26/06/2023 às 10h23min - Atualizada em 26/06/2023 às 10h23min

Criadores e estudantes organizam mais uma edição do Simpósio de Bubalinocultura

De acordo com a presidente da Ascribu, desde 2018 quando a entidade decidiu doar nove animais para a Ufrgs, foi vista esta necessidade de ter a universidade ao lado dos criadores.

Assessoria de Comunicação da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu)
Simpósio de Bubalinocultura
A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) e o Grupo de Estudos em Bubalinocultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Gebu/Ufrgs) realizam no dia 14 de julho a sexta edição do Seminário de Bubalinocultura. Com uma programação intensa, o evento ocorrerá na Faculdade de Agronomia da Ufrgs, em Porto Alegre (RS), a partir das 8h.

De acordo com a presidente da Ascribu, Desireé Möller, desde 2018 quando a entidade decidiu doar nove animais para a Ufrgs, foi vista esta necessidade de ter a universidade ao lado dos criadores. “É a partir destas parcerias entre estudantes, professores e produtores e até o consumidor final é que temos mais dados técnicos e material científico para falar do nosso trabalho. E nesse tempo de parceria foram desenvolvidos diversos trabalhos”, ressalta. 

O Simpósio está sendo retomado este ano após ficar um tempo parado devido à pandemia. A programação contará com palestrantes nacionais e internacionais. A novidade para esta edição é um workshop de desossa de uma carcaça com o proprietário da Bufalera, de Lajeado (RS), Bernhard Rudolf Schroers, no dia anterior, 13 de julho. “A carne está muito presente no nosso mercado e a intenção é passar para os alunos, produtores e curiosos como que é a desossa”, destaca Desireé. 


Entre os temas de discussão do evento estarão produção e manejo de bubalinos, qualidade do leite e da carne e mercado. Durante o Simpósio ainda serão apresentados os trabalhos de estudantes e pesquisadores que concorrerão à quarta edição do Prêmio Dr. Sérgio Souza Fernandes, promovido pela Ascribu e entregue durante a Expointer. Informações e inscrições para o evento podem ser obtidas pelo link https://www.even3.com.br/vi-simposio-gaucho-de-criadores-de-bufalos-2023-348946. Aos participantes será emitido certificado. Os búfalos desempenham um papel significativo na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na conservação do meio ambiente.

Os búfalos adaptam-se bem a diferentes tipos de ecossistemas, como áreas úmidas, pastagens e florestas, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a manutenção de ecossistemas equilibrados. A criação de búfalos é considerada uma atividade de baixo impacto ambiental. São animais rústicos, que requerem menos recursos alimentares em comparação com outras espécies. Além disso, sua contribuição para a produção de leite e carne sustentáveis torna-se ainda mais relevante em um contexto de preocupação crescente com a sustentabilidade da produção de alimentos.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp