20/07/2023 às 08h31min - Atualizada em 20/07/2023 às 08h31min

Empreendedorismo e novas tendências marcam abertura da Minas Láctea 2023

As atividades do Minas Láctea 2023 – Inovação e Gourmet foram abertas ao público com grande sucesso.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Em três dias, o evento, realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig/ILlct), em Juiz de Fora, na Zona da Mata,  apresentou programação diversificada para laticinistas, estudantes, empreendedores e visitantes em geral. Tradicional vitrine para a apresentação de produtos derivados do leite de diversas partes do Brasil, a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) chegou à 47ª edição, oferecendo uma série de harmonizações e degustações comentadas que vão combinar queijos com cerveja, vinho, café e cachaça, por exemplo. Além disso, laticínios de diferentes regiões de Minas Gerais apresentaram e comercializar seus produtos.

A marca Laticínios Seritinga, com origem na cidade de mesmo nome, no Sul de Minas, trouxe para a exposição um queijo de mofo branco com pimenta calabresa coberto com geleias de damasco e frutas vermelhas. “Chamamos de Ouro Branco da Seritinga e com ele vamos concorrer no Concurso Nacional de Produtos Lácteos”, conta o sócio da marca, Aurélio Vilela Arantes. Os julgamentos do Concurso Nacional de Produtos Lácteos tiveram avaliações de seis categorias (doce de leite, manteiga de primeira qualidade e queijos Gouda, Reino, Azul e Minas Padrão), com base em sete atributos que incluem sabor, consistência e cor, entre outros. 

Congresso Nacional de Laticínios e Semana do Laticinista
A programação científica reuniu o 36º Congresso Nacional de Laticínios e a 42ª Semana do Laticinista, destacando a parte da manhã. O congresso, que teve como tema central "Como a indústria de laticínios pode se preparar para o futuro?", contou com quatro palestras. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite Paulo do Carmo Martins falou sobre “Os desafios da indústria de laticínios frente às novas tendências” e chamou atenção para os novos comportamentos dos consumidores. “O laticínio tem que olhar para o consumidor, considerar e respeitar demandas pelo leite carbono e por alimentos de origem não-animal, inclusive queijos derivados de vegetais”.

Em seu primeiro dia, a Semana do Laticinista contou com a realização de quatro minicursos sobre temas variados e atuais para o setor de lácteos. O gerente de qualidade e segurança de alimentos da Piracanjuba e ex-aluno da Epamig Ilct, Gamaliel Fernandes, conduziu o curso sobre o “PAC–Programa de Autocontrole em Laticínios, no qual destacou a importância do autocontrole para alavancar as indústrias de alimentos de origem animal. “Procurei detalhar os passos para se atender à nova legislação do Ministério da Agricultura e também desmistificar este novo programa. Foquei nos laticínios e falei sobre a importância de apresentarem uma garantia de inocuidade, integridade, qualidade e identidade de seus produtos e serviços”, concluiu.

A solenidade oficial de abertura do Minas Láctea 2023 foi realizada na noite de terça-feira e contou com a presença de autoridades municipais e representantes do setor lácteo no estado. Na ocasião, a diretora presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda Ferreira Soares, agradeceu os realizadores do evento que neste ano tem uma configuração diferente e não conta com a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), que é realizada bienalmente e retorna à programação na próxima edição. “O que vemos aqui hoje é resultado do trabalho hercúleo de uma equipe que se empenhou para manter a grandiosidade de eventos como a Expolac, o Congresso Nacional de Laticínios, a Semana do Laticinista e o Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que possui uma credibilidade tão grande que credenciou a Epamig Ilct a assumir a partir deste ano a curadoria do Concurso Internacional da Expoqueijo, que acontece em Araxá, no Alto Paranaíba, no próximo mês”. Nilda também destacou o apoio de instituições parceiras como a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o Sebrae-MG, o Sistema Faemg-Senar, a Embrapa Gado de Leite, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e além de todos os órgãos do Governo de Minas Gerais. “Pesquisa não se faz só, ciência se faz com parcerias”, concluiu.
 
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp