21/11/2023 às 09h44min - Atualizada em 21/11/2023 às 09h44min

A cadeia láctea passa por desafios primordiais

A sustentabilidade desse setor vital da agroindústria depende de uma abordagem abrangente que envolve produtores, indústria e governos.

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Site Ciência do Leite
Imagem Divulgação Freepik
A cadeia do leite enfrenta desafios importantes, exigindo soluções inovadoras para sua sobrevivência. A sustentabilidade desse setor vital da agroindústria depende de uma abordagem abrangente que envolve produtores, indústria e governos. Em outubro e novembro o governo anunciou uma serie de providencias para apoiar a cadeia do leite, e a maioria deve contemplar a agroindústria.

Em primeiro lugar, é crucial investir em tecnologias modernas para aumentar a eficiência na produção do leite. A adoção de práticas de manejo inovadoras, automação e monitoramento remoto pode reduzir custos e aumentar a produtividade, aliviando a pressão sobre os produtores. Outro ponto importante é o fortalecimento da relação entre produtores e indústrias processadoras. Parcerias sólidas e contratos transparentes podem garantir uma distribuição mais justa dos lucros ao longo da cadeia produtiva, garantindo estabilidade financeira aos produtores e incentivando a qualidade do produto.

Para o produtor que não vai produzir grandes volumes de leite, a produção de queijos também é uma estratégia promissora. Desenvolver produtos de maior valor agregado, como queijos especiais, iogurtes gourmet e produtos funcionais, pode abrir novos mercados e proporcionar margens mais desenvolvidas.

Além disso, as políticas governamentais desenvolvidas são essenciais. Incentivos financeiros para a modernização das fazendas, programas de capacitação para os produtores e políticas de comércio exterior que promovam a competitividade do setor são medidas que podem contribuir para a cadeia do leite.

A conscientização do consumidor também desempenha um papel vital. Campanhas educativas sobre a importância de apoiar a produção local e a qualidade dos produtos lácteos nacionais podem influenciar especificamente o comportamento de compra, fortalecendo a demanda doméstica. A segurança da cadeia do leite requer uma abordagem multifacetada que inclua inovação tecnológica, parcerias sólidas, diversificação de produtos, políticas governamentais planejadas e conscientização do consumidor. Impossível falar em pequenas produções de leite com lucro sem associar ao queijo ou qualquer outro derivado lácteo. Sem sombra de dúvidas, produzir queijos, iogurtes, doces, requeijões é bem mais rentável que vender leite "in natura".

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Diretor Administrativo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp