16/12/2023 às 08h56min - Atualizada em 16/12/2023 às 08h56min

Queijo Feta e vinhos: como harmonizar?

Falaremos sobre harmonização de diferentes vinhos com o queijo Feta, uma iguaria da culinária grega

Jhonatan Marin
A Casa do Produtor e Blog Família Valdugo
Fotos Divulgação A Casa do Produtor e Freepik
A harmonização de vinhos compreende um amplo universo de combinações — a escolha errada do vinho como acompanhamento de um prato pode tornar a experiência gastronômica pouco agradável. Por isso, é necessário estar atento. Neste post, falaremos sobre harmonização de diferentes vinhos com o queijo Feta, uma iguaria da culinária grega. Acompanhe!

O queijo feta - É feito a partir do leite de cabra e do leite de ovelha. Esse produto, tão tradicional na culinária grega, tem um sabor peculiar, coloração branca e baixos níveis de gordura. Sua textura pode ir de muito macia a levemente consistente, variando também o seu teor de sal, que pode ser brando ou salgado. Este tipo de queijo não apresenta furos nem casca sobre a sua superfície, assemelhando-se visualmente aos queijos frescos brasileiros. O feta é parte da alimentação diária dos gregos, sendo servido com saladas, carnes cozidas ou grelhados ou pão e outros ingredientes, em um sanduíche. Além disso, ele também pode rechear massas folhadas e outros pratos tradicionais gregos, como o ktipiti (uma espécie de queijo processado). Em alguns países, produtores fabricam uma réplica do queijo feta a partir do leite de vaca. No entanto, o alto teor de gordura desse tipo de leite altera o sabor, a textura e outros aspectos do queijo — que, para muitas pessoas, sequer pode ser considerado feta.

A harmonização de vinhos
Os vinhos tintos - Os queijos frescos, em geral, não caem bem com vinhos tintos fortes. Afinal de contas, o amargor dos taninos presentes nesses tipos de bebida oculta as delicadas nuances dos leites de cabra e de ovelha. Além disso, o sabor forte desses vinhos choca com a acidez presente no queijo feta.
  
Os vinhos brancos - Esse estilo de vinho tem como característica marcante a suavidade e leveza. Além do frescor da bebida, a acidez dialoga bem com os queijos frescos — caso do feta. Já a delicadeza desse tipo de queijo pede algo mais leve para acompanhar. Os aromas frutados dos vinhos brancos são capazes de contrabalancear a acidez do queijo sem causar um contraste muito intenso nem qualquer outro tipo de estranheza para o paladar. Vinhos elaborados a partir de uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são uma ótima pedida para acompanhar o queijo feta.
  
Os espumantes - Servido tradicionalmente em pratos do verão mediterrâneo, o queijo Feta acompanha muito bem as saladas e outros tipos de pratos frios. Enfim, ele é definitivamente um queijo leve e, por que não dizer, refrescante. E, quando o assunto é frescor, devemos nos lembrar sempre dos espumantes. Esses vinhos são servidos em temperaturas mais baixas e acompanham muito bem os pratos frios. A leveza do brut pode ser o par perfeito para esse e para outros tipos de queijos frescos.

Notado Site Ciência do Leite

O queijo feta é um dos queijos mais famosos do mundo, apreciado por sua textura granulada, sabor salgado e aroma distintivo. Originário da Grécia, o Feta é agora consumido em todo o mundo e é um ingrediente essencial em muitos pratos da culinária mediterrânea. Se você é um amante de queijo ou está apenas descobrindo o queijo feta, este artigo é para você. Aqui, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o queijo feta, incluindo sua história, como é feito, as variações regionais, seu uso na culinária e muito mais. Continue lendo para se tornar um expert em queijo feta e descobrir por que este queijo é tão amado em todo o mundo.

Queijo Feta - Blog (7)

Queijo Feta - Blog (7)

O queijo grego ganhou o mundo!

O queijo Feta é um produto originário da Grécia e tem sido uma parte importante da culinária mediterrânea por milhares de anos. Acredita-se que o feta tenha sido produzido pela primeira vez pelos antigos gregos cerca de 8.000 anos atrás, sendo um dos mais antigos queijos produzidos no mundo. No entanto, a produção de queijo feta não se tornou uma indústria significativa até o século XIX, quando a demanda por queijo na Grécia e em outras partes da Europa começou a aumentar. Desde então, o Feta se tornou um dos mais populares queijos do mundo e é amplamente consumido em países de todo o mundo.

Queijo Feta - Blog (9)

Queijo Feta - Blog (9)

Um queijo de sabor único e característico

O queijo Feta é único por várias razões, desde seus ingredientes e processo de produção até sua textura, sabor e aroma distintos. Uma das características mais marcantes do queijo feta é a sua textura macia, mas quebradiça, que se desfaz facilmente ao toque. Além disso, ele tem um sabor salgado e um aroma característico que o tornam um ingrediente indispensável em muitos pratos da culinária mediterrânea. Outro aspecto que torna o Feta único é o seu processo de fabricação, que envolve a fermentação do leite de ovelha ou de cabra com a adição de culturas bacterianas específicas. Esse processo de fermentação confere ao feta suas propriedades únicas, como sua textura e sabor distintos, além de ajudar a preservá-lo por mais tempo. Além disso, o queijo feta é diferente de outros queijos em termos de seu teor de gordura e sódio. Em geral, o queijo feta contém menos gordura e sódio do que outros queijos populares, o que o torna uma opção mais saudável para quem quer desfrutar de um saboroso queijo sem exagerar nas calorias e no sal. Por fim, o queijo Feta é único porque desempenha um papel importante na culinária mediterrânea, sendo um ingrediente chave em muitos pratos tradicionais, como a salada grega e o prato grego de espinafre e queijo feta, conhecido como spanakopita. Sua versatilidade também o torna um ingrediente popular em pratos de outras cozinhas, como a italiana e a brasileira.
 

Você já deve ter visto esse fenômeno culinário das redes sociais: uma receita com queijo Feta que leva macarrão, azeite e tomates cerejas ao forno. E a boa notícia é que o resultado é incrível!

• 500 g de macarrão

• 6 dentes de alho

• 500 g de tomate-cereja

• grão de coentro a gosto

Veja como é fácil preparar:

2. Tempere com pimenta e sal (leve em conta que o queijo já é salgadinho).

4. Asse por 15 a 20 minutos, até o queijo amolecer.

6. Retire a assadeira do forno, misture o queijo e os tomates, acrescente a massa e misture.

8. Está prontinho para servir e saborear!

Autor: Jhonatan Marin

Fontes: A Casa do Produtor e Blog Família Valdugo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp