22/11/2023 às 13h49min - Atualizada em 22/11/2023 às 13h49min

Conheçam os mais populares e tradicionais queijos espanhóis

Cinco queijos espanhóis que você tem que provar

Idealista News
Foto Divulgação Pixabay
Cinco queijos espanhóis que você tem que provar. Sabor e tradição que a rica história deste país oferece!

Quer seja feito com leite de vaca, ovelha ou cabra, ou seja fresco, curado ou cremoso, Espanha tem uma variedade de queijos para agradar até as papilas gustativas mais refinadas. As tradições queijeiras espanholas remontam a milhares de anos, o que significa que provar alguns dos melhores queijos espanhóis é também uma oportunidade de aprender sobre a rica história que o país oferece. É tempo de começar esta saborosa viagem onde descobriremos os melhores queijos de Espanha que tens mesmo que provar.

Cabrales: Picos de Europa

cabrales_blue_cheese.jpg

cabrales_blue_cheese.jpg


Queijo cabrales - Wikimedia commons
Cabrales é um queijo azul espanhol que tem um sabor forte. Este queijo poderoso é tão amado como odiado e é conhecido por ser um dos mais perfumados da família do queijo azul. Este queijo tem o estatuto de DOP (Denominação de Origem Protegida) desde 1981 e a sua produção está centrada na parte asturiana dos Picos de Europa, no Norte de Espanha. A sua origem está relacionada com as longas estações que os pastores passavam nos pastos de alta montanha com o seu gado, desde quando a neve deixou a erva ser vista para alimentar o gado até que esta fosse novamente coberta. Nestas circunstâncias, o queijo era a solução para a utilização de leite durante longos períodos de tempo.


Queijo Torta del Casar - Estremadura
torta_del_casar_wikipedia.jpg

torta_del_casar_wikipedia.jpg


Queijo Torta del Casar - Wikimedia commons
Este queijo da região espanhola da Estremadura atrai a atenção de quem o experimenta pela primeira vez: a casca tem uma consistência única e é utilizada como recipiente para um queijo muito cremoso. O Torta del Casar é produzida na zona sul de Cáceres a partir de leite de ovelha e, devido à sua textura cremosa, é ideal para barrar. Portanto, além de escolher um bom Torta del Casar, é aconselhável prová-lo com algum pão fresco. Este queijo é tradicionalmente consumido cortando a parte superior e retirando o interior (de forma semelhante ao queijo português da Serra da Estrela), e recomendamos que o acompanhes com um bom pão de lenha e um vinho doce ou um bom vinho do Porto.

Queijo Idiazabal - O País Basco e Navarra

1024px-queso_idiazabal.jpg

1024px-queso_idiazabal.jpg


Queijo idiazabal - Wikimedia commons
O queijo Idiazabal é um queijo típico de Navarra e do País Basco. É produzido apenas a partir de leite de 2 tipos de ovelhas, Latxa e Carranzana, e foi-lhe atribuído o estatuto de Património Gastronómico Europeu. O seu sabor é forte e intenso, com um ligeiro sabor picante residual. As peças podem pesar até 3 kg e existe uma variedade fumada que normalmente proporciona um sabor amadeirado único. Os especialistas dizem que o melhor a fazer é acompanhá-lo com um bom vinho de La Rioja. 

Queijo Palmero - La Palma

queso_palmero.jpg

queso_palmero.jpg


Queijo Palmero - Wikimedia commons
O que há décadas era a simples comida dos pescadores da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, é hoje uma iguaria local: Queso Palmero ou o queijo de La Palma. Ainda é produzido à mão e tem a denominação de origem protegida há 15 anos. O queijo Palmero é fabricado exclusivamente com leite de cabra da ilha e é fumado através da queima de pinheiro das Ilhas Canárias, cascas de amêndoa e catos secos. Este processo de fumagem dá ao queijo um sabor muito particular e especial. Este queijo tem diversas variedades para todos os gostos, desde o fresco, que é muito fino, até ao madurado, que é geralmente um pouco mais espesso. 
 
Queijo Maó

cheese1.jpg

cheese1.jpg


Queijo Maó: Menorca - Wikimedia commons
Este queijo é um dos produtos estrela da Ilha de Menorca. Tal é a tradição e história do queijo Mahón ou Maó que se diz datar do ano 3000 a.C. Com o nome da cidade e porto natural de Maó (conhecido como Mahón em espanhol), este queijo é feito a partir de leite de vaca. A variedade curada deste queijo destaca-se pelo seu sabor duradouro e pelo seu marcado sabor a madeira.

Fonte: Idealista News

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp