24/07/2023 às 10h13min - Atualizada em 24/07/2023 às 10h13min

Women's Networking Breakfast FiSA: Um encontro de lideranças da indústria alimentícia

Apresentando as mulheres profissionais de alimentação que estão agitando o mercado e preparando nosso planeta para o futuro

Serviço Food ingredients South America - FiSA
Serviço Food ingredients South America
Um encontro exclusivo para mulheres, apresentando uma seleção das principais vozes da indústria de alimentos, acontecerá na manhã do segundo dia da Food ingredients South America, 9 de agosto, no São Paulo Expo. Sucesso na Fi Europe, o Women’s Networking Breakfast chega à FiSA para runir diversas lideranças femininas inspiradoras e debater os rumos da indústria de alimentos e bebidas na América Latina. A atração da FiSA leva para pauta a sustentabilidade em primeiro plano, os caminhos para fomentar a inovação e as boas práticas de ESG, explorando as maneiras pelas quais as mulheres estão transformando o sistema alimentar global para proteger o futuro do planeta e da população.

O encontro tem o objetivo de promover a equidade de gênero, cheio de inspirações, e que vai encorajar as participantes a continuarem colaborando para a transformação do sistema. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integravam a força de trabalho no país em 2019, enauqnto entre os homens esse percentual foi 73,7%. Em 2023, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que a dificuldade no acesso ao mercado de trabalho e diferença de salário de condições de trabalho entre homens e mulheres permaneceu praticamente inalterada nas últimas duas décadas. Segundo o estudo da organização, no mundo, 15% das mulheres em idade ativa almejam ter um emprego e não conseguem, contra 10,5% dos homens. Além disso, as mulheres ganham praticamente 50% do salário dos homens.    

“O Women’s Networking Breakfast faz parte de uma séria de iniciativas de ESG da Fi South America, reforçando o nosso compromisso em apoiar a diversidade, a equidade e a inclusão na indústria. Teremos a oportunidade de discutir sobre a importância de uma visão estratégica, bem como ação e transformação, visando o crescimento e a inovação nesse setor tão importante para a sociedade, que representa 10,8% do PIB brasileiro”, afirma Diane Coelho, gerente da FiSA. Por isso, o Women's Networking Breakfast da FiSA será um momento especial, onde as participantes poderão trocar ideias e fazer conexões para o crescimento de suas carreiras. 

Ação e transformação
Será uma manhã recheada de conteúdo e oportunidades de conexões entre mulheres que buscam conhecimento sobre o setor. O tema do painel de abertura será "Caminhos para fomentar a inovação na indústria", com a mediadora Carol Falkoski, Gerente de Inovação Aberta na Nestlé, que lidera o Panela Nestlé - plataforma de conexão da empresa com colaboradores, startups, universidades e parceiros empresariais. Como convidadas, Eloisa Garcia, Diretora Geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); Ariana Maia, Sócia-Fundadora da Inovamate; e Roberta Suplicy, Fundadora do Urban Remedy, que irão debater os desafios e oportunidades a serem explorados para promover a inovação na indústria. Às 11h, será a vez de a Presidente da Ingredion Brasil, Guadalupe Franzosi, apresentar o tema "Visão Estratégica, Ação e Transformação na Indústria de Alimentos e Bebidas na América Latina". Em seguida, Eliana Cassandre, Co-fundadora do Movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”, que mediará o painel 'Liderança Feminina na Construção de uma Cultura Organizacional Voltada ao Cuidado com as Pessoas e o Planeta', no qual as executivas Carolina Riotto, Diretora de Marketing da Unilever; Michele Salles, Diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da América do Sul da Ambev; e Vivian Novaes, Diretora de Marketing da Danone, compartilharão suas experiências.

Para encerrar o evento, a Diretora de Sustentabilidade da Nude, Mariana Spignardi, apresentará compartilhará ideias sobre como as empresas podem enfrentar a crise climática de maneira abrangente, considerando não apenas a neutralização de carbono, mas também outras práticas e iniciativas essenciais para uma transição sustentável. A Nude é uma foodtech que desenvolve alimentos a partir de aveia. Foi a primeira empresa brasileira a usar a “rotulagem climática nas embalagens”, informando o cálculo da pegada de carbono de seus produtos. Mariana compartilhará sua experiência e visão sobre o enfrentamento à crise climática sob a perspectiva dos inúmeros desafios que cercam esse tema crucial. Será uma oportunidade para explorar a busca pela neutralização de carbono, um passo significativo para várias empresas, mas que, segundo a especialista, deve ser avaliado com cautela quando visto como o único objetivo da agenda climática.

Toda a verba arrecadada com as inscrições para a atração será destinada ao projeto social Padaria Escola Tiãozinho, que oferece capacitação, qualificação profissional e geração de renda à população de 12 comunidades da cidade de São Paulo. Diane Coelho reforça que, através de uma série de atividades de networking, o Women's Networking Breakfast proporcionará um ambiente propício para a troca de ideias, experiências e a criação de conexões poderosas entre profissionais do setor. “Acredito que eventos como esse são fundamentais para impulsionar a participação e o protagonismo feminino no setor de alimentos e bebidas. Estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo e diversificado, onde as vozes femininas sejam ouvidas e valorizadas. Juntas, podemos fazer a diferença e moldar um futuro promissor para a indústria e para o planeta”. As inscrições para o Women’s Networking Breakfast podem ser feitas pelo site www.fi-events.com.br.

Programação Women's Networking Breakfast
Confira a programação completa:
09h00 - Welcome Coffee
09h30 - Caminhos para fomentar a inovação na indústria
Mediadora: Carol Falkoski, Gerente de Inovação Aberta - Nestlé
Eloisa Garcia, Diretora Geral - Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)
Ariana Maia, Sócia-Fundadora - Inovamate
Roberta Suplicy, Fundadora - Urban Remedy
10h10 - Papo Interativo: Liderança Feminina
Livia Montemor, especialista em marketing conversa com Andrea Moura, C-Level, Consultora e Conselheira em Estratégia Disruptiva e ESG
10h40 - Networking Breakfast
11h00 - Visão estratégica, ação e transformação na indústria de alimentos e bebidas na América Latina
Guadalupe Franzosi, Presidente - Ingredion Brasil
11h30 - A liderança feminina na construção de uma cultura organizacional voltada ao cuidado com as pessoas e o planeta. A diversidade de experiências de três executivas do setor de alimentos e bebidas
Eliana Cassandre, Co-fundadora - Movimento Uma Sobe e Puxa a Outra
Carolina Riotto, Marketing Director - Unilever
Michele Salles, Diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental América do Sul - Ambev
Vivian Novaes, Diretora de Marketing - Danone
12h10 - Indo além do Carbono Neutro
Mariana Spignardi, Diretora de Sustentabilidade - Nude

Fonte:Serviço Food ingredients South America - FiSA
Data: 8 a 10 de agosto de 2023
Feira: terça à quinta-feira das 13h às 20h
Summit Future of Nutrition: terça à quinta-feira das 9h às 14h
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp