Fonte: Governo do RS
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia, encaminhou, ao Ministério da Ciência e Tecnologia projetos de pesquisa para o desenvolvimento da agropecuária no RS.
O governo federal destinará R$ 150 milhões para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área da ciência e tecnologia. Esse valor será aplicado no período 2008-2010.
A Fepagro desenvolverá projetos em rede com as Oepas da Região Sul, através do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). As instituições identificaram como prioritárias as áreas que contemplam estudos sobre mudanças climáticas, preservação de recursos naturais e qualidade ambiental, biotecnologia e segurança alimentar e agroenergia.
As entidades propõem estruturar uma rede de informações agrometeorológicas que permita adaptar tecnologias que minimizem os impactos das mudanças climáticas na agricultura. Nas áreas de biotecnologia e segurança alimentar, a proposta é desenvolver ferramentas e processos biotecnológicos que proporcionem inovação e competitividade na agropecuária, qualidade dos alimentos, sanidade animal e vegetal.
As propostas foram apresentadas durante reunião dos representantes do Consepa, dias 12 e 13 de fevereiro, em Brasília. Participaram os diretores administrativo e técnico da Fepagro, Paulo Reckziegel e Ronaldo Matzenauer, respectivamente.