15/06/2022 às 15h57min - Atualizada em 15/06/2022 às 15h57min

Empresa Rica Nata - 23 anos de comprometimento com o produtor de queijos no mundo

O mês de junho chegou e com ele a celebração do nosso aniversário de 23 anos de lutas e conquistas que tornou a Empresa Rica Nata uma instituição experiente e muito importante para o setor de produção de lácteos, principalmente para os médios e pequenos produtores. Há 23 anos atrás os proprietários da empresa já sabiam qual mercado iriam atingir e como iriam atingi-lo. Desde o inicio já tinham a missão e os objetivos da empresa descritos na primeira página de seu site. Toda sabedoria técnica foi desenvolvida trabalhando com este produtor, que está iniciando e ou se aprimorando nas técnicas queijeiras.

Queríamos democratizar o conhecimento quando lançamos, nos anos 90, um site que tinha principal objetivo divulgar técnica e tecnologias de todos produtos lácteos. Também disponibilizamos artigos altamente técnicos escritos por pessoas capacitadas no assunto, atingindo assim, não somente os produtores, mas também os estudiosos no setor de lácteos. Com isto criamos primeiro o Site Ciência do Leite, que deve ter sido o primeiro site direcionado para o segmento lácteo. Como braço comercial do Ciência do Leite criamos a empresa Rica Nata, que iria disponibilizar ingredientes fracionados para os produtores de variados tipos de queijos, iogurtes, doces de leite, requeijões, manteiga, enfim, qualquer derivado do leite.

Aos 9 de junho de 1999 recebemos o CNPJ da Rica Nata e iniciamos oficialmente esta grande jornada, que após 23 anos vemos o quanto foi e é gratificante fazer parte do nascimento e crescimento da indústria queijeira pelo Brasil afora. Passamos por vários governos, (7 eleições e vamos para a 8ª) e seus planos para nossa economia. Vimos crescer uma indústria tradicional cada vez mais automatizada, porém com um crescimento enorme nos últimos 7 a 8 anos da indústria queijeira artesanal.

O Brasil participou de vários concursos internacionais nos últimos anos e ganhamos também vários prêmios, mostrando que nosso leite e nosso queijo tem algo especial. A legislação esta evoluindo e cerificando e incluindo também pequenos produtores na cadeia de derivados lácteos, fortalecendo e democratizando mais ainda o consumo de queijos pais afora. Estamos vendo os produtores de leite passarem de tradição familiar para profissão de empresário do leite. Diminuiu muito o numero de produtores de leite no Brasil. Continuamos como 3 ou 4 maior produtor de leite do mundo, apesar de toda turbulência.

Passamos pelo pior momento mundial dos últimos 50 anos, em relação a economia e saúde, pois tivemos uma pandemia que paralisou todos setores da economia e da sociedade. Agora estamos passando por um guerra na Ucrânia, que muito nos afeta, porque parte do fertilizante que utilizamos vem desta região de guerra. Passamos por este caos e saímos mais fortes, tendo mais certezas do que duvidas. A turbulência e o caos que se instalou foi apenas incentivo para nosso crescimento. Diferente de outras empresas, vimos que esta situação poderia ser utilizada como propulsor para nosso crescimento. A partir deste pensamento trabalhamos duro e conseguimos bater todas metas que nos foram colocadas. Não fechamos um dia sequer durante a pandemia. Acabamos aumentando o quadro de funcionários, parceiros, leitores e usuários.

É exatamente neste contexto que esta inserido nossa historia. Não muito diferente de outras empresas brasileiras, porque conseguimos sobreviver, mas vindo através deste trabalho prestar testemunho de quanto foi difícil para todos. A vaca não deixa de produzir leite, por isto trabalhamos todos os dias, sem parar e sem interrupção para manter a mesa do consumidor com alimentos saudáveis, nutritivos e seguros.

O Site Ciência do Leite e a Empresa Rica Nata comemoram e também parabenizam o produtor de leite e de queijos pela resiliência e pela persistência, continuando a trabalhar neste momento de caos mundial. Nossa homenagem de louvor e reconhecimento aos novos tempos. A todos os parceiros e amigos que estiveram conosco todos esses 23 anos e que acreditaram no nosso trabalho, a nossa gratidão! Um brinde a nossa equipe, nosso time de funcionários, nossos clientes e usuários, e principalmente a nossa família que esteve presente em todos os momentos para a escalada em rumo ao sucesso.

Saudações laticinistas!

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto e Simone Andrade
Diretores Administrativos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp