01/11/2023 às 11h00min - Atualizada em 01/11/2023 às 11h00min

China: Construindo uma potência leiteira

A China é responsável por 25% das importações globais de lácteos.

Camilo Friol
eDairyNews
Foto Divulgação eDairyNews

A China está aumentando sua produção doméstica de leite e reduzindo suas importações. Ela já produz mais leite do que a Alemanha, o principal produtor da Europa, e está a caminho de dobrar a Nova Zelândia, seu principal fornecedor. Atualmente, é o quarto maior produtor de leite de vaca do mundo, atrás apenas dos EUA, da Índia e da UE. A produção de leite na China está nas mãos de grandes empresas, como a Modern Dairy, e triplicou desde 2002, crescendo 30% somente nos últimos cinco anos. O gigante asiático alcançou uma produção de 39,2 milhões de toneladas em 2022 e encerrará 2023 acima de 41 milhões de toneladas. A China está multiplicando sua produção como parte de uma estratégia promovida pelas autoridades do país, com grandes investimentos no setor com o objetivo de alcançar maior autossuficiência na produção para garantir a segurança alimentar nacional, reduzindo a dependência das importações. Sua taxa de autossuficiência já é de 80%, maior do que a de países como a Espanha. Comparativamente, a China já importa menos produtos lácteos do que a Espanha.

As políticas públicas incentivam o desenvolvimento de fazendas de laticínios em grande escala e o aumento da produção de forragem, devido à dependência de insumos externos, como o milho. A China também é o maior importador mundial de soja, 60% da qual vem do Brasil. O rebanho de gado do país aumentou significativamente no ano passado, com 232.000 cabeças de gado importadas da Austrália e da Nova Zelândia, um aumento de 38% em relação a 2021 e um recorde de dez anos.

 

Una de las 26 granjas que Modern Dairy, cuyo accionista mayoritario es Mengniu, posee en China

Una de las 26 granjas que Modern Dairy, cuyo accionista mayoritario es Mengniu, posee en China

Uma das 26 fazendas de propriedade da Modern Dairy, cujo acionista majoritário é a Mengniu, na China.

O aprimoramento genético trazido pelas vacas importadas e a tecnologia e o gerenciamento aprimorados nas grandes fazendas contribuem para um aumento na produção por vaca. A Modern Dairy, a maior empresa de laticínios da China, com 26 macro fazendas em 7 províncias, produz uma média de 9.000 litros por ano, maior do que a média dos países da UE como um todoA produção doméstica de leite da China triplicou nos últimos 20 anos. A China produziu apenas 13 milhões de toneladas de leite em 2002. Essa é a mesma quantidade de leite que ela importa hoje para cobrir seu déficit interno. Vários fatores impulsionaram o consumo de laticínios nos últimos anos, incluindo o aumento da ingestão recomendada de laticínios pelas autoridades e o financiamento pelo governo de um programa nacional para fornecer leite nas escolas, mas o principal fator foi a ascensão da classe média, que exige produtos alimentícios de alta qualidade. A recuperação esperada na demanda de laticínios da China não está ocorrendo até 2023, embora o país continue a aumentar significativamente sua produção doméstica. No primeiro trimestre deste ano, a produção de leite da China aumentou 8,5% em relação ao ano anterior e espera-se que termine o ano em 5%, ultrapassando 41 milhões de toneladas. Nos últimos 5 anos, o gigante asiático passou de uma produção de 30,3 milhões de toneladas em 2017 para 39,3 em 2022, um aumento de 29,7%. O ritmo de crescimento tem sido crescente nos últimos anos: 1,2% em 2018, 4,1% em 2019, 7,5% em 2020, 7,1% em 2021 e 6,8% em 2022. O preço por litro de leite recebido por um produtor chinês é 5 centavos a mais do que o recebido por um fazendeiro galego. O aumento da produção se baseia na expansão das fazendas nos últimos três anos e no aumento de seu tamanho. Se em 2015 as fazendas com mais de 1.000 cabeças representavam um quarto das fazendas existentes, cinco anos depois elas já eram 44% e espera-se que ultrapassem 50% em 2025. O preço pago ao produtor está atualmente em 52,3 centavos de dólar (julho de 2023) na China, embora tenha chegado a 61,2 centavos de dólar em julho de 2022.

Os carros-chefe chineses Yili e Mengniu

Principales empresas lácteas del mundo en 2022, según en ránking Rabobank (Fuente: OCLA)

Principales empresas lácteas del mundo en 2022, según en ránking Rabobank (Fuente: OCLA)

As principais empresas de laticínios do mundo em 2022, de acordo com a classificação do Rabobank (Fonte: OCLA)

Entre as 10 maiores empresas de laticínios do mundo estão duas empresas chinesas, Yili e Mengniu, com um faturamento em 2022 de 17,3 e 13,7 bilhões de euros, respectivamente, de acordo com o ranking anual elaborado pelo Rabobank. O setor da China enfrenta um grande desafio, pois enquanto a produção está concentrada no norte do país, o consumo está concentrado no Sul e no Leste. Mongólia Interior, Heilongjiang, Hebei, Shandong, Xinjiang e Henan são seis províncias do norte que produzem dois terços da produção total do país. A produção está concentrada no norte do país e o consumo nas cidades do sul. A Mongólia Interior produz cerca de 6 milhões de toneladas de leite por ano, o dobro da Galícia, sendo a principal região produtora de leite. Possui um clima temperado durante todo o ano, oferecendo condições ideais para o crescimento de gramíneas e forragens. Essa região autônoma abriga as duas principais marcas de laticínios do país, Yili e Mengniu, que possuem fazendas e terras para a produção de forragem, além de fábricas de embalagem e processamento. O Yili Future Intelligence and Health Valley, conhecido como o Silicom Valley dos produtos lácteos, abriga fábricas de embalagens de leite, iogurte e fórmulas infantis com o mais alto nível de digitalização tecnológica do mundo. A empresa utiliza padrões ocidentais e está comprometida, como a Mengniu, a alcançar a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de produção agrícola, pecuária e industrial até 2050. 

A Yili comprou a segunda maior cooperativa da Nova Zelândia e a Mengniu tem uma aliança com a Arla da Dinamarca. Mas o setor de laticínios chinês já começou a sair do país, estabelecendo-se principalmente em países vizinhos, como Indonésia e Tailândia, embora também esteja ampliando sua presença na Nova Zelândia, Austrália, América Latina e até mesmo na Europa. Na Galícia, a empresa Yeeper Dairy está presente em Monforte de Lemos, onde comprou a Queserías Prado e está planejando novos investimentos para expandir sua fábrica de leite em pó, que pertencia à cooperativa francesa Sodiaal.

Promoção do consumo de laticínios
industria lactea china Modern Dairy

industria lactea china Modern Dairy

O leite não fazia parte da dieta tradicional chinesa. Foi no século XIX, durante a dinastia Qing, que o leite foi introduzido por missionários e comerciantes estrangeiros. Durante décadas, o consumo de leite foi limitado a áreas urbanas com população estrangeira. As primeiras fábricas de laticínios foram fundadas por empresários britânicos, franceses e dinamarqueses em cidades como Xangai, Tianjin e Pequim. O consumo per capita é de 36 litros por ano, metade do consumo da Espanha.

Após a fundação da República Popular da China em 1949, o governo comunista começou a promover o desenvolvimento do setor de laticínios do país, com a criação de fazendas coletivas, cooperativas e empresas estatais. Mas foi somente com as reformas econômicas de 1978, que abriram o país para o setor privado e o mercado internacional, que o setor de laticínios da China realmente decolou. A oferta se multiplicou com a entrada de novos participantes e o consumo entre a população disparou com uma classe média em expansão que busca uma dieta mais variada e ocidentalizada. A estatal Mengniu financia o programa espacial da China, enquanto a Yili está envolvida no mundo dos esportes. O consumo per capita aumentou de 25 litros em 2006 para 36 litros em 2019 e o consumo de leite entre a população agora é considerado benéfico para a saúde, após o impacto negativo sobre os consumidores da crise do leite adulterado com melamina em 2008, que matou 6 bebês e envenenou outros milhares. Estima-se que o consumo de leite cru ultrapasse 43.000 toneladas até 2023. Os supermercados oferecem promoções frequentes de leite líquido e o preço de venda é de CNY 12,58/litro (1,6 euros). O valor das vendas no varejo de produtos lácteos em 2021 foi de US$ 62 bilhões, tornando-o o segundo maior mercado do mundo, depois dos EUA.

A China absorve um em cada quatro litros de leite que circulam no mundo

ChinaLacteos2

ChinaLacteos2

A população jovem das cidades mais populosas do sul e do leste, com um perfil mais cosmopolita e moderno, é o consumidor prototípico de laticínios na China.

A China continua sendo o grande impulsionador da demanda de lácteos no mercado internacional, embora tenha reduzido suas compras nos últimos dois anos. As importações de lácteos da China vinham crescendo significativamente entre 2013 e 2021 (exceto pela crise de 2015) a uma taxa acumulada de 10,6% ao ano, embora a sequência tenha sido cortada em 2022, com uma queda de 16,5% que reduziu o crescimento para 7,2% ao ano, e continua também em 2023. No primeiro semestre deste ano, as importações chinesas caíram 10,4% em toneladas de produto, 23,8% em litros de leite equivalente e 4,5% em valores em dólares. A China concentrou-se este ano na redução dos estoques acumulados durante a pandemia. A situação coincidiu na primavera com uma produção global de leite maior do que nos anos anteriores nas principais regiões produtoras de leite internacionais, o que acentuou a queda generalizada de preços de 2023.

A economia da China está lutando para decolar 

A queda nas compras chinesas se deve a vários fatores, incluindo maior produção doméstica, grandes estoques de produto após as compras históricas em 2021 e o processo inflacionário que está pesando sobre a economia chinesa após o levantamento das medidas de covid zero nas cidades. Historicamente, sempre houve uma forte relação entre o crescimento econômico da China (medido em PIB per capita) e seu volume de importações de laticínios. Portanto, no momento, o momento de uma recuperação na demanda chinesa por produtos lácteos permanece altamente incerto. A China é responsável por 25% das importações globais de lácteos. O comportamento das importações chinesas é muito relevante para a determinação dos preços em qualquer área produtora do mundo. As compras da China no mercado internacional atingiram um recorde em 2021, com quase 20 bilhões de litros de leite equivalente, o que representa um quarto de tudo o que é comercializado no mercado internacional.

A capacidade da China de desestabilizar o mercado é tão grande que uma queda de 17,1% nas importações chinesas em 2022 significou uma queda de mais de 4% no comércio global de lácteos, quando o comércio internacional de lácteos normalmente aumenta a uma taxa de 3% ao ano. Diante da queda nas compras chinesas, a Fonterra buscou refúgio nos mercados do norte da África neste verão. No início deste ano, a interrupção das compras de leite em pó pela China forçou a cooperativa neozelandesa Fonterra a buscar refúgio na Argélia, oferecendo 40.000 toneladas de leite em pó a 3.000 dólares por tonelada no leilão da ONIL em agosto, para vender seu excedente não vendido à China, o que causou uma queda considerável nos preços no Global Dairy Trade (GDT), um dos principais leilões internacionais.

O papel do leite em pó

(Fuente OCLA)

(Fuente OCLA)

Evolução das importações de produtos lácteos da China (Fonte: OCLA)

Normalmente, um terço do valor das importações da China é de leite em pó. Mas, no momento, o crescimento do consumo doméstico de leite está lento, o que significa que parte do aumento da produção doméstica de leite está sendo convertida em leite em pó, o que reduz a demanda por importações. A China é o maior importador de leite em pó integral do mundo e seu principal fornecedor é a Nova Zelândia. Noventa por cento do leite em pó integral que entra na China vem da Nova Zelândia (456.841 toneladas em 2022). Ela é seguida, a uma distância considerável, pelo Uruguai (com 19.000 toneladas) e pela Austrália (com 13.000 toneladas). A China mantém tarifas retaliatórias sobre a maioria dos produtos lácteos dos EUA e condições vantajosas para os produtos lácteos da Nova Zelândia. No ano passado, a Espanha exportou um total de 437 toneladas de leite em pó para a China, um número que será amplamente ultrapassado em 2023 (até agosto, 658 toneladas foram exportadas, 35% a mais do que em todo o ano de 2022). O Acordo de Livre Comércio assinado em 2008 entre a China e a Nova Zelândia reduziu gradualmente as tarifas sobre produtos lácteos importados pela China da Nova Zelândia para zero em 2019. No entanto, foram adotadas medidas especiais de salvaguarda para determinados produtos, como leite, leite em pó, manteiga e queijo. Quando o volume de importação excede um teto, a taxa tarifária acordada deixa de ser aplicada. O período de aplicação dessas medidas especiais termina em 2023.

Consumo de queijo em alta

O gigante asiático também é o principal importador de manteiga, enquanto a compra de queijo ainda está em segundo plano no momento, embora a ocidentalização da sociedade chinesa esteja mudando seus hábitos de compra e alimentação, com o consumo de queijo aumentando nos últimos anos, o que abriu oportunidades de negócios para empresas como a galega Quescrem, que é a empresa espanhola que mais vende queijo na China. O consumo de queijo continua concentrado nas cidades ricas das províncias do sul e do leste. Espera-se que o consumo de queijo continue a crescer, o que incentivará novos investimentos no setor, embora a produção de queijo a partir do leite chinês ainda seja limitada e a maior parte do queijo produzido na China (cerca de 25.000 toneladas) incorpore queijo importado como ingrediente. Por enquanto, o consumo de queijo continua concentrado principalmente nas cidades ricas das províncias do sul e do leste. A China importa cerca de 150.000 toneladas de queijo por ano. A Nova Zelândia domina o mercado com quase 70% do total, seguida pela Austrália, Itália e EUA.

Publicado por Valéria Hamann
Autor: Camilo Friol
Fonte: Traduzido e adaptado para eDairyNews


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp