26/01/2024 às 10h01min - Atualizada em 26/01/2024 às 10h01min

Consumo de sorvetes no Brasil: expectativas para 2024

Saiba quais são as tendências e as novidades que vão movimentar o consumo de sorvetes no Brasil em 2024

Food Connection
Foto Divulgação Food Connection
Dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) mostram que o Brasil é quinto maior mercado de sorvetes do mundo, com um faturamento anual de 16,5 bilhões de reais. Com tanta demanda, fica claro que investir na indústria de sorvete promete ser um bom negócio. Segundo o mesmo levantamento, o segmento conta com 7.325 empresas, sendo que 92% são micro e pequenas empresas. Além disso, gera 300 mil empregos, entre diretos e indiretos. Assim, se você é um empresário do setor sorveteiro e faz parte desse cenário, veja a seguir as expectativas e tendências para 2024 nesse mercado de sucesso. 

Um mercado em crescimento - Mesmo o sorvete sendo uma sobremesa popular no Brasil, ainda há muito espaço para crescimento. Segundo um estudo divulgado pela Mordor Intelligence, o mercado deverá atingir 125,93 bilhões de dólares até 2029, crescendo a um CAGR de 3,70% durante o período de previsão (2023-2029). No entanto, no Brasil, embora os números da Abrasorvete apresentados anteriormente mostrem um cenário positivo, os brasileiros ainda consomem menos sorvete que países como os Estados Unidos. 

Você pode estar se perguntando como um país tropical como o Brasil, famoso pelas altas temperaturas o ano todo, tenha um consumo de sorvetes menor? A resposta é encontrada nos costumes culturais. O paladar dos brasileiros é mais acostumado a alimentos quentes, mesmo durante o verão. É por esse motivo, por exemplo, que no Brasil, o doce gelado é visto como um produto sazonal: muito consumido no verão, mas com menos procura nos meses de junho, julho e agosto, mesmo em locais onde as temperaturas não ficam tão baixas. Existe até mesmo uma crendice popular de que consumir a sobremesa no inverno faz mal à saúde. Isso, é claro, não é verdade. As gripes e resfriados, comuns nessa estação, são doenças causadas por vírus e bactérias, e nada tem a ver com as temperaturas baixas, sejam do clima ou do sorvete. Aumentar o consumo de sorvete pelos brasileiros e, por consequência, os lucros da indústria sorveteira no Brasil, não é uma tarefa fácil. Afinal, trata-se de questões culturais do povo. Portanto, são impossíveis de serem mudadas do dia para a noite. Mas os números do consumo no país são positivos e seguem em crescimento.  

Tendências do setor de sorvetes para 2024 - O setor de sorvetes no Brasil é promissor, com muitas oportunidades para empresas que querem se destacar em meio à concorrência acirrada. Para se manterem competitivas, porém, elas precisam estar atentas às tendências de consumo e de mercado que estão em alta no momento. Veja, a seguir, o que esperar do setor no próximo ano.

Inovações em sabores - Durante a Fispal Sorvetes 2023, uma grande parte das novidades apresentadas pela indústria estava no campo dos sabores inovadores. Desde churros, pipoca e paçoca até misturas inusitadas como pistache com waffer e whisky com biscoitos, quanto mais “diferente”, mais instigante para o público final. Para alguns empresários, inventar novos sabores já é até uma tarefa de praxe. “Virou um hábito todo mês ou mesmo a cada duas semanas trazer um sabor novo. É bem importante que o cliente tenha acesso a essas novas opções”, contou Raquel Armani, diretora da PreGel Brasil, em uma das expositoras do evento.

Inovação em texturas e formatos - Mesmo mantendo os sabores tradicionais, é possível inovar na forma como o sorvete é servido. Um exemplo disso é o “sorvete tailandês”, que recentemente viralizou em vídeos nas redes sociais. A massa, que é espalhada em uma chapa fria, é servida em “rolinhos” com a adição de chantilly, caldas, frutas ou outros complementos. O público está muito interessado em descobrir novas formas de consumir os produtos que já fazem parte do dia a dia. Não é à toa que as primeiras empresas a aderir ao “sorvete tailandês” viram filas se formarem em suas portas nas grandes cidades. 

Investimento em marketing - Ao longo dos anos, o marketing do setor sorveteiro está focado em associar o consumo a conceitos como diversão, prazer, refrescância e momentos felizes entre amigos e família. Esse investimento em campanhas publicitárias deve continuar nos próximos anos, com foco em expandir o mercado consumidor, englobando outras situações, estações e momentos. 

Saúde e bem-estar - Uma macro tendência da sociedade atual é o foco em saúde e bem-estar. Como o sorvete é uma sobremesa doce, normalmente vista como um alimento calórico, pensar em maneiras de trazer uma roupagem mais saudável a esse produto se torna essencial. Afinal, a receita de sorvete mais popularizada, que leva leite, açúcar, gordura e alguns aditivos, não é mandatória. É possível substituir, retirar e incluir ingredientes para criar novas opções que se encaixem em dietas mais restritivas. É o caso do sorvete vegano, feito sem leite e derivados. Ele pode ser consumido por pessoas intolerantes a lactose ou que sigam uma dieta livre de produtos de origem animal. Os de pura fruta são uma opção de fácil fabricação e boa lucratividade que se encaixam perfeitamente neste nicho. 

Canais de distribuição - Outra inovação importante para a indústria sorveteira são os canais de distribuição. Seja em formato de delivery, drive-thru ou take out, é importante fornecer ao consumidor novas maneiras e experiências para consumir seu produto. Isso pode, inclusive, aumentar suas vendas durante as estações mais frias do ano. Uma pessoa vai estar muito mais propensa a comprar um sorvete se puder consumi-lo no conforto da sua casa quentinha do que se tiver que sentar numa mesa externa de uma sorveteria num dia frio. 

Experiência do consumidor - A experiência do cliente deve ser o foco de todo planejamento dentro do seu negócio. Investir nessa estratégia é garantir que sua marca permanecerá mais presente na memória do consumidor. Experiência do consumidor, também conhecida como Customer Experience (CX), é um termo que se refere a todos os contatos que um cliente terá com a sua marca, desde a descoberta da marca/produto até o pós-venda. Garantir que ele tenha uma experiência positiva e memorável durante toda sua jornada de compra é essencial. Isso agrega valor a sua marca, gera fidelização e, a longo prazo, traz bons resultados financeiros. Assim, à medida que a indústria de sorvetes no Brasil se adapta às tendências globais e locais, os próximos anos prometem boas oportunidades para os fabricantes, varejistas e, principalmente, para os apreciadores da sobremesa. Com uma mistura de criatividade, sustentabilidade e inovação, o cenário de consumo de sorvetes em 2024 se revela verdadeiramente promissor. 

Fonte: Food Connection

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