02/01/2024 às 09h59min - Atualizada em 02/01/2024 às 09h59min

Impacto do consumo de lácteos na prevenção de doenças e na recuperação física

O leite e os produtos lácteos contêm múltiplos nutrientes que contribuem para satisfazer as necessidades nutricionais essenciais para o organismo em todas as fases da vida

Edairy News e Canal do Leite
Imagem de Azerbaijan_stockers no Freepik
 

O leite e os produtos lácteos contêm múltiplos nutrientes que contribuem para satisfazer as necessidades nutricionais de proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selénio, vitamina A, riboflavina, vitamina B12 e ácido pantoténico, essenciais para o organismo em todas as fases da vida, desde a gestação até à velhice. Se o objectivo é ajudar a manter uma alimentação de qualidade adequada nas diferentes fases do ciclo de vida, não podemos ficar calados perante a desinformação, pelo que insistimos em fornecer dados científicos sistematicamente revistos.

1. O consumo de leite e de produtos lácteos durante a gravidez e a lactação é benéfico para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do feto. O leite e os produtos lácteos são uma fonte de cálcio, vitamina D e proteínas de alta qualidade, que ajudam a manter a saúde óssea da mãe e contribuem para o desenvolvimento correcto do esqueleto do feto. Reduzem, também, o risco de desenvolver diabetes gestacional e hipertensão.

2. O consumo de laticínios é essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo das crianças. São produtos ricos em cálcio, fósforo e proteínas, nutrientes essenciais para a formação e manutenção dos ossos. As crianças que consomem lácteos regularmente têm maior altura e densidade mineral óssea do que as que não consomem.

3. O consumo regular de leite e produtos lácteos reduz a mortalidade por doenças cardiovasculares, cancro e diabetes de tipo 2. Laticínios são fonte de proteínas, minerais e vitaminas essenciais para o organismo, contribuindo para o reforço do sistema imunitário.

4. Os produtos lácteos podem desempenhar um papel crucial na redução do risco de fraturas e de perda de massa muscular nos idosos.

5. Os aminoácidos essencias dos produtos lácteos mantêm a massa muscular e previnem a sarcopenia. É necessária mais investigação para determinar a relação causa-efeito na saúde cognitiva, mas é evidente que o consumo de produtos lácteos e a atividade física são determinantes para manter a saúde geral dos idosos.

6. Os produtos lácteos são ricos em cálcio, proteínas e vitamina D, que são importantes para o desenvolvimento muscular e ósseo durante a adolescência.

7. O consumo de laticínios pode desempenhar um papel importante na prevenção da síndrome metabólica. A ingestão de laticínios com baixo teor de gordura está associada a um menor risco de síndrome metabólica. Além disso, o consumo de 4 porções de lácteos por dia foi associado a uma redução de 29% do risco de síndrome metabólica.

8. O consumo de pelo menos 3 porções de produtos lácteos por dia está associado a um menor risco de diabetes e de hipertensão arterial, o grupo de fatores que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, devido ao seu conteúdo em cálcio, proteínas e outros nutrientes. Aalém disso, o consumo de produtos lácteos com baixo teor de gordura pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e para uma menor incidência de diabetes tipo 2.

9. Os produtos fermentados, como o iogurte natural, também têm sido associados à prevenção de perturbações relacionadas com patologias do sistema imunitário.

10. Os produtos lácteos, como o iogurte e o queijo, têm efeitos anti-inflamatórios no organismo, devido ao teor de probióticos e de ácido linoleico conjugado com CLA.

11. O consumo de laticínios, especialmente leite, tem sido estudado pelo seu papel na recuperação muscular após o exercício. O leite é rico em proteínas de alta qualidade e hidratos de carbono sob a forma de lactose, o que o torna uma bebida de recuperação ideal para os atletas. Beber leite após o exercício pode aumentar a síntese de proteínas musculares e melhorar a recuperação muscular.

Fonte: Edairy News e Canal do Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp