixe passar a oportunidade de saborear esse icônico queijo suíço alpino. Não só pela fama mundial, mas também pelo sabor. Com uma consistência mais dura e buracos em seu interior, o Emmental será presença certa no seu cardápio de férias, principalmente ao saborear um tradicional fondue de queijo.  

Gruyère – Muito conhecido no mundo todo, o Gruyère suíço tem denominação de origem protegida, ou seja, deve ser fabricado de acordo com o know-how tradicional que inclui um longo processo de envelhecimento. A iguaria é um dos ingredientes principais do fondue moitié-moitié, também chamado de fondue suisse. 

Sbrinz – Considerado o o queijo mais antigo da Suíça e talvez da Europa, cujas raízes remontam ao ano 70 d.C., o Sbrinz é um queijo duro que tem o sabor intensificado por uma salmoura que fica em contato com a iguaria durante vários dias. Após esse processo, ele deve ser seco verticalmente no ar e envelhecido por mais de um ano. A melhor forma de comê-lo é ralando ou quebrando em pedaços.

Appenzeller – O segredo do sabor refinado do Appenzeller é uma salmoura de vinho branco, ervas, raízes, folhas e sementes, onde o queijo é lavado por diversas vezes.  No entanto, a receita certa da mistura é uma tradição transmitida de geração em geração – tão secreta que fica guardada em um cofre!

Pratos típicos com queijos dos Alpes italianos. Os nomes de queijos italianos podem não ser tão conhecidos como os franceses ou os suíços, mas os sabores não deixam a desejar. Conheça alguns:

Fontina – O queijo Fontina é bem leve e suave, com uma consistência quase cremosa, do tipo que derrete na boca. Também é muito usado no fondue, prato típico dos Alpes que você não pode deixar de experimentar em uma viagem à região.

Asiago – Um dos queijos italianos mais antigos, feito há mais de mil anos, o Asiago é branquinho, macio e suave. A melhor forma de conhecer seu sabor é por meio de um dos pratos típicos locais nos quais ele é utilizado, como pastas, risotos e polentas. Há também a versão do Asiago envelhecido, um pouco mais duro e forte.

Taleggio – Você vai encontrar o sabor desse tipo de queijo em muitos pratos, como pizzas e risotos, além das omeletes e saladas. Com um sabor mais ácido, o Taleggio também é um queijo alpino típico que costuma ser apreciado depois das refeições na Itália.

Ao experimentar os queijos alpinos e outros pratos típicos dos Alpes durante a sua viagem, prefira sempre os produtos de fabricantes locais, que possibilitam realmente conhecer os sabores de cada região.

E depois de aproveitar um dia inteiro de atividades nas montanhas, nada melhor que se render às delícias gastronômicas e aos prazeres dos queijos, não é mesmo?

Queijos suíços: Gruyère e Emmental

Queijos suíços: Gruyère e Emmental

Gruyère e Emmental são os queijos suíços mais famosos mundialmente | Foto: Shutterstock

Fonte: 
Você Na Neve é uma plataforma que traz informações para você viajar para os destinos de neve em todo o mundo, do Canadá ao Japão, passando pelos Alpes, com todo conhecimento possível, desde o que os destinos de inverno podem oferecer, à detalhes como gastronomia, festas, festivais, cultura e muito mais. Aqui, nós trazemos informação tanto para quem vai em lua de mel, quanto para quem viaja com a família completa, incluindo o vovô, a vovó e as crianças de todas as idades. Seja você um esquiador profissional ou apenas um amante de ver toda aquela superfície branquinha e gelada. Gosta de praticar esporte na neve? Aqui também é o seu lugar! Mas, se você é adepto de um bom livro e descanso, aqui também é o seu lugar. Você Na Neve te ajuda a esclarecer todas as dúvidas sobre esses destinos, tornando realidade esse momento mágico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp