18/09/2012 às 13h59min - Atualizada em 18/09/2012 às 13h59min

Lucro da Danone sobe com destaque para Ásia

A companhia francesa de laticínios e água mineral Danone informou nesta sexta-feira lucro líquido de 881 milhões de euros (US$ 1,08 bilhão) no primeiro semestre de 2012, crescimento de 1,8% ante os 865 milhões de euros obtidos do mesmo período do ano passado.

O lucro operacional, que descarta os efeitos de aquisições e alienações e ganhos e encargos extraordinários, cresceu 3,1%, para 1,451 bilhão de euros, pouco acima das expectativas de analistas ouvidos pela Factset.

A empresa informou que o crescimento das vendas desacelerou no sul da Europa, com os clientes se voltando para marcas mais baratas em meio à queda da confiança do consumidor, enquanto os negócios na Ásia seguem em tendência ascendente, com aumento de dois dígitos.

"O ambiente de consumo definitivamente ficou mais duro na Europa, principalmente no sul do continente, no primeiro semestre deste ano", disse o presidente e CEO da Danone, Franck Riboud. "Agimos rapidamente para enfrentar essa nova situação, de acordo com nossas prioridades estratégicas: fortalecimento das marcas próprias e busca do crescimento sustentável e lucrativo."

No segundo trimestre do ano, as vendas da Danone cresceram 5% em relação ao mesmo período de 2011, para 5,359 bilhões de euros, excluindo o efeito de aquisições e oscilações cambiais. Nos primeiros três meses de 2012, o crescimento havia sido de 6,9%.

A companhia, que detém marcas como iogurte Activia e água Evian, publicou crescimento de 2,1% nas vendas da divisão de laticínios no segundo trimestre, ante o mesmo período de 2011, impulsionado por América Latina, EUA e África, mas prejudicado pelo resultado da região sul da Europa. Na divisão de água mineral, as vendas aumentaram 4,6% entre abril e junho, a um ritmo mais lento do que no trimestre anterior. A desaceleração reflete a alta base de comparação do mesmo período do ano passado, quando o aumento das temperaturas na Europa Ocidental fez disparar as vendas de água engarrafada.

As ações da Danone fecharam a terça-feira a 47,55 euros, com a companhia avaliada em 30,58 bilhões de euros. Nos últimos seis meses, os papéis subiram 1,3%, enquanto o índice CAC-40 caiu 3,4%. As informações são da Dow Jones.

LETICIA PAKULSKI - Agencia Estado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp