09/01/2023 às 16h35min - Atualizada em 09/01/2023 às 16h35min

Queijo Canastra: como conservar e curar?

O queijo canastra é uma peça de arte, feita à mão, a partir de leite-cru e curada lentamente de modo a extrair o melhor do seu sabor. Exatamente por este motivo, um grande número de pessoas nos pergunta: como conservar o queijo canastra?

A verdade é que não existe uma resposta única, afinal, o queijo pode ser curado de diversas formas para se atingir um resultado diferente no final do processo. Existem queijos maturados por 10, 20, 30 dias ou por 12, 24 ou 36 meses.

Existem queijos lavados diariamente na cerveja ou no champanhe. Existem queijos curados na palha, na madeira, no algodão ou na espiga de milho. A verdade é que a medida em que se entende o funcionamento do processo, o céu é o limite.

Queijo Canastra meia cura da queijaria Alpi

Queijo Canastra meia cura da queijaria Alpi

É também possível deixar o queijo dentro da geladeira, embora isso praticamente pare o processo de cura. Muitos produtores de queijos canastra utilizam este procedimento. Neste caso é ideal que o queijo fique selado com papel filme, garantindo que não resseque ao entrar em contato com o ar frio e seco da geladeira. Vale a dica.

Conservar e curar o queijo é uma arte, e pode ser feito de diversas maneiras. Na Europa, onde o mercado de queijos artesanais é bem mais desenvolvido do que no Brasil, já existe a profissão do “afinador” de queijos, que cria peças únicas através de diferentes métodos de cura, maturação e conservação. Para experimentar basta comprar um bom queijo artesanal - como o nosso canastra meia cura - e colocar a mão na massa. 

 

Queijo canastra fresco - Queijaria Alpi

Queijo canastra fresco - Queijaria Alpi

Fonte: Alpi Queijaria


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp