20/03/2024 às 11h19min - Atualizada em 20/03/2024 às 11h19min

Qual vinho tinto combina com fondue de queijo?

Listamos dez vinhos de estilos diferentes que combinam com fondue de queijo e vão além dos brancos tradicionais

Arnaldo Grizzo
Revista Adega
Foto Divulgação AdobeStock
Começa a esfriar e um dos pratos mais famosos do inverno, a fondue de queijo, vem logo a mente, junto com a dúvida de qual vinho harmonizar. As receitas podem variar, assim como os acompanhamentos, o que torna esse prato bastante eclético na hora de harmonizar, podendo combinar com uma vasta gama de vinhos. Apesar de haver quem afirme que a fondue de queijo deve combinar estritamente com vinhos brancos, isso não é uma regra. Sim, podemos usar uma enorme variedade de queijos e isso certamente vai impactar de alguma forma na harmonização (queijos muito salgados, por exemplo, podem aumentar a sensação de tanicidade dos tintos). Mas os acompanhamentos também dirão muito sobre as possibilidades que se abrirão. Legumes, carnes (sim!), embutidos e até doces (goiabada!) aumentam o leque de opções. Sendo assim, resolvermos montar uma lista de 10 vinhos que podem combinar com fondue de queijo. Aprecie.

SCHLOSS JOHANNISBERG GELBLACK RIESLING TROCKEN 2020 - Schloss Johannisberg, Rheingau, Alemanha. Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Riesling, sem passagem por madeira. Tenso e vibrante, mostra frutas brancas de perfil mais fresco seguidas de notas químicas, de ervas e de flores, que se confirmam no palato. Mas, é na boca que merece atenção, com sua acidez elétrica, sua textura firme lembrando giz e seu final longo, austero e vertical, com toques cítricos e salinos. Álcool 13%.

RAR COLLEZIONE GEWÜRZTRAMINER 2020 - RAR, Campos de Cima da Serra, Brasil. Vinho meio seco inspirado nos brancos alemães e alsacianos. Elaborado exclusivamente a partir de uvas Gewürztraminer colhidas tardiamente, sendo parte delas pela Botrytis cinerea, sem passagem por madeira, mas com estágio de 12 meses em tanques de aço inox. De boa tipicidade, mostra frutas brancas e de caroço maduras seguidas de notas florais, de ervas e de especiarias picantes, tudo equilibrado por acidez refrescante e textura firme e cremosa. Tem final médio/longo, com toques de pêssegos e de maçãs. Álcool 13%.

130 SPECIAL EDITION BLANC DE BLANC BRUT - Casa Valduga, Vale dos Vinhedos, Brasil. Espumante branco brut elaborado pelo método tradicional exclusivamente a partir de Chardonnay e mantido por 36 meses em contato com as borras antes da degola. Mais uma ótima tiragem desse espumante, que impressiona pelo equilíbrio e pela cremosidade. Mostra frutas brancas e de caroço de perfil mais fresco, seguidas de notas florais, de padaria e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca, com sua acidez e sua textura firme e cremosa ditando as regras e aportando profundidade ao conjunto. Versátil, pode acompanhar uma refeição do início ao fim. Álcool 12%.

CRASTO ROSÉ 2019 - Quinta do Crasto, Douro, Portugal. Corte rosado composto de Touriga Nacional (85%) e Tinta Roriz (15%), sem passagem por madeira. Em um perfil mais maduro, exibe notas de frutas vermelhas, florais e de ervas, que se repetem no palato, tudo bem apoiado por acidez refrescante e textura cremosa. O final é fresco e agradável, com toques cítricos e de morangos. Álcool 13%.

CASILLERO DEL DIABLO RESERVA CHARDONNAY 2020 - Concha y Toro, Vale Central, Chile. Branco elaborado exclusivamente a partir de Chardonnay, sem passagem por madeira. De boa tipicidade, mostra notas florais, de ervas e de especiarias doces envolvendo sua fruta branca e tropical madura. Fácil de beber e de agradar, tem acidez refrescante, textura cremosa e final médio, com toques cítricos e de abacaxi. Álcool 13,5%.

ARBOLEDA SAUVIGNON BLANC 2021 - Arboleda, Aconcágua, Chile. Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Sauvignon Blanc advindas do vinhedo Chilhué, em Aconcágua Costa, com fermentação e estágio de 5 meses em barricas usadas de carvalho francês. Austero nos aromas, mostra notas florais, vegetais, de ervas e de especiarias envolvendo sua fruta branca e tropical de perfil mais fresco, tudo envolto por acidez vibrante e textura firme e cremosa. Tem final persistente e vertical, com toques cítricos, de abacaxi e de umami. Álcool 13%.

BARBADILLO FINO SHERRY- Barbadillo, Jerez, Espanha. Branco fortificado seco elaborado exclusivamente a partir de uvas Palomino Fino, com estágio de 3 anos em botas (barricas de carvalho de 500 litros), no sistema de solera, sempre protegido da oxidação pelo surgimento do véu de flor. Uma ótima introdução ao estilo Fino, com suas notas de frutos secos envolvendo todo o conjunto. Mostra ótima acidez, textura firme e final cativante, repleto de toques salinos. Álcool 15%.

DOMAINE PERRAUD BOURGOGNE PINOT NOIR 2019 - Domaine Perraud, Borgonha, França. Apresenta ótima tipicidade, com notas de frutas vermelhas, de especiarias, florais, de ervas e terrosas, que se confirmam no palato. Tem acidez brilhante, que realça sua fruta saborosa e de qualidade, taninos tensos e finos e final persistente, com toques de cerejas e de hibisco. Álcool 13%. 

RIVETTO LANGHE NEBBIOLO 2019 - Rivetto, Piemonte, Itália. Tinto composto a partir de uvas 97% Nebbiolo e 3% Barbera, com fermentação espontânea e estágio em botti de carvalho. Acessível e gostoso de beber, mostra cerejas e groselhas acompanhadas de notas florais, terrosas e de ervas, com sua ótima acidez e seus taninos firmes e granulados conferindo equilíbrio e profundidade ao conjunto. Tem final vertical e persistente, confirmando o nariz. Para os embutidos. Álcool 14%.

FELICE MOSCATO D'ASTI 2019 - Marchesi Incisa della Rocchetta, Piemonte, Itália. Branco elaborado pelo método Asti exclusivamente a partir de Moscato, sem passagem por madeira. De ótima tipicidade, mostra notas florais e de ervas frescas envolvendo sua fruta, lembrando maçãs, com vibrante acidez e textura firme e cremosa, que trazem equilíbrio ao seu dulçor. Tem final cativante, com toques salinos e de limão siciliano. Nada enjoativo, é companhia ideal para sobremesas a base de frutas. Álcool 5,5%.

Autor: Arnaldo Grizzo
Fonte: Revista Adega
Foto: Harmonização do fondue de queijo vai muito além do vinho branco - AdobeStock

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp