27/04/2008 às 14h41min - Atualizada em 27/04/2008 às 14h41min

Superagro2008 traz perspectiva de negócios de R$ 32 milhões no estado de Minas Gerais

Fonte: Agência Sebrae de Notícias 

Em 2008 o Sebrae em Minas Gerais reforça o perfil empresarial da Superagro, a mais importante mostra do agronegócio mineiro, que será realizada de 2 a 8 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Durante a feira, o Sebrae/MG coordenará atividades como a Rodada de Negócios Multissetorial e a Agenda de Relacionamento, que têm o objetivo de aproximar fornecedores e compradores. A estimativa dos organizadores é de que a feira movimente R$ 32 milhões em negócios.

Instrumento de mercado dos mais eficazes, a rodada será realizada no dia 5 de junho, das 14h às 19h. As empresas serão colocadas frente a frente, com horários previamente agendados, em uma mesa de negociação, de acordo com suas necessidades e perfil de atuação. A rodada reunirá empresários dos setores de cachaça, café, queijo, frutas, cogumelos, bucha vegetal, doces artesanais e flores com empresas âncoras (compradoras).

No mesmo dia, será realizada a Agenda de Relacionamentos. Diferente da rodada, a agenda não visa ao fechamento imediato de negócios. Pretende estimular relacionamentos de longo prazo entre compradores e vendedores e, com isso, proporcionar oportunidades futuras de negócio entre os empresários participantes. A agenda foi criada pelo Sebrae/MG e lançada durante a Superagro 2007.

Outro serviço oferecido aos participantes será a Bolsa de Negócios, um ambiente virtual por meio do qual os empresários podem identificar oportunidades, aproximar-se de potenciais clientes e se informarem sobre o mercado no qual atuam. Tanto a oferta como a procura por produtos e serviços serão cadastradas pelos próprios empresários gratuitamente. Durante a Superagro, o Sebrae em Minas colocará à disposição dos empresários um computador e um atendente para orientar o cadastro.

Palestras
Para capacitar os participantes, estimulando a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais e das agroindústrias, serão oferecidas palestras técnicas, gerenciais e atendimento.

Com duração de uma hora, as palestras gerenciais serão realizadas nos dias 5 e 6 de junho, das 15 às 19h. Entre os temas abordados estarão aumento de vendas com criatividade; pesquisa de mercado; administração competitiva; atendimento; como conquistar e manter clientes; e determinação do capital de giro.

Especialistas também farão palestras técnicas sobre temas como a importância da certificação da cachaça; por que comprar cachaça certificada e a importância das compras governamentais (estabelecidas pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas) como recurso para o crescimento regional.

Atrações
A programação inclui ainda o lançamento do catálogo de flores de Barbacena. Com foco comercial e edição bilíngüe, a publicação mostra as principais variedades de rosas, gérberas e folhagens cultivadas na região. Outra atração será o V Encontro Mineiro das Lideranças da Fruticultura, reunião entre dirigentes de associações e cooperativas de fruticultura de diversas regiões do estado.

Produtores rurais estarão presentes em missões técnicas monitoradas coordenadas pelo Sebrae/MG. Grupos de Manhuaçu, Frutal, Uberaba, Janaúba, Pirapora, Canápolis, Pouso Alegre, Nova União, Carmo do Cajuru, UbáVale do Jequitinhonha, entre outros, farão visitas a diversos estandes.

No evento, será instalado na feira um Ponto de Atendimento presencial do Sebrae/MG. Dois atendentes irão prestar informações e tirar dúvidas dos participantes durante todos os dias da feira.

Junto com a Superagro acontecerão a já tradicional Exposição Estadual Agropecuária, com cerca de 3.000 animais; a 11ª Expocachaça e o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp