03/05/2023 às 08h12min - Atualizada em 03/05/2023 às 08h12min

Pequeno produtor economiza com biodigestor e aumenta produção de leite em 38% com ajuda do ALI Rural

Projeto do Sebrae acompanha empreendedores rurais para proporcionar soluções de melhorias nos negócios

Portal SEBRAE
Sebrae
Prestes a completar 80 anos de idade, o pequeno produtor no setor de bovinocultura, Manoel Cardoso, viu sua propriedade gerar economia no gás de cozinha e o aumento da produção de leite com a ajuda do ALI Rural. O projeto do Sebrae é voltado para micro e pequenos empresários do segmento rural.

Natural do Ceará, Manoel foi ainda muito jovem para o interior do Maranhão, onde reside até hoje na cidade de Bacabal, localizada a cerca de 253 km da capital São Luís. Casado com Dona Raimunda e pai de 14 filhos, o produtor gerencia, com a ajuda de um deles, o Sítio Itaguaruna, um espaço com mais de 30 hectares de terra onde possui criação de bovinos, suínos, ovinos e aves.

 Em janeiro de 2022, o ALI Rural chegou ao sítio por meio de uma indicação da prefeitura local. A partir dessa data e com a ajuda da agente local de inovação Luciana Macêdo, foram traçados planos de melhoria para a propriedade, visando a otimização do gerenciamento de suas atividades e propondo estratégias.
Na propriedade já existiam algumas iniciativas para redução do consumo de gás de cozinha com a implantação de um biodigestor. No entanto, antes do início do Projeto, a construção do equipamento estava paralisada.

Ao longo do processo, foi ressaltada a conclusão da obra durante o ciclo da Jornada de Inovação Rural, e atualmente o biodigestor está concluído por meio de consultoria do Sebrae. Com essa implantação a propriedade passou a ter economia direta no consumo de gás de cozinha, além da geração de efluentes que servem como fertilizante e adubo.
“O Sr. Manoel costumava comprar 2 botijões de gás por mês, então no ano ele gastava mais de 3 mil reais. Com o biodigestor ele tem custo zero na produção de gás e tem a possibilidade até de vender o gás produzido”, explica Luciana.

Além disso, com as intervenções tecnológicas na alimentação sugeridas pelo projeto, o sítio alcançou um aumento em 30% na produção de leite. “Sempre tive vontade de participar de ações do Sebrae. Com o ALI Rural tivemos a oportunidade de aplicar ferramentas gerenciais que geraram esses resultados e podemos também contratar o Sebraetec”, conta Manoel.

Sobre o ALI Rural
O ALI Rural é um parceiro do produtor que, dentro de suas funções, realiza o diagnóstico, apresenta soluções e acompanha a aplicabilidade das mesmas pelo produtor rural ou empresário, trabalhando, assim, diversos aspectos de um produto. Atualmente o projeto atua em 23 estados brasileiros, são cerca de 453 Agentes acompanhando 5,7 mil empresas rurais.

“Produtores e empresários estão mudando, a partir do ALI Rural, a visão do negócio e conhecendo as oportunidades de conexão com o mercado de forma diferenciada e estratégica no território onde se encontram. Além disso passam a conhecer outras soluções do Sebrae e de parceiros que contribuem no aumento da competitividade do pequeno negócio rural”, destaca o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Victor Ferreira.

A iniciativa promovida pelo Sebrae, acompanha diferentes segmentos do agronegócio proporcionado o incremento de inovação em cinco dimensões: melhoria de processos produtivos, controle gerenciais, redução de custos, novos produtos e marketing e vendas.

“Entende-se que essas cinco dimensões impactam diretamente o negócio rural e a aplicação da Jornada ALI tem proporcionado a facilitação de soluções ágeis que melhoram os indicadores de inovação e de faturamento em muitos casos”, completa Victor.

Fonte: SEBRAE

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp