29/11/2023 às 11h10min - Atualizada em 29/11/2023 às 11h10min

Sorvete ou Doce de Leite?

O sorvete e o doce de leite são alimentos que podem ser consumidos como sobremesas ou sozinhos, acompanhados ou não de outras iguarias

Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)
Foto Divulgação Freepik
 

O sorvete e o doce de leite são alimentos que podem ser consumidos como sobremesas ou sozinhos, acompanhados ou não de outras iguarias, adoçando os paladares daqueles que buscam desfrutar alimentos saborosos. Ambos são considerados produtos indulgentes, consumidos para a satisfação de um desejo. Mas, apesar de pertencerem à categoria de consumo indulgente, os dois produtos apresentam características nutricionais positivas, benéficas à saúde, quando consumidos com moderação.

O sorvete, que é um alimento muito procurado pelos brasileiros principalmente em dias mais quentes, além de ser saboroso é muito nutritivo. Reúne frutas e/ou derivados do leite em sua composição, tornando-se fonte de proteínas de alto valor biológico, gorduras e micronutrientes (LIMA et al., 2022).

O doce de leite, por ser facilmente digerido e ser rica fonte de proteínas e gorduras boas, é uma boa alternativa para quem busca "energia rápida", sendo indicado como pré-treino, tanto para quem tem o objetivo de ganho de massa muscular, quanto para aqueles com o objetivo de emagrecimento (SANDOVAL et al., 2023).

Para entender melhor o interesse dos consumidores por estes de produtos, o Observatório do Consumidor (OC) deste mês analisou o total de postagens sobre sorvete e doce de leite no "X" (antigo Twitter), no período de maio de 2020 a agosto de 2023.

Evolução temporal das postagens

É clara a preferência dos internautas pelo sorvete. O número de menções ao sorvete é 4,6 vezes maior que ao doce de leite na plataforma "X". Foram 5,2 milhões de posts referentes ao sorvete contra 913,5 mil que mencionavam o doce de leite. O período da pandemia de Covid-19 concentrou o maior número de postagens sobre os produtos, com destaque para o sorvete. A partir do último trimestre de 2022, houve mudança no método de coleta das postagens, o que justifica a intensa queda observada a partir deste período.

 

A preferência dos consumidores pelo sorvete é ratificada pela análise de sentimentos das postagens no "X". Em 81% dos posts sobre o produto, o conteúdo apresentado tinha conotação positiva. Esta proporção diminui para 57% para o doce de leite.

O sorvete também supera o doce de leite na proporção de postagens com teor negativo. Foram 14% de postagens de cunho negativo para o sorvete contra 13% para o doce de leite. O doce de leite tem maior proporção nas postagens neutras, apresentando 29% do todo, contra 5% para o sorvete. Portanto, ao se falar dessas iguarias, o consumidor se mostra mais apaixonado ao se referir ao sorvete.

 

É possível perceber alguns hábitos e preferências dos consumidores de sorvete e doce de leite a partir das respectivas nuvens de palavras. Na nuvem de palavras do sorvete, destacam-se as palavras referentes a sabores específicos, a verbos de ação (comer, tomar, comprar), a referências monetárias e a advérbios de tempo, indicando o imediatismo do consumo. Já, a nuvem de palavras do doce de leite apresenta termos que indicam acompanhamentos no consumo do doce, frequência de seu consumo e também que reforçam a ideia de consumo antes de treinos esportivos.

Perfil dos consumidores

A geração Y é a que mais comenta sobre ambos os produtos no "X", representando sozinha 81% das postagens realizadas com o termo sorvete e 76% dos posts que se referem ao doce de leite. Para o sorvete, a geração X ocupa o segundo lugar em proporção de posts, seguido pela Z. Já quanto às postagens sobre o doce de leite, ocorre o contrário. A geração Z posta 5 vezes mais que a X.

Quanto ao gênero, os homens lideram o número de postagem dos dois produtos, representando praticamente 2/3 das referências a ambos os produtos.

Principais características observadas

Entre as cinco característica mais citadas, cor, sabor, (modo de) produção e a textura, são as quatro em comum aos dois produtos, alternando somente a ordem de importância em cada um deles. O preço é um aspecto importante a ser considerado pelo consumidor de sorvete, estando presente em 12% das menções ao produto. A composição do doce de leite, por sua vez, é um atributo observado em 7% das postagens sobre este alimento.

 

 

Referências:

LIMA, S. S., et al. Caracterização físico-química de sorvete produzido no Brasil em época da pandemia do Covid-19: um estudo de revisão. Educação e pesquisa em química. V. 2, 2.1 (2022): 23-33.

SANDOVAL, G. S. et al. A interferência do doce de leite como pré-treino na performance dos praticantes de Crossfit. Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva, v. 17, n. 102, p. 43-50, 2023.

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp