Um grupo composto por 32 produtores de leite de Guaraciaba, que participou de capacitação no ano passado, fez a complementação da atividade realizando uma excursão a duas propriedades rurais em Guarujá do Sul que possuem sistemas diferenciados e aprovados na criação de bezerras e novilhas leiteiras.
A ação foi organizada pela Epagri de Guaraciaba e a Secretaria Municipal da Agricultura. “Sabemos que o assunto é importantíssimo na atividade leiteira e a futura vaca produtora de leite depende de um bom sistema de criação de bezerras e novilhas leiteiras para manter e melhorar suas características produtoras”, disse o extensionista da Epagri de Guaraciaba, Moisés Maldaner, lembrando que a criação de bezerras e novilhas, na maioria das propriedades, ainda apresenta deficiências e é preciso que os produtores busquem conhecimentos técnicos para melhorar a atividade.
Na maioria das propriedades dos participantes já foram feitos trabalhos de coleta de solo para análise em pastagens, dimensionamento de piquetes e melhorias em geral da atividade, sempre partindo de um planejamento forrageiro, conforme o número de animais que o produtor possui ou que a propriedade suporta.
Para o próximo mês de julho está programada mais uma capacitação em produção de leite, para um novo grupo, com duração de dois dias e para setembro, uma excursão com este grupo para São João do Oeste e Itapiranga para conhecer sistemas de produção. Interessados devem fazer sua inscrição na Epagri de Guaraciaba.