05/11/2023 às 13h13min - Atualizada em 05/11/2023 às 13h13min

Catupiry: história e sucesso absoluto nas cozinhas brasileiras

Difícil encontrar um brasileiro que não conheça a marca Catupiry®, e mais difícil ainda encontrar uma pessoa que não goste do requeijão cremoso.

Site oficial da Empresa Catupiry
CNN Brasil
Foto Divulgação Site Oficial Catupiry®
Difícil encontrar um brasileiro que não conheça a marca Catupiry®, e mais difícil ainda encontrar uma pessoa que não goste do requeijão cremoso. Original, único, saboroso, tradicional e sinônimo de qualidade, Catupiry revelou-se tão famoso nos lares, supermercados e restaurantes que virou uma categoria de produto. Mas o verdadeiro, só tem um, e que completa 107 anos de história com novidades.

Um pouquinho da história da marca… Foi há mais de 100 anos, em Minas Gerais, que os imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios Catupiry®, um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari.
Era nessa pequena fábrica mineira que Mário e Isaíra Silvestrini produziam o requeijão quase artesanalmente. Depois de pronto, cada requeijão era envolvido em papel celofane e cuidadosamente colocado um a um em pequenas caixas de madeira. O que eles não imaginavam é que o requeijão de consistência cremosa, porém firme, e as caixas redondas de madeira produzidas à mão, viriam a se tornar verdadeiros “objetos de desejo”.

Evolução do logo da Catupiry - Em 1949 a fábrica foi transferida para o estado de São Paulo, onde então a marca começou o processo de expansão que não para até hoje! O sucesso do requeijão cremoso foi tanto que em 1973 o Catupiry® destacou-se como “O requeijão do Brasil” no dicionário internacional de queijos, Les Fromages, editado pela Les Editions Larousse, e hoje possui outras três fábricas. Uma curiosidade: o nome catupiry na língua brasileira indígena em tupi-guarani significa “excelente”, e o fato é que não tem nome mais perfeito para o requeijão mais amado do Brasil, né?!


As novidades da marca - O ano de 2018 tem sido de desafios e mudanças positivas para a marca, que apresentou novos produtos e novas embalagens. Com a premissa de resgatar as lembranças e momentos especiais que cada consumidor tem com a marca, o aroma delicioso da infância, os almoços em família e o gostinho das receitas únicas da avó, feitas com Catupiry® Original, porém sempre buscando facilitar a vida dos consumidores, lançaram 18 novos produtos, confira:
Os deliciosos mini salgados, todos recheados com muito Catupiry®. São seis versões para todos os gostos: mini coxinha, mini kibe, bolhinho de 4 queijo, bolinho de calabresa, esfiha de frango e esfiha integral de alho poró com palmito.
Salgados recheados com Catupiry, como resistir? Além dos mini salgados tem a linha gourmet de pães de queijo recheado: com calabresa & Catupiry®, goiabada & Catupiry® e o multigrãos peito de peru & Catupiry®, que produto mais brasileiro que a junção de pão de queijo com Catupiry®?
Pão de queijo recheado com muito Catupiry!
Outra novidade da marca é a linha de massas artesanais, única no mercado de congelados, feita a mão, com ingredientes naturais, selecionados e com muito recheio de Catupiry® original. Sabores exclusivos, com a cremosidade e qualidade Catupiry®, são eles: Rondelli de presunto e queijo com Catupiry®, Rondelli de espinafre com Catupiry®, Caneloni verde de mussarela com Catupiry®, Conchiglia de 4 queijos com Catupiry® e Sfogliati de peito de peru com alho poró e Catupiry®.
Para completar a família agora eles também oferecem queijos fatiados: Mussarela e queijo prato, fresco, em fatias, embalados em bandejas de 180g, prontas para consumo, além de Fondue: Emmental, Gruyère, e Catupiry® Original, e ainda especiarias naturais e vinho branco. O único fondue com o verdadeiro Catupiry® Original, equilibrando sabor e cremosidade. Pode de ser usado também para gratinar, nos molhos e recheios.

Fondue com Catupiry - Nós somos fãs da marca Catupiry® e deixamos abaixo um das nossas receitas prediletas com o requeijão cremoso – um suflê de goiabada com calda cremosa de Catupiry que aprendemos com a chef Carla Pernambuco. Confira!

Suflê de goiabada com calda de Catupiry (Foto: Tina Bornstein)
Calda de Catupiry: 200ml de leite, 100g de Catupiry
Suflê: 4 claras, 1 pitada de sal, 220g de goiabada pastosa
Modo de preparo
Calda: Misture o leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar.
Suflê: Bata as claras até começar a ganhar volume e daí junte o sal e bata mais – até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada cremosa e misture bem. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta em banho-maria até ficar bem cremosa e firme. Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente dez minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria. Fonte: CNN Brasil

Nota do Site Ciência do Leite

Ícone de sabor e qualidade, a Catupiry® é uma empresa 100% brasileira. O nome significa “excelente” em tupi-guarani. A empresa começou no início do século 20, quando os imigrantes italianos Mário e Rosa Silvestrini passaram a preparar e comercializar o primeiro requeijão cremoso do país, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais.
A ideia surgiu de uma receita da família que ensinava a fazer o requeijão de consistência cremosa. Com fabricação artesanal, o produto depois de pronto era envolvido em papel celofane e cuidadosamente arrumado dentro de pequenas caixas de madeira, de formato redondo. Em pouco tempo, a fama da cremosidade especial do requeijão espalhou-se pela localidade. Após rápido crescimento dos negócios em toda a região, a fábrica foi transferida para São Paulo em 1949.

Ao longo da sua história, a Catupiry® acumulou vários prêmios nacionais e internacionais de qualidade gastronômica. Totalmente inserida na culinária brasileira, a marca conta atualmente com 70 produtos, entre outras versões de requeijões, cream cheese, fondue, pães de queijo, quitutes, salgados e pizzas artesanais. A popularidade da marca Catupiry® atravessou fronteiras. A empresa já vende vários itens das linhas de produtos para os EUA e Canadá. E recentemente, iniciou a exportação para alguns países da América do Sul. A loja própria a “Empório Catupiry®” é mais um destaque na trajetória da empresa. Localizada na cidade de São Paulo, possui um charmoso ambiente, onde os clientes podem encontrar todos os produtos Catupiry® e ainda experimentar deliciosos pratos, salgados e sobremesas, todos feitos com Catupiry® Original, o primeiro requeijão do Brasil. Os dois imigrantes italianos nunca poderiam imaginar que a originalidade da receita, somada a simplicidade da embalagem de madeira, marcariam gerações de consumidores e tornariam a Catupiry® em uma marca símbolo de categoria de produto. Fonte: Site oficial da Empresa Catupiry

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp