Segundo Francisco Selmo Fernandes Alves, autor do Manual AFE Produtor de Cabras Leiteiras, criar cabras não requer grandes investimentos nem manejo criterioso. Além disso, os caprinos apresentam boa rusticidade e se adaptam muito bem às mais variadas condições climáticas, até mesmo ao clima seco e árido. O plantel pode ser criado para consumo próprio ou fins comerciais para produção de leite e carne.
Para começar a criação, adquira matrizes ou reprodutores puros de origem. Se for comprar cabras leiteiras ou cabras produtoras de carne, elas devem apresentar úberes volumosos, ligamentos fortes e bom aprumo. O valor a ser investido nos animais varia conforme o estado fisiológico das cabras, a genética, entre outros fatores. O valor de mercado das cabras em lactação ou gestantes, por exemplo, é mais elevado.
Produção de leite ou carne?
A escolha das raças depende dos objetivos do produtor. As melhores raças de cabras leiteiras são as europeias alpina, saanen e toggenburg. Já a mais recomendada para produção de carne é a africana boer. Temos também as cabras de dupla aptidão (produtora de leite e carne), como a inglesa anglonubiana.
Quais os tipos de sistema de criação?
São três os sistemas de criação de cabras. No sistema intensivo, os caprinos são confinados e se alimentam no cocho. Por sua vez, no sistema semi-intensivo, os animais pastam parte do dia e depois consomem volumosos e concentrados no cocho. Já no sistema extensivo, os animais pastam livres.
Como deve ser o capril?
Embora o capril não precise ser muito elaborado, a estrutura deve garantir conforto e bem-estar aos animais, que devem se alojados em baias conforme a fase de desenvolvimento. Além de confortável, o alojamento deve proteger os animais da chuva, do vento e do sol forte. O piso deve ser ripado antes de receber uma cama de maravalha com 3 centímetros de espessura por 5 centímetros de largura.
Quais os cuidados com o capril?
Um dos principais cuidados com o capril é em relação à limpeza e desinfecção para evitar a proliferação de microrganismos patógenos. Todos os dias, os dejetos dos animais devem ser removidos e as sobras de alimentos do cocho devem ser descartadas. A cada 30 dias, o produtor deve realizar a aplicação de vassoura de fogo ou desinfetante nos alojamentos.
Como deve ser o manejo alimentar?
As cabras são animais herbívoros, que se alimentam basicamente de plantas arbustivas, como amoreira. Além desse tipo de alimento, elas comem feno, silagem e gramíneas, que são boas para a digestão. Já os grãos são acrescentados à dieta como complemento nutricional para aumentar o desempenho produtivo das cabras.
Quanto aos sais minerais, eles devem ser fornecidos em cochos separados. Não podemos nos esquecer da água fresca e limpa à vontade, já que as cabras bebem cerca de seis litros de água por dia.
Quando ocorre a reprodução?
Nos três primeiros meses de vida, as cabras e os bodes devem ser separados por sexo para não cruzarem precocemente. Quanto às cabras de leite, elas podem começar a vida reprodutiva já com quatro meses de vida, contanto que estejam adequadamente desenvolvidas.
Conheça o Manual AFE Produtor de Cabras Leiteiras
Fonte: revistagloborural.globo.com