19/07/2017 às 14h24min - Atualizada em 19/07/2017 às 14h24min

Programa Juntos para Competir está aumentando produção de leite em propriedades rurais gaúchas, diz Sebrae/RS

A Farsul, o Senar-RS e o Sebrae/RS, através do programa Juntos para Competir, atuam na cadeia produtiva do leite transformando pequenas propriedades em negócios rentáveis e sustentáveis. As atividades desenvolvidas junto aos empreendedores seguem o conceito de produção integrada na propriedade, respeitando os preceitos ambientais e buscando melhorar a qualidade de vida do produtor rural. Atualmente, o programa atende 640 produtores de leite gaúchos. "A meta do nosso trabalho é aumentar em 50% o volume de leite produzido, percentual que está sendo atingido por praticamente todos os participantes", comemora a técnica da Gerência de Agronegócio do Sebrae/RS, Ana Carolina Cittolin.

Uma das possibilidades de negócio dentro de uma propriedade rural leiteira é o beneficiamento do produto em queijos e outros derivados. E, com o objetivo de ampliar o conhecimento de produtores e consumidores a respeito do tema, esse modelo de negócio fará parte do Salão do Empreendedor, uma das atrações da Expointer 2017. Conforme Ana Carolina, neste espaço serão apresentados os queijos e derivados produzidos no Rio Grande do Sul, com a demonstração de uma pequena agroindústria beneficiadora de queijos. Tudo isso acompanhado de muitas informações para quem quiser iniciar esse tipo de negócio", ressalta.

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), além da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS).

A Expointer
A 40ª Expointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, reunirá as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estarão expostas as mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Estado. 


Fonte: Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp