04/01/2024 às 11h18min - Atualizada em 04/01/2024 às 11h18min

Leite e Corte: uma fusão de muitos méritos nos Estados Unidos

Dados da NAAB indicam que a genética de leite está sendo trocada pela de corte em um ritmo impressionante.

Dr. Zeb Gray
Dairy Herd Management
Foto Divulgação Dairy Herd Management
 

Dr. Zerb Gray, que tem raízes profundas na produção de carne bovina, desde a fase da criação de bezerros até a ciência da carne após o abate – disse que a prática está mudando o cenário da indústria de carne bovina dos EUA, provavelmente de forma permanente. Dados da NAAB (Associação Nacional de Criadores de Animais, na sigla em inglês) indicam que a genética de leite está sendo trocada pela de corte em um ritmo impressionante. De 2018 a 2022, as vendas de sêmen de corte nos Estados Unidos aumentaram cerca de 5 milhões de doses, enquanto as vendas de sêmen de leite caíram quase em número idêntico. Ao mesmo tempo, o tamanho do rebanho de vacas leiteiras americanas permaneceu estável, em cerca de 9 milhões de cabeças, uma indicação de que a mudança se deve em grande parte à crescente adoção do beef-on-dairy.

Gray disse que embora tenha havido dificuldades de crescimento, os bezerros cruzados (corte e leite) foram bem recebidos tanto pelos confinamentos quanto pelos frigoríficos. “Os confinamentos são como hotéis”, explicou ele. “A única maneira de trabalharem financeiramente bem é se seus currais estiverem cheios. O mesmo se aplica aos frigoríficos, cuja lucratividade depende da maximização do rendimento todos os dias.” Ele observou que a disponibilidade constante dos bezerros cruzados é uma mudança no jogo em termos de aquisição de animais. “Sempre foi um desafio para os confinamentos manter currais cheios de gado de forma consistente durante todo o ano e – particularmente agora – com nosso rebanho de corte cada vez menor”, afirmou Gray. “Os bezerros nascidos em fazendas leiteiras não apenas oferecem essa consistência, mas também podem ter sua idade e origem facilmente verificadas, bem como podem fornecer um histórico completo de cada animal, pelo qual os consumidores estão cada vez mais clamando.”

Confinamentos, frigoríficos e programas de carne bovina certificada veem a relação com grandes fazendas de leite como uma oportunidade de construir uma fonte confiável de bezerros, que atendem a todos os requisitos. É muito mais fácil trabalhar com um punhado de grandes fazendas leiteiras – para garantir esses bezerros em apenas algumas transações – em vez de lidar com algumas centenas de pecuaristas de corte e ter que comprar em lotes muito menores.

Mas, apesar de todos os seus méritos, esse caminho de produção em rápida evolução tem alguns obstáculos. A nova demanda para adquirir bezerros cruzados (corte/leite) levou a uma ocorrência comum onde bovinos recém-desmamados, muito jovens, pesando apenas 250 libras (113,4 kg), entram em confinamentos comerciais. “Quando se trata de desenvolvimento ruminal, não há substituto para o tempo”, afirmou Gray. “Esses bezerros estão em considerável desvantagem em comparação com bezerros de corte puros, que seguem uma dieta parcial com leite por até 6 meses e aprendem a comer forragem gradualmente junto com suas mães”. Ele acrescentou que a disponibilidade de alimentos e a logística dos confinamentos muitas vezes não propricia à inclusão de níveis ideais de forragem nas dietas dos bezerros jovens.

Gray finaliza dizendo que o crescimento meteórico do beef-on-dairy levou a um atraso na pesquisa que poderia eventualmente impulsionar as melhores práticas para a criação desses animais únicos. Ele afirma que mais trabalho precisa ser feito de modo a se descobrir soluções para o problema crítico dos abscessos hepáticos em bovinos cruzados, juntamente com abordagens nutricionais e de manejo mais bem definidas para otimizar sua saúde e desempenho. “A pecuária leiteira impulsionou esta mudança fundamental graças a estratégias reprodutivas precisas baseadas na genômica, na eficiência reprodutiva e no sêmen sexado. Sem eles, não teríamos essas novas oportunidades no lado do corte”, declarou Gray. “Acho que podemos continuar aprendendo muito uns com os outros.” 

Nota:

*A Diamond V fabrica aditivos e pós-bióticos naturais para suporte imunológico de bovinos. A emprea também fornece consultoria técnica especializada para ajudar a melhorar e expandir os negócios dos pecuaristas americanos. Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite

Fonte: Dairy Herd Management
Disponível em: www.dairyherd.com/news/education/dairy-and-beef-merger-many-merits


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp