27/10/2023 às 09h18min - Atualizada em 27/10/2023 às 09h18min

Qual a raça bovina com maior produtividade de leite?

Conheça a origem, a história e as características marcantes desta raça leiteira excepcional.

Juliana Freire
Compre Rural
Foto Divulgação Compre Rural
De origem europeia, essa raça conquistou seu lugar como a maior produtora de leite, podendo atingir impressionantes 50 l/leite/dia em algumas feiras. Além disso, o leite produzido tem a vantagem de apresentar baixos teores de gordura; conheça a raça A Raça Holandesa, conhecida internacionalmente como Holstein-Friesian, é uma das raças bovinas mais renomadas e extraordinariamente reconhecidas no mundo da pecuária leiteira. Reconhecida por sua produtividade e distintiva pelagem preta e branca, a raça tem uma história rica que se estende por mais de dois mil anos.

O origem, a história e as características marcantes desta raça leiteira excepcional. A história da Raça Holandesa tem suas raízes nas terras planas e pantanosas do Norte da Holanda e na Província da Frísia, na Europa. Acredita-se que os ancestrais desses animais foram domesticados há mais de dois milênios. Inicialmente, a principal característica dos bovinos era a pelagem malhada, com manchas pretas predominantemente sobre um fundo branco, juntamente com uma notável ocorrência para a produção de leite. Essa saída para a produção leiteira era uma característica única em uma época em que raças especializadas e seleção genética ainda não eram práticas comuns. No século XIX, o gado da Província da Frísia já previa a pelagem preta e branca e apresentava características físicas que favoreciam a produção de leite. Em outras províncias, no entanto, a variabilidade genética era maior. Isso levou à crescente demanda por importações de gado da raça holandesa e à necessidade de criar um registro genealógico mais controlado. Como resultado, o primeiro Livro Genealógico (registro genealógico) da raça foi estabelecido em 1879.

Características da Raça Holandesa A linhagem é conhecida pelas suas características distintivas:
Pelagem preta e branca: A pelagem preta e branca é uma marca registrada da raça Holandesa. Esta característica é altamente reconhecível e tornou-se um símbolo de identificação da raça.
Altura e longilíneidade: Os animais da raça são geralmente altos, longilíneos e angulosos. Essa conformação física contribui para sua alta produção leiteira. Especialização em produção de leite: A raça Holandesa é exclusivamente especializada na produção de leite. As vacas holandesas são reconhecidas por sua capacidade de produzir grandes volumes de leite com qualidade consistente.
lto potencial de produção: As vagas holandesas são conhecidas por liderarem rankings de produção leiteira. Elas podem produzir quantidades impressionantes de leite, às vezes, com média de 6 a 10 mil kg em 305 dias de lactação.
Adaptação climática: Embora originária de regiões de clima mais frias, as fêmeas holandesas podem ser adaptadas a climas mais quentes, como as encontradas no Brasil. No entanto, elas têm critérios climáticos específicos, e a temperatura crítica para essa raça varia entre 24 e 26º C.
Produtividade da raça A Raça Holandesa é extremamente reconhecida por sua notável produtividade leiteira, tanto a nível mundial quanto no Brasil. De origem europeia, essa raça conquistou seu lugar como a maior produtora de leite, podendo atingir impressionantes 50 litros de leite por dia em algumas feiras. Além disso, o leite produzido pela Holandesa tem a vantagem de apresentar baixos teores de gordura, tornando-o uma escolha popular para a produção de laticínios.

No Brasil, a raça tem uma demanda crescente devido às suas excelentes características de produção leiteira. A longa duração dos períodos de lactação das vacas também contribui para sua atratividade para os produtores de leite no país. A adaptação climática é uma consideração importante, uma vez que a raça tem origem em regiões de clima mais frio, mas, mesmo assim, tem sido capaz de se adaptar a climas mais quentes, como os encontrados no território nacional. Maior que SP: Conheça a maior fazenda do Brasil Torneio Leiteiro e desempenho das Vacas Holandesas O torneio leiteiro é um evento crucial para avaliar o desempenho das vacas de leite e destacar as melhores exemplares de cada raça.

Na Expointer 2023, um dos eventos pecuários mais importantes do Brasil, a raça Holandesa recebeu prêmios pelos melhores desempenhos em termos de morfologia e produção de leite. A vaca jovem que conquistou o título de Grande Campeã foi Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc, um notável representante da raça. Grande Campeã Bickel 617 Cassandra Kingboy Doc O evento reuniu as melhores de várias raças leiteiras, incluindo Gir, Girolando, Jersey e Holandesa de variedade vermelha e branca. No entanto, a vaca Holandesa se destacou e foi escolhida como a “Vaca Suprema”. Isso demonstra o desempenho superior das vacas holandesas em no quesito produção do lácteo. Os produtores de gado holandeses no Brasil investem fortemente em genética e manejo para melhorar o desempenho de seus animais. Isso é evidenciado pelo número significativo de expositores e fêmeas de alta qualidade que participaram do torneio leiteiro na Expointer 2023.

Dessa forma, foi amplamente notável o comprometimento dos criadores e a qualidade genética das holandesas desenvolvidas para a posição de destaque da raça no cenário da pecuária leiteira brasileira. Expointer 2023 Conheça a “Lenda da Pecuária”, o homem de 1 milhão de bois; Vídeo O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) ressaltou a excelência dos animais holandeses apresentados no evento, elogiando o investimento dos produtores em genética e cuidados. O reconhecimento da qualidade das vacas e sua alta competitividade continuam a fortalecer a posição da raça no Brasil e no mundo da produção de leite. Recorde mundial O recorde mundial de produção leiteira atingindo pela vaca Baleia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) em junho de 2023 durou apenas três dias. Ela produziu 132,2 quilos em três ordenhas. A vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite. Os dois animais são da raça holandesa. Recorde mundial de produção de leite; Vaca Poesia e o produtor rural Diego Vaz A vaca Poesia quebrou o recorde mundial. Segundo as informações, o proprietário que possui cerca de 120 animais na propriedade. Fato importante de se destacar é o trabalho que foi realizado pelo pequeno produtor, o Diego, que em um momento histórico, mostrou que não há limite para a pecuária leiteira.

Impacto no Brasil: No Brasil, a Raça Holandesa foi introduzida durante o período de colonização, mais precisamente entre os anos de 1530 e 1535, quando o país ainda era dividido em capitanias hereditárias. A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) foi fundada em 1934 por Bento Sampaio Vidal. Desde então, mais de 2.500.000 animais foram registrados no país, demonstrando a importância e popularidade da raça na pecuária leiteira brasileira. Foto: Divulgação Com seu futuro ainda promissor, essas vacas continuam a ser uma das melhores opções para os amantes do setor leiteiro e aqueles que buscam uma produção de leite consistente e de alta qualidade.

Autora: Juliana Freire
Fonte: Compre Rural.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp