05/08/2008 às 14h08min - Atualizada em 05/08/2008 às 14h08min

Raça Moxotó

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/

A cabra Moxotó, ao lado da Canindé, vem sendo apontada como símbolo das cabras nativas do Nordeste. E de porte médio e pequeno, de características rígidas alpinas. Pelagem branca ou clara, com ventre escuro, como a faixa dorsal, extremidades dos membros e duas faixas Longitudinais no rosto. Na verdade, a Moxotó é fruto do acasalamento entre a Alpina Francesa com cabras brancas nativas, conforme já foi obtido na Fazenda Carnaúba, na Paraíba. Essa fazenda, mantendo fábrica própria de queijo de cabra, vem regenerando e melhorando as cabras nativas, tendo em vista a produtividade de leite.

A Fazenda Carnaúba, sabendo que existem cabras semelhantes a Moxotó, na região de Castela, na divisa de Portugal e Espanha, resolveu engendrar indivíduos com a mesma pelagem, no Brasil. Mantendo um lastro importado de machos e fêmeas da "raça" Alpina Francesa, já obteve várias gerações de Moxotó, a lado de numerosa progênie com pelagem diferenciada a que se deu o nome de "Branca Sertaneja conforme será visto.

O nome "Moxotó" deve-se ao vale do Rio Moxotó em Pernambuco, onde se congregavam vários criadores dessa variedade Muitos são os selecionadores dessa raça" que vem prometendo um grande futuro, principalmente agora, com o surgimento da variedade leiteira, da Fazenda Carnaúba. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »