17/02/2024 às 11h56min - Atualizada em 17/02/2024 às 11h56min

Desafios e oportunidades na área de pesquisa e desenvolvimento da indústria de lácteos

A indústria de laticínios é um setor em constante evolução, impulsionado pela demanda crescente por produtos lácteos inovadores e saudáveis.

Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Imagem Divulgação iStock.
Isabella de Andrade Rezende 1 ;
Kely Correa de Paula 2 ;
Wilson de Almeida Orlando
Junior 3 ;
Lorena Gusmão Alvarenga de Andrade 4 ;
Carolina Carvalho Ramos Viana 5

A indústria de laticínios é um setor em constante evolução, impulsionado pela demanda crescente por produtos lácteos inovadores e saudáveis. O desenvolvimento de novos produtos lácteos é um processo complexo que envolve muitos obstáculos e oportunidades de mercado 1 .
Diversos desafios são constantemente impostos à indústria laticinista, em um ambiente dinâmico e complexo, conforme ilustrado na figura 1. Apesar disso, o mercado de lácteos oferece muitas oportunidades para inovação e crescimento 2 .


Figura 1. Principais desafios enfrentados pela indústria láctea.  Fonte: Autores.

Diante dos desafios citados, que devem ser encarados como um estímulo ao crescimento da indústria o lançamento de novos produtos e o aprimoramento da qualidade dos já existentes podem ser vistos como componentes essenciais e de extrema importância para as empresas 3,4, .
Atualmente, destaca-se no cenário de desenvolvimento de novos produtos da indústria de laticínios, entre outros:
1) a pesquisa contínua em ingredientes alternativos, como proteínas vegetais e probióticos, como objetivo de aumentar o valor nutricional e a atratividade dos produtos 5 ;
2) a tendência Clean Label (do inglês, “rótulo limpo”), definida pela busca por alimentos “mais naturais” com menor inclusão de aditivos, para obtenção de produtos mais naturais e mais saudáveis;
3) a tendência “Plant Based” (do inglês, “de origem vegetal”), que busca a fabricação de alimentos à base, por exemplo, de amêndoas, soja e/ou aveia, de forma a atender o mercado vegetariano/ vegano 6,7 ;
4) a elaboração de produtos lácteos gourmet, como queijos maturados/ curados, ou adicionados de ingredientes inovadores, bem como queijos e iogurtes artesanais, sorvetes premium, produtos personalizados 8 , entre outros, para atender ao mercado consumidor bem como a restaurantes que buscam experiências gastronômicas de alta qualidade 9 ;
5) o desenvolvimento de processos e produtos mais sustentáveis, com menor uso de recursos naturais e menor desperdício de alimentos, e/ou insumos;

O desenvolvimento de novos produtos lácteos é um campo desafiador, que envolve as tendências de mercado, as preferências do consumidor, mas, ao mesmo tempo, tendem a agregar valor aos lácteos 10 . Por isso, cabe à indústria estar atenta e preparada, para se reinventar e conquistar seu espaço, sem perder a qualidade e segurança nos alimentos fabricados 11 .

Autores:
1 Pesquisadora EPAMIG – ILCT, Juiz de Fora, MG; [email protected]
2 Professora/Pesquisadora EPAMIG – ILCT, Juiz de Fora, MG; [email protected]
3 Professor/Pesquisador EPAMIG – ILCT, Juiz de Fora, MG; [email protected]
4 Pesquisadora EPAMIG – ILCT, Juiz de Fora, MG; [email protected]
2 Professora/Pesquisadora EPAMIG – ILCT, Juiz de Fora, MG; [email protected]

 
Referências Bibliográficas
1- BENCKE, F.F; BEDUSCHI, E.F.S. O processo de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de produtos lácteos de alto valor agregado: O caso Gran Mestri. Revista de Gestão do Unilasalle, v. 6, n. 3, 2017.
2- BARCZAK, G., GRIFFIN, A., KAHN, K. B. PERSPECTIVE: Trends and Drivers of Success in NPD Practices: Results of the 2003 PDMA Best Practices Study. Journal of Product Innovation Management, v. 26, n. 1, p. 3-23, 2009. v. 26, n. 3–23, 2009.
3- BERNARDES, Roberto et al. (Ed.). Inovação em mercados emergentes. Editora Senac São Paulo, 2020.4- ROZENFELD, Henrique et. al. Gestão e desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
4- DE CASTRO NEVES, Henrique. Gestão de Projetos de PD&I de Novos Produtos Lácteos. Editora Diealética, 2022.
5- AWAISHEH, S.S.; HADDADIN, M.S.Y.; ROBINSON, R.K. Incorporation of selected nutraceuticals andprobiotic bacteria into a fermented milk. Int. Dairy J., v.15, p.1184-1190,
2005.
6-ALMEIDA, K.E.; BONASSI, I.A.; ROÇA, R.O. Características físicas e químicas de bebidas lácteas fermentadas e preparadas com soro de queijo minas frescal. Ciênc. Tecnol. Aliment., v.21, p.187-192, 2001.
7- DO PRADO VENÂNCIO, D; PANDOLFI, M.A.C. Clean label na comercialização de produtos. Revista interface tecnológica, v. 17, n. 2, p. 535-541, 2020.
8- ROZENFELD, Henrique et. al. Gestão e desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
9- COSTA, V.C. Práticas de Desenvolvimento de Novos Produtos na indústria de lacticínios Portuguesa. Diss. ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa (Portugal), 2014.
10- RITJENS, S. Tendências mercadológicas dos iogurtes e bebidas lácteas. In: Leites fermentados e bebidas lácteas: Tecnologia e mercado. ITAL: Tecnolat, 1997.
11- ITAL. Brasil Dairy Trends 2020. Tendências de mercado para produtos lácteos. Disponível em http://www.brasildairytrends.com.br/index.html. Acesso em: 05 de out. 2023.

Obs: Artigo atualizado em 17 de fevereiro de 2024

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