Produtores gaúchos já podem garantir presença na 3ª edição do Concurso de Queijos Artesanais do RS. Promovido pela Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), Emater/RS e Sebrae RS, o evento será realizado de 24 a 26 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e irá reconhecer alguns dos produtos mais inovadores feitos no Estado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de abril pelo site da Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas - AGL.
Além do concurso em si – que terá ainda a categoria de doces de leite artesanais –, o evento terá uma programação de oficinas, exposição, comercialização de produtos e palestras técnicas. Em sua primeira edição em 2022, o Concurso de Queijos Artesanais do RS reuniu 44 queijarias do Estado que inscreveram 99 variedades de queijos. A iniciativa contou com 24 jurados e 11 expositores, além de mais de 250 participantes dos painéis técnicos e mais de 240 pessoas envolvidas nas oficinas temáticas.
Para a premiação, o evento conta com mesa composta por jurados(nacionais e internacionais), que irão atribuir pontos aos produtos apresentados e o valor acumulado define se o queijo recebe medalha de ouro, prata ou bronze. Além da premiação nas categorias citadas, haverá a medalha “Super Ouro” – eleita entre os medalhistas ouro na pontuação geral. O concurso além de valorizar a produção de queijos artesanais e doces de leite gaúchos aproxima os consumidores urbanos dos produtores, oportunizando novos negócios, pois a exposição a um público diferente é uma grande forma de atingir novos mercados.
Além do concurso, o evento terá uma programação de oficinas, exposição, comercialização de produtos e palestras técnicas. “O concurso, como o nome diz, é voltado para a produção artesanal. Então, são pequenos empreendimentos, que devem possuir o seu alvará sanitário e o registro no serviço de inspeção”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar e engenheira de Alimentos, Bruna Bresolin. “O momento principal do evento é o concurso, a avaliação dos queijos, que deve contar com mais de 100 queijos inscritos e ter quase 40 jurados avaliando, mas a programação também contempla a realização de oficinas de harmonização, não só para falar do queijo com vinho, mas do queijo com chocolate, com chá, com cerveja. Teremos painéis técnicos para debater questões que envolvem essa produção artesanal e outro grande momento que é a feira de produtos artesanais. Serão 28 espaços, com várias queijarias e produtos artesanais, como cachaça, vinhos, conservas, mel e outros produtos que participam dessa produção, disponíveis para comercialização”, acrescenta Bruna.
Fonte: Assessoria de Comunicação SEBRAE/RS