22/11/2023 às 20h31min - Atualizada em 22/11/2023 às 20h31min

Produzir leite sem emitir carbono é a meta de pecuaristas brasileiros

A produtividade dos animais praticamente triplicou nos últimos 20 anos, assim como os nutrientes do leite.

Julio Huber
Revista Negócio Rural
Foto Divulgação Freepik
 

A história da pecuária no Brasil começou há quase 500 anos, no ano de 1532, quando Martin Afonso de Souza trouxe as primeiras 32 cabeças de gado ibérico ao país. A primeira vaca ordenhada que se tem notícia data do ano de 1641, em Recife (PE). Desde então, a pecuária no Brasil cresceu, evoluiu e hoje está presente em cerca de 98% dos municípios brasileiros. O país produziu 34,6 bilhões de litros de leite em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Da criação rudimentar do século 15 à produção tecnificada dos dias atuais, muita coisa mudou na pecuária brasileira. Aliar práticas sustentáveis em uma propriedade ao uso de tecnologias é uma tendência atual para quem busca aumentar a produção e agregar valor aos produtos. Na pecuária, fazer manejo de pastagens, manter áreas de florestas, formular uma dieta com produtos adequados e sustentáveis e utilizar genética superior são exemplos para tornar uma pecuária mais eficiente e sustentável.

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira conta que a pecuária pode ser divida entre a 1.0 e a 5.0. Na primeira fase, entre 10 mil AC até 1920, a atividade era essencialmente manual e arraigada em tradições locais em pequenas propriedades, com diversidade de culturas e animais. De lá para cá, muita coisa mudou, e na pecuária 3.0 e 4.0 – que são as fases atuais – ser produz com automação e sustentabilidade, usando diferentes tecnologias. “Esse é um processo de evolução para tudo. Ela vem atrelada à tecnologia. E vimos isso no nosso dia a dia. Tínhamos uma televisão simples, hoje temos uma smart, com internet”, comparou. O professor enfatizou que a evolução tecnológica é importante para se produzir melhor. “Mas, uma evolução de conceito, cultural e até mesmo espiritual talvez seja mais importante. Quando passamos a produzir um alimento respeitando o meio ambiente, com baixa emissão de gases efeito estufa, temos uma história, temos valor efetivo junto com os alimentos. E isso acontece quando se produz com bons índices econômicos e ambientais”, disse Luiz Gustavo.
 

E esses são temas cada vez mais em evidência nos dias atuais:  produção de leite de baixo carbono, pecuária regenerativa e manejo de precisão. A necessidade de preservação ambiental e de redução da emissão de gazes efeito estufa fez com que pesquisadores buscassem alternativas para tornar a produção ainda mais eficiente em todos os sentidos, incluindo o ambiental. Diante dessa evolução da pecuária e buscando levar alternativas aos produtores, foi realizada a primeira edição do Seminário RS Carbon Free, em Esteio, no Rio Grande do Sul, no final do último mês de agosto. O evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS) e pelo Sebrae/RS. O evento reuniu produtores, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas.

Foto: Sindilat/RS

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira é um entusiata na pecuária com redução de carbono

O pesquisador Luiz Gustavo Ribeiro Pereira foi um dos palestrantes. Ele enfatizou a necessidade da preservação ambiental. “Nessa evolução e no aumento de produção no decorrer dos anos, foi usada muita tecnologia e insumos. Agora, vencendo essa barreira de produzir em quantidade, não basta ter o alimento, mas é preciso produzir de forma sustentável e muitas vezes regenerativa, melhorando o ambiente em que se produz. Essa é a evolução que eu considero a mais importante”, afirmou. Nesse processo evolutivo do setor, a Embrapa teve um papel importante a partir de sua criação, na década de 1970, quando novos números passaram a marcar a atividade leiteira no país. A produção, que era de 8 bilhões de litros/ano, saltou para os atuais 34,6 bilhões. A produtividade média por vaca inferior a 700 litros é hoje três vezes maior e o consumo passou de 75 para 150 litros/habitante/ano.

“A produtividade dos animais praticamente triplicou nos últimos 20 anos, assim como os nutrientes do leite. E isso dá uma maior conversão para o leite em pó e para o queijo”, garante o secretário executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini. O dirigente do Sindicato comenta que os pecuaristas do Estado têm uma consciência ambiental e buscam constantemente por melhorias nas propriedades. “Se o produtor não tiver o meio ambiente a seu favor, ele certamente terá redução da produtividade. Até a falta de sombra nos pastos interfere negativamente. Se não tiver um solo produtivo, a alimentação também fica precária”, pontuou Darlan. “Ainda temos produtores que não adotam tecnologias sustentáveis e que não utilizam práticas adequadas, mas esse produtor vai deixar a atividade. Quem está preservando, está ficando, e vendo que é possível produzir cada vez mais. Essa mentalidade está mudando”, completa o pesquisador Luiz Gustavo Ribeiro Pereira.

Autor: Julio Huber
Fonte: Revista Negócio Rural


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp