18/10/2023 às 12h46min - Atualizada em 18/10/2023 às 12h46min

Soro de leite - Whey isolado ou concentrado? Entenda a diferença.

O whey protein pode ser encontrado em três diferentes categorias: isolado, concentrado e hidrolisado, que se diferem em relação à concentração das substâncias.

eDairyNews - [email protected]
O Globo
Foto Divulgação O Globo
Em busca de otimizar o seu treino com objetivo de aumento muscular? Pois saiba que pessoas fisicamente ativas e atletas precisam de maior ingestão proteica para haver hipertrofia muscular. Nesse sentido, uma boa saída é investir no consumo de whey protein. Mas qual escolher: whey isolado ou concentrado? Vamos conhecer mais informações sobre o suplemento e explica as diferenças entre as duas opções.

O que é whey protein? O whey protein é um suplemento de proteína em pó extraída do soro do leite, contendo aminoácidos que são considerados essenciais para a construção de músculos e tecidos do corpo, como a alfa-globulina e a beta-globulina. Vendido em pó, o produto pode ser ingerido de diversas formas: dissolvido em água, sucos e shakes ou com alimentos. Por ser um suplemento, ele busca repor a quantidade de proteínas quando elas não são adquiridas de forma suficiente pela alimentação.

Qual a diferença entre os tipos de whey protein? 
O whey protein pode ser encontrado em três diferentes categorias: isolado, concentrado e hidrolisado, que se diferem em relação à concentração das substâncias. Para saber o modelo ideal de cada caso, é importante consultar um médico ou nutricionista. Conheça melhor as três opções abaixo.
Whey protein concentrado - O whey concentrado passa apenas por uma filtragem e contém gordura, lactose, carboidratos e minerais. A velocidade de absorção é a mais lenta entre os três tipos. Um bom whey concentrado contém em torno de 80% a 89% de proteínas do soro do leite, reduzindo a quantidade de carboidratos e gorduras. É recomendado para quem busca um suplemento proteico de melhor custo-benefício, mas sem perder a qualidade e que não tenha nenhuma restrição de macronutrientes, podendo atingir um maior consumo diário deles.

Whey protein isolado - Já o whey protein isolado sofre processo de filtração obtendo mais de 90% de proteínas. Ele possui maior grau de pureza, sendo removidos à lactose e gorduras. Ou seja, entre as opções disponíveis, é o mais puro, além de concentrar mais proteínas, que passam por um processo específico de filtragem, o que aumenta a velocidade de absorção. Este tipo de whey protein é indicado para quem deve consumir alta quantidade de proteína diariamente, ou em protocolos alimentares low carb ou cetogênico, que determinam baixo consumo de carboidratos.

Normalmente indivíduos em processo de eliminação de gordura, podem se beneficiar com ele. Pode ser utilizado por intolerantes à lactose. E a versão de whey protein hidrolisado? O processo de hidrólise consiste em quebrar as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e sendo mais rapidamente e facilmente absorvidas. Por ter uma produção mais complexa, é o mais caro. Não contém lactose. Sendo assim, o whey protein hidrolisado é indicado para o pré ou pós-treino imediato, sem gerar desconfortos gastrointestinais e para quem deseja melhorar o processo de recuperação muscular e de produção proteica.

Autor:
 eDairyNews - [email protected]
Fonte: O Globo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp