10/10/2023 às 12h24min - Atualizada em 10/10/2023 às 12h24min

Caminhos da Comida de Verdade: o leite

Além de nutrir, ele também é a base de inúmeras receitas

Ministério da Saúde - Governo Brasileiro
Foto Divulgação FreePik
O leite está no bolo, na canjica, no queijo e no café com leite, o famoso “pingado” brasileiro. Pode ser consumido in natura, ou ainda dá para fermentar e transformar o leite em iogurtes e coalhadas. Essa bebida de cor branca e sabor afetivo compõe o grupo dos alimentos in natura ou minimamente processados, que são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais. Conforme orienta a regra de ouro do Guia Alimentar para a População Brasileira, esse grupo de alimentos é a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. E aqui no Brasil, ele aparece logo na primeira refeição do dia: o café da manhã, puro, com frutas ou com café.

Segundo o Guia Alimentar, leite e iogurtes naturais são ricos em proteínas, em vitaminas (em especial a vitamina A) e, principalmente, em cálcio. Isso sem falar que o leite é o ingrediente protagonista do queijo, um alimento que é consumido, como parte de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados, como na macarronada com molho de tomate ou na polenta feita com farinha de milho. Por serem derivados do leite, os queijos são também ricos em proteínas, vitamina A e cálcio.  Entretanto, além do conteúdo elevado de gorduras saturadas próprio do leite, são produtos com alta densidade de energia (em função da perda de água durante o processamento) e com alta concentração de sódio (devido à adição de sal). Por isso, queijos, como todos os alimentos processados, devem ser consumidos sempre em pequenas quantidades, como parte ou acompanhamento de preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados. Sua versatilidade é demonstrada em sobremesas, molhos, bolos, tortas e preparações que são a cara do Brasil, como o arroz de leite, a canjica e o cuscuz com leite.  Nutrir, preencher e confortar. Muitas vezes o leite é significado de afeto e faz parte da construção de sabores.

Agora que você já conhece os benefícios desse delicioso e tradicional ingrediente, anota aí a receita para preparar a sua canjica/mungunzá em casa: 
Ingredientes
1 xícara de chá de milho para canjica/mungunzá
1 xícara de chá de leite      
¼ de xícara de chá de coco ralado
1 colher de café de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá rasa de canela

Modo de Preparo: Lave o milho para canjica ou mungunzá (branco ou amarelo) e deixe-o de molho durante 2 horas. Cozinhe o milho em uma panela de pressão durante 1 hora em fogo médio com a mesma água utilizada para o molho. Misture o leite, o coco ralado, o sal e o açúcar ao milho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, com a panela aberta, mexendo com a colher para não grudar no fundo. Salpique a canela antes de servir.

Sobre o Guia Alimentar do Ministério da Saúde
Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros e brasileiras! Ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Acesse agora para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida.
Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária

Fonte: Ministério da Saúde - Governo Brasileiro

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp