05/08/2008 às 10h17min - Atualizada em 05/08/2008 às 10h17min

Período de lactação das cabras

Redação RuralNews
http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=182

O período de lactação das cabras varia, não só de acordo com as raças e as condições ambientais mas, e principalmente, com a cabra, individualmente. É, em geral, de 140 a 160 dias, com a média de 150. O seu pico de produção varia muito, de acordo com a raça, como podemos comprovar pelos dados a seguir, obtidos pela EPAMIG:

Branca alemã - 45 a 60 dias
Toggenbourg - 30 a 60 dias
Saanen - no início da lactação
Parda alemã - 15 a 45 dias

Quanto à quantidade de leite, segundo dados da EPAMIG, foram obtidos os seguintes resultados, ajustados para 180 dias de lactação, para 3 partos em 2 anos e 1,5 cabritinhos por parto:

Saanen - 2,8L - 3 observações
Parda alemã - 2,36L - 6 observações
Branca alemã - 2,13L - 6 observações
Toggenbourg - 2,27L - 3 observações
Todas - 2,23L - 18 observações

Devemos esclarecer que, quando importadas, as cabras produzem menos leite porque, vindo geralmente da Europa, de climas temperados, quando chegam ao Brasil, de clima quente ou tropical, elas sentem muito calor, comem menos e, em conseqüência, produzem menos.

As cabras em lactação necessitam de uma alimentação adequada para fazer face, não só à produção de leite mas também para suprir o seu desgaste orgânico, muito grande com a lactação.

A água, indispensável para todos os animais, é mais importante ainda para as cabras em lactação, pois é dela que depende, em grande parte, a produção leiteira. Isso acontece porque é o elemento que aparece em maior quantidade na composição, na proporção de 4 a 4,5 litros para cada quilo de matéria seca (MS). Por este motivo, as lactantes devem ter sempre água fresca e limpa à vontade.

As cabras, na primeira cria, não produzem tanto quanto nas lactações seguintes, nas quais a quantidade de leite produzido vai aumentando gradativamente. As produções da 1ª de 2ª crias representam 60% do que elas, em geral, irão produzir nas 3ª e 4ª lactações, quando atingem suas maiores produções.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp