Divulgação: Pronutrition Após três dias de muito aprendizado e conteúdo, chega ao fim mais uma edição da Food ingredientes South America (FiSA). Entre os dias 8 e 10 de agosto, profissionais do setor de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas puderam conhecer novidades, fazer networking e fechar negócios no principal evento do setor na América do Sul. Passeando pelas diversas atrações, os visitantes puderam ter experiências práticas e teóricas para formar uma visão do que vem pela frente no setor e, assim, programar seus próximos passos nesse mercado tão importante, que continua sendo estudado e debatido durante todo o ano na plataforma online da FiSA.
Innovation Hub: um tour por cores, aromas, sabores e tendências - O espaço Innovation Hub reuniu, nesses últimos três dias, diversas atividades em torno de inovação e tendências do mercado de ingredientes. Realizado há mais de nove edições na FiSA, em parceria com a Food Brasil, o Innovation Tour apresentou aos visitantes um universo de cores, aromas e sabores. Uma experiência única para os profissionais do setor que quiseram conhecer as tendências de mercado e as inovações de ingredientes com sessões de conteúdo, seguidas de tour guiado aos estandes. Comandado por Augusto Ichisato, diretor da Food Brasil – comunidade que tem a missão de conectar a indústria de alimentos através de empresas, profissionais, universidades e o consumidor final – o programa foi um sucesso. No primeiro dia, passou por estandes de empresas que oferecem soluções inovadoras para suplementos nutricionais, alimentos funcionais e produtos voltados ao bem-estar geral: AQIA Nutrition, Aunare, Genu-in, SL Alimentos, Sooro Renner e Yosen Nanotechnology.
No segundo, teve visita em estandes de empresas que oferecem uma ampla variedade de ingredientes que conferem sabor, cor, textura e aroma aos alimentos: LifeSpice, Matrix, McCormick, Metalloys e Tasty Aromas e Sabores LTDA. E, para encerrar o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações em ingredientes naturais e sustentáveis, passando por estandes de empresas que oferecem soluções baseadas em ingredientes de origem natural, como extratos de plantas, adoçantes naturais, corantes e conservantes naturais, entre outros. CP Kelco, Avante Food Systems e MTB - Mate Tea Brasil foram alguma delas. A Avante, por exemplo, apresentou o “pão de feijo”, 100% à base de plantas (entre elas feijão e ervilha), uma deliciosa opção sem ingredientes de origem animal, rico em sabor e com textura macia. Não deixa nada a desejar ao pão de queijo tradicional. Na Mate Tea, uma enorme variedade de produtos saborosos com o chá verde em pó foi conquistou o paladar dos visitantes.
Já a atração Plant-Based Experience, também parte integrante do Innovation Hub, propiciou aos visitantes uma maior compreensão dos benefícios de oferecer opções veganas nos cardápios. Michele Letran, gerente de Campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ONG que promove a alimentação vegetariana como escolha ética e saudável, compartilhou a importância de alternativas veganas como redução de barreiras de consumo. A SVB conduziu uma pesquisa que constatou um aumento de 75% na população vegetariana em áreas metropolitanas. Segundo Michele, se um grupo de cinco pessoas frequenta um restaurante e uma delas é vegana, a falta de opções para esse cliente resultará na perda de todos cinco clientes. Considerando essa perspectiva, é importante fazer um esforço para diversificar os cardápios de forma a atender esse segmento crescente.
O Tasting Experience, atração que traz conteúdo e degustação dentro do Innovation Hub, levou o público a uma imersão nas tendências de consumo do mercado alimentício. Maria Amélia Rodrigues, da LifeSpice, apresentou os processos para a descoberta de tendências, revelando que o mapeamento de inovações passa pelas etapas de descoberta, introdução, adoção, dominação e consolidação – com destaque para o trabalho da indústria nas duas primeiras fases, que contam com a atuação de conselhos culinários, chefs, profissionais de P&D e de outras áreas. Chegando na parte prática, Maria Amélia explicou as seguintes tendências para 2023/2024:
Autenticidade global: o público quer conhecer de fato as culinárias e culturas das outras regiões/países. Esse ponto é exemplificado pelo sucesso dos restaurantes criados por filhos e netos de imigrantes.
Doces picantes complexos: combinação que resulta no sabor chamado de “swicy” (Sweet + spicy).
Retrô: formada pela nostalgia de produtos, sabores da infância e interesse por produtos de gerações anteriores.
Enquanto isso, quem passou pelo New Product Zone teve a oportunidade de conhecer e compreender o funcionamento do Uplab Senai, ecossistema de empreendedorismo industrial desenvolvido pelo SENAI-SP. Natacha Conde, especialista em Tecnologia, compartilhou os três pilares desse ecossistema – Business, Tech e Corp –, que que tem como premissa “conectar mentes brilhantes para transformar ideias audaciosas em negócios extraordinários”. O Uplab promove a conexão de startups e indústrias de acordo com a maturidade dos projetos e oferece suporte no desenvolvimento até que as empresas estejam aptas a receber investimentos. A palestra contou ainda com a participação de três convidados representando três startups que se desenvolveram com apoio do Uplab Senai.
Uma delas foi a Singularity Extraction Technologies, que atua no desenvolvimento de soluções para produção de extratos naturais e bioativos. Fundada em 2021 como resultado de uma experiência acadêmica, a empresa está incubada no Parque Tecnológico de Campinas, uma das unidades do Uplab, e atualmente já fornece equipamentos industriais para países como Uruguai e Peru. O CEO Pedro Ivo falou sobre o retorno positivo que esses projetos oferecem ao Brasil: “O país vem se desindustrializando. Precisamos de investimentos nessa área para que as empresas de equipamentos industriais se desenvolvam e a gente não precise mais importar esses serviços.”
Sustentabilidade como pilar fundamental
No último dia da FiSA 2023 foram revelados os vencedores do Prêmio Estande Sustentável, tradicional reconhecimento alinhado às diretrizes de sustentabilidade dos eventos da Informa Markets. Divididos em quatro categorias, os expositores têm seus estandes avaliados por diversos critérios. Camilla Marques, gerente de Marketing Latam da Univar Solutions, marca vencedora na categoria Branca (estandes acima de 100m²) junto com a montadora Ellas Marketing, conta que “o prêmio tem muito valor por alguns motivos: é a segunda FiSA que participamos com a nossa nova marca, a Foodology, responsável por mostrar ao setor como nós focamos no mercado de alimentos, bebidas e suplementos. Além disso, globalmente, a Univar tem metas de sustentabilidade, com redução de pegadas, emissão de CO2 e outros tópicos. Esses fatores tornam o momento e o reconhecimento especiais. No estande em si, trabalhamos com a política de não trazer muito material impresso e não ter muitas paredes, a fim de gerar menos lixo, além de reutilizarmos materiais de outros eventos. A premiação é um importante reconhecimento de um esforço de anos”.
Compondo a lista de vencedores, na categoria Verde (até 20m²) a ganhadora foi a Pronutrition, junto à montadora Oxigênio. Já na categoria Amarela (21 a 49m²), o primeiro lugar ficou com a Podium Alimentos e a montadora GL Events, e a categoria Azul (50 a 99m²) ficou com o Escritório Comercial da República da Indonésia em SP (ITPC), junto à montadora Ciaset.
Keli Consoli, da área de P&D da Podium Alimentos, que ofereceu no seu estande um lápis-semente como brinde, também reforçou a relevância do prêmio no contexto da atuação geral da companhia: “Entendemos que a empresa tem um papel além de produzir e entregar produtos com qualidade, então sempre pensamos na questão da sustentabilidade e do meio ambiente. Em relação ao estande, trouxemos nossos catálogos no formato digital para evitar papéis, nosso brinde foi ecológico e a estrutura, reutilizável”, explicou, reiterando a relevância do prêmio para comprovar as ações de ESG.
Outra grande atração da FiSA 2023 na área da sustentabilidade foi o espaço Azelis Vogler, realizado em conjunto com AAK, Kerry, Innophos e Givaudan. Régis Inácio, gerente de Marketing da Azelis Vogler, reforça o alinhamento entre promover o espaço e a busca da empresa por negócios de impacto positivo para a agenda ESG. Expondo soluções inovadoras em sustentabilidade, que importam requisitos internacionais da área, a atração também ofereceu conteúdo, degustação e apresentação de ingredientes. Na construção do estande, foram utilizadas paredes em compensado paricá, árvore que possibilita um melhor rendimento, levando a um menor desmatamento, piso integralmente reutilizável, iluminação de led e lonas e napas que são transformadas em solas de sapato. Essa é uma das iniciativas que a Informa Markets promove alinhada com o programa FasterForward, sua abordagem global para negócios sustentáveis. Com isso, a multinacional também visa contribuir para que seus clientes e mercados caminhem na direção da sustentabilidade. Dentre as novidades apresentadas pelas companhias parceiras do espaço, a Kerry destacou suas soluções em alimentos, bebidas e lácteos, incluindo lançamentos que atuam para reduzir gorduras saturadas, e a AAK, trouxe seu porftólio de óleos vegetais voltados para as indústrias de panificação e chocolates.
Fonte: Food Connection