26/07/2012 às 12h41min - Atualizada em 26/07/2012 às 12h41min

29º CNL traz equipamentos tradicionais e inovações para a indústria láctea

A 40ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), evento que integra o 29º Congresso Nacional de Laticínios (CNL), contou neste ano com a participação de 298 estandes e 125 empresas de todo o país que apresentam novidades em tecnologias para o setor laticinista. 

O evento, organizado pela EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), terminou dia 19, no Expominas de Juiz de Fora e nas dependências do ILCT. 

Durante a Expomaq empresas trouxeram inovações, como testes rápidos para atenderem às necessidades do mercado na rotina de análises laboratoriais da empresa Cap-Lab. Ela apresenta o "Ekomilk Total", um analisador de leite por ultrassom que realiza 10 análises, em 40 segundos de gordura, extrato seco desengordurado, densidade, proteína, lactose, ponto de congelamento, temperatura e condutividade. 

Os visitantes também puderam conhecer tecnologia Tetra Plant Master, apresentada pela Tetra Pak, que permite a coleta e controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição. Outra novidade, apresentada pela empresa mineira Guarani-Plast, são as embalagens em garrafas pet para bebidas lácteas.

Durante os dois primeiros dias de evento passaram mais de 8 mil visitantes em todos os eventos que integram o 29º CNL. De acordo com a coordenação da Expomaq, 15 novas empresas manifestaram intenção de participarem na Exposição em 2013. 

Fino Paladar 

Novidade na programação 2012 da EXPOMAQ o projeto "Fino Paladar" é um espaço para a degustação tecnológica no qual o público pode experimentar produtos que utilizam tecnologias em implementos, embalagens e insumos desenvolvidas pelas empresas expositoras. 

Seis empresas participam desta primeira edição. "O novo espaço nos permite demonstrar inovações ao público de uma forma diferente da que fazemos em nosso estande. No espaço de degustação apresentamos novidades em produtos alimentícios que contam com nossas tecnologias", destaca a gerente de marketing da Globalfood, Mônica Hasserodt. "Outro ponto interessante é plantão técnico, um profissional acompanha a degustação, tira dúvidas e aponta para o público as características do produto exposto, completa Mônica. 

A degustação tecnológica acontece durante os três dias da EXPOMAQ. Dentre as inovações apresentadas estão o sorvete diet com Entilen - adoçante natural com sabor diferenciado sem o gosto característico da Estévia- apresentado pela Corn Products; a bebida láctea com sabor de chocolate que utiliza soro e um substituto do cacau - apresentada pela Globalfood e a linha de sucos integrais Greenday que utiliza embalagens da Tetra Pak. Encerrando a programação do Fino Paladar a Globalfood apresentou o Energy drink, leite fermentado com culturas probióticas, suco de frutas e extrato de chá verde. 

Programação 

Nd dia 19, também foi realizada a premiação do 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, no Expominas, às 19h. Foram premiados os melhores produtos das 11 categorias de produtos enviados por 52 empresas de todo o país. Foram avaliados por 22 juízes onze categorias: doce de leite, queijo Gouda, queijo Prato lanche, queijo Gorgonzola, queijo Minas Padrão, queijo Provolone, queijo Reino, Requeijão, Manteiga, queijo Parmesão, Destaque Especial (produto lácteo que tenha pelo menos uma característica inovadora ou que se destaque). 

Também integrou a programação do último dia do evento, demonstração de nova tecnologia para tratamento de leite, desenvolvida pela Tecnopure. O equipamento ultravioleta é uma tecnologia de purificação de líquidos turvos por ultravioleta utilizado em tratamento de leite, sucos de frutas, isotônicos, chás, água de coco, água mineral, derivados do leite, sem alteração da temperatura do produto e seus componentes. 

Foto: Degustação durante o "Fino Paladar". 
Crédito: Erasmo Reis 

Sala de Imprensa 29º CNL - (32) 3241-8261 

Jornalistas 
Rose de Oliveira - (31) 9694-1967 
Ana Cristina Ajub - (32) 9988-9578 
Mariana Penaforte - (31) 9714-9013 
Samantha Mapa - (31) 8786-7297


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp