26/07/2023 às 10h57min - Atualizada em 26/07/2023 às 10h57min

Leite combate a endometriose

A doença provoca cólicas fortes e pode causar, em casos extremos, até mesmo infertilidade.

Nutrição Prática & Saudável
Tetra Pak Brasil
ThinkStock
A endometriose, doença provocada por células do endométrio que caem nos ovários ou na cavidade abdominal, atinge cerca de 6 milhões de brasileiras. A doença provoca cólicas fortes e pode causar, em casos extremos, até mesmo infertilidade.

Para afastar esse problema, pesquisadores de Harvard descobriram que o leite e seus derivados (como queijo e iogurte) têm um papel importante ao reduzir os riscos da doença. O estudo da universidade americana analisou dados de 40 mil mulheres na pré-menopausa, reunidos ao longo de duas décadas. As voluntárias que ingeriram uma maior quantidade de laticínios tinham uma probabilidade 20% menor de desenvolver o problema. Não deixe o leite de fora da sua alimentação!
 
Nota do Site Ciência do Leite
Segundo Dr. Drauzio Varella, endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

Fonte: 
Nutrição Prática & Saudável
Nutrição Prática & Saudável é uma iniciativa da Tetra Pak Brasil. Desde a criação do site, em 2011, nosso objetivo é compartilhar informações que contribuam para a tomada de decisões em busca de uma alimentação equilibrada, saudável e prática.Nossas quatro editorias dão o tom: Prateleira, Receitas, Bem-estar e Nutrição e Saúde. Juntas, elas compõem um mosaico diverso que aborda tendências de consumo, saúde, estilo de vida e segurança alimentar.Hoje, somos uma rede estruturada que leva conteúdo confiável, apurado por profissionais de comunicação e com todo o suporte de especialistas em saúde e alimentação do mercado e da própria Tetra Pak, para mais de 2 milhões de seguidores que acompanham nossas publicações no blog e nas redes sociais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp