04/11/2023 às 08h44min - Atualizada em 04/11/2023 às 08h44min

A importância dos bioinsumos no desenvolvimento das plantas

A utilização de bioinsumos no setor agrícola brasileiro está em forte crescimento, sendo considerado uma ferramenta cada vez mais importante para aumentar a produtividade.

Estácio Odisi, Marcos Cabral e Yasmin Boeira
Biome4all Agriculture
Foto Divulgação Biome4all Agriculture
 

A utilização de bioinsumos no setor agrícola brasileiro está em forte crescimento, sendo considerado uma ferramenta cada vez mais importante para aumentar a produtividade. Isso ocorre porque esses insumos são capazes de promover o crescimento e a saúde das plantas, estimulando a absorção de nutrientes e aumentando a resistência a estresses bióticos e abióticos. Além disso, alguns bioinsumos atuam no controle biológico de espécies de bactérias, fungos, nematoides e insetos que possam causar algum dano nas plantas. Esses produtos são de origem biológica como micro-organismos, extratos vegetais, aminoácidos e outros compostos bioativos, que são utilizados para melhorar a saúde do solo.

Benefícios dos bioinsumos

Os benefícios dos bioinsumos podem ir além daquilo que está escrito na bula. A entrada desses produtos organiza uma nova configuração de micro-organismos que compõe a microbiota próximo a rizosfera, desencadeando uma série de outros benefícios. Dentre eles:

  • Melhorias na fertilidade do solo, gerando maior disponibilidade de nutrientes para as plantas absorverem pelas raízes;
  • Contribuição na produção de substâncias que auxiliam na promoção do crescimento, acelerando o crescimento de raízes e demais partes da planta
  • Controle biológico de pragas e doenças.
  • Fortalecimento do sistema imunológico das plantas, aumentando a resistência a estresses bióticos e abióticos.

Ou seja, uma microbiota bem estruturada auxilia no desenvolvimento da planta como um todo e com isso, a planta apresenta um melhor crescimento e assim, produtividade e qualidade nas culturas, aumentando o tamanho, a cor, o sabor e o valor nutricional dos alimentos.

Figura 1. Apresentação das funções metabólicas que os micro-organismos presentes no solo podem realizar na interação com a planta, promovendo o seu crescimento. Todas essas funções são abordadas na tecnologia de resultados da BIOME4ALL.

A utilização de bioinsumos no desenvolvimento das plantas também pode contribuir para reduzir os custos de produção. Além disso, muitos bioinsumos podem ser usados em combinação com outros insumos químicos, especialmente com fertilizantes, ampliando seus efeitos e reduzindo os custos de produção.

Oferta dos bioinsumos

A grande oferta de bioinsumos no mercado agrícola tem sido acompanhada por um aumento na diversidade de produtos disponíveis. Alguns exemplos de bioinsumos incluem inoculantes, agentes de controle biológico, biofertilizantes, bioestimulantes, condicionadores de solo e repositores de biodiversidade. Cada um desses produtos tem um papel específico na promoção da saúde do solo e das plantas. Isso significa que os agricultores têm agora uma ampla gama de opções para escolher, permitindo que eles selecionem os produtos que melhor atendem às suas necessidades específicas.

Como melhorar a aplicação dos bioinsumos

O aumento da oferta de bioinsumos confere ao produtor um maior poder de escolha para selecionar o tipo e marca de produto que deseja comprar. Por outro lado, aumentou a complexidade em escolher quais produtos aplicar no solo. Muitas vezes os produtores e engenheiros agrônomos se perguntam se existe alguma tecnologia que auxilie na escolha do melhor bioinsumo para o solo. E a resposta para está pergunta é “Sim”, através de uma técnica eficaz e abrangente chamada de metagenômica. Através da metagenômica é possível estudar a diversidade microbiana e funcionalidade dos micro-organismos presentes em um determinado solo. Esta análise utiliza técnicas de sequenciamento de DNA para analisar os genes presentes em uma amostra de solo e, a partir delas, identificar os atuais micro-organismos e os processos metabólicos que estão realizando. 

Por muito tempo a metagenômica foi uma tecnologia restrita a centros acadêmicos e de pesquisa, hoje por meio da BIOME4ALL, ela é realidade para engenheiros agrônomos e produtores aplicarem em suas tomadas de decisões no campo. Através da tecnologia FULLBIO, é possível avaliar quais os micro-organismos benéficos e patogênicos que o solo possui, além de ter um mapa das relações e funções metabólicas que eles realizam com as plantas. O conhecimento da microbiota do solo permite o direcionamento, com precisão, de quais produtos o solo está precisando. Para saber mais detalhes de como as nossas tecnologias podem ajudar as necessidades do seu solo, entre em contato com a nossa equipe!

Nota do Site Ciência do Leite:

A Biome4all é uma empresa brasileira de biotecnologia. Por meio de técnicas de bioinformática, ciência de dados (BD) e inteligência artificial (AI), desenvolvemos tecnologias para o estudo e interpretação de dados de origem genética, transformando-os em informações valiosas que auxiliam os profissionais do agronegócio na tomada de decisões que proporcionam ganhos de eficiência e produtividade, aliados a uma agricultura de sustentabilidade.
Fone: +55 (11) 3882.0064
Mail: [email protected]

Autores: Estácio OdisiMarcos Cabral e Yasmin Boeira, da BIOME4ALL.
Fonte: 
Biome4all Agriculture


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp