15/08/2014 às 16h32min - Atualizada em 15/08/2014 às 16h32min

Cartilha do Sebrae traz orientações para produtores de leite

Agência Sebrae de Notícias

O Sebrae está lançando a versão 2014 da Cartilha do Leite. Totalmente atualizada, a publicação tem a finalidade de fortalecer a Cadeia Agroindustrial do Leite, disseminando informações ao meio rural por meio de uma linguagem acessível sobre os cuidados necessários na produção e comercialização do insumo para garantir as suas propriedades nutritivas e a higienização. 

A publicação faz parte da série Agronegócios e seu conteúdo segue a Instrução Normativa (IN) 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que regulamenta a qualidade do leite no Brasil.

Nesta primeira tiragem serão distribuídas duas mil cartilhas em todo o estado, por meio das unidades regionais do Sebrae e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), parceiros da instituição, em conjunto com os sindicatos rurais. Serão atendidos cerca de 300 produtores que integram o Programa Geraleite, desenvolvido pelo Sebrae, mas a distribuição se concentrará na região com maior potencial para a atividade, envolvendo os municípios de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.

"A implementação da IN 51 e sua substituição pela IN 62 se constituem em um verdadeiro marco regulatório para a qualidade do leite no Brasil. Reafirmam o objetivo de assegurar a produção de um alimento de melhor qualidade para a população, contribuindo para novas perspectivas para o mercado do leite”, pontua a gerente de Agronegócios do Sebrae Bahia, Célia Fernandes.

A cadeia produtiva do leite vem se posicionando no mercado nacional como alimento rico em propriedades e na geração de emprego e renda para a população brasileira. O país ocupa o quarto lugar em produção do leite, somando anualmente 33,7 bilhões de litros, sendo que a Bahia participa com 1,2 bilhões de litros anuais, com destaque aos municípios de Itamaraju e Ipirá.

Entretanto, procedimentos inadequados no processo produtivo e comercialização ainda são uma realidade nas fazendas de vários municípios brasileiros que comprometem a qualidade e higiene do leite, podendo causar danos à saúde do consumidor. A cartilha aborda os diversos aspectos esclarecedores para o público alvo, e destaca a importância do fortalecimento da cadeia produtiva do leite, o valor nutritivo do produto e seus benefícios à saúde. Com fotos ilustrativas, a publicação orienta os procedimentos que devem ser adotados na produção, desde a ordenha das vacas, com a verificação da sanidade dos animais, até as etapas de armazenamento, conservação, coleta e transporte do leite.

“O objetivo de elaborar essa cartilha foi disseminar, com clareza, os processos que devem ser adotados para garantir a qualidade do leite, na perspectiva de produção de um alimento seguro", salienta Célia Fernandes, informando que a cartilha também será disponibilizada online pelo portal do Sebrae.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp