25/03/2024 às 18h48min - Atualizada em 25/03/2024 às 18h48min

Início da temporada de Concursos Nacionais e Internacionais de Queijos e Derivados Lácteos

Vamos honrar a tradição e a cultura queijeira brasileira, enquanto abraçamos a inovação e a busca pela perfeição.

Marco Antônio Cruvinel Lemos Couto
Site Ciência do Leite
Foto Divulgação Expoqueijo Brasil
Com o início do ano, também chega o momento de dar partida aos prestigiados concursos de queijos e derivados lácteos, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Entre os concursos de destaque está a 4ª edição do "Concurso Internacional de Queijos"; que ocorre em Agosto na cidade de Araxá-MG, o 3º Concurso Mundial de Queijo do Brasil que acontece de 11 a 14 de Abril de 2024 em São Paulo, o Prêmio Queijo Brasil que acontecerá de 11 a 14 de julho de 2024 em Blumenau, e o Concurso mais antigo do país que é o Concurso Nacional de Produtos Lácteos na sua 47ª edição, acontece sempre de 16 a 18 de julho de 2024, em Juiz de Fora durante a Minas Láctea, promovido pela EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, o qual tem recebido crescente reconhecimento e participação ao longo dos anos.

Além disso, existem os concursos na Europa, nos quais o Brasil também participa com grande destaque. Há cerca de oito anos, conquistamos nossa primeira medalha de ouro em competições internacionais. Desde então, temos estado em constante descoberta de nosso potencial na produção de queijos de qualidade. Em 2023, demonstramos uma notável evolução ao receber um total de 80 medalhas, incluindo 17 de ouro, 23 de prata e 44 de bronze, dentre as 900 concedidas. Para um país ainda em desenvolvimento no cenário queijeiro, é um marco histórico significativo.

Concurso internacional de queijos artesanais acontece em Araxá

Concurso internacional de queijos artesanais acontece em Araxá


O crescimento da produção de queijos artesanais no Brasil é notável e pode representar uma esperança para os produtores de leite, cujo produto muitas vezes é desvalorizado pela indústria de laticínios ou cujos custos estão acima do mercado. Se não houver uma valorização desse produto, muitos produtores podem ser forçados a abandonar a atividade. A migração do campo para outras áreas está ocorrendo de forma intensa e rápida. Se os produtores de leite não encontrarem uma maneira de agregar valor ao seu produto, certamente serão obrigados a deixar a produção leiteira em busca de outras alternativas no campo.

Produzir queijos e outros derivados do leite é, sem dúvida, a única saída viável para muitos produtores de leite. Participar de concursos nacionais e internacionais e receber medalhas, representa um incentivo adicional para esses produtores. Em quase 100% dos casos, os produtores premiados tendem a permanecer no setor, impulsionando ainda mais o crescimento e a qualidade da produção queijeira nacional.

Portanto, neste período de competições emocionantes, convido e incentivo todos os produtores de leite e derivados a se juntarem a nós nessa jornada rumo à excelência, transformando o leite em queijos de qualidade que conquistarão paladares ao redor do mundo. Juntos, podemos escrever um futuro brilhante para a indústria queijeira brasileira. Nosso país tem uma riqueza natural inigualável quando se trata de produção de laticínios, e é hora de aproveitarmos ao máximo esse potencial. Ao unirmos nossos esforços, conhecimentos e paixão pelo queijo, podemos elevar o padrão de qualidade e colocar o Brasil no mapa como um dos principais produtores de queijos de excelência. Cada produtor de leite, grande ou pequeno, tem um papel fundamental nessa missão. Seja na produção artesanal em pequenas fazendas ou nas operações industriais em larga escala, cada produtor tem a oportunidade de contribuir para a reputação e o prestígio dos nossos queijos.

Vamos honrar a tradição e a cultura queijeira brasileira, enquanto abraçamos a inovação e a busca pela perfeição. Vamos trabalhar juntos para fabricar queijos que encantem os paladares mais exigentes e requintados, que se destaquem em concursos internacionais e que levem o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. Com dedicação, colaboração e comprometimento, podemos alcançar novos patamares de sucesso e elevar a indústria queijeira brasileira a um lugar de excelência reconhecido globalmente. O futuro está em nossas mãos, e juntos, podemos fazer história. Junte-se a nós nessa jornada emocionante e vamos escrever juntos um capítulo brilhante para o futuro da indústria queijeira brasileira! Vamos produzir queijos extraordinários e fazer história!

Saudações Laticinistas!
Marco Antônio Cruvinel Lemos Couto – Diretor Administrativo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp