03/10/2023 às 12h05min - Atualizada em 03/10/2023 às 12h05min

A evolução dos ingredientes funcionais na indústria de alimentos e bebidas

A indústria tem investido em tecnologias inovadoras para garantir a eficácia e estabilidade dos ingredientes funcionais em diferentes produtos.

Equipe técnica da Revista Food Ingredientes Brasil
Foto Divulgação FreePik

Ao longo das últimas décadas, a indústria de alimentos e bebidas tem passado por uma notável evolução no uso de ingredientes funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, substâncias que fornecem benefícios à saúde além das suas propriedades nutricionais básicas. Anteriormente, a indústria se concentrava principalmente na produção de produtos que atendessem às necessidades básicas de nutrição e sabor dos consumidores. No entanto, com o tempo, houve uma crescente conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do impacto dos alimentos na saúde humana. Essa mudança de mentalidade impulsionou a busca por ingredientes que pudessem fornecer benefícios adicionais além do valor nutricional.

A introdução dos primeiros ingredientes funcionais ocorreu na década de 1980, quando os consumidores começaram a buscar alimentos que pudessem contribuir para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Vitaminas e minerais passaram a ser adicionados a alimentos básicos, como cereais matinais e leite, na tentativa de enriquecê-los nutricionalmente. À medida que a pesquisa científica avançou, novos ingredientes funcionais foram descobertos e sua aplicação na indústria de alimentos e bebidas expandiu-se. Antioxidantes, como o licopeno encontrado no tomate, e ácidos graxos ômega 3, presentes em peixes e sementes de linhaça, foram identificados como compostos que poderiam ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e combater o envelhecimento celular. Com o tempo, ingredientes funcionais de origem vegetal, como chá verde, cúrcuma e gengibre, ganharam popularidade devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo incorporados em uma variedade de alimentos e bebidas, desde chás e sucos até barras de cereais e snacks saudáveis.

A indústria de alimentos e bebidas também começou a explorar os benefícios dos probióticos, bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, e dos prebióticos, fibras que alimentam essas bactérias. Iogurtes, leites fermentados e suplementos alimentares passaram a ser enriquecidos com esses ingredientes para promover a saúde intestinal. Além disso, ingredientes funcionais como fibras solúveis e proteínas vegetais têm ganhado destaque na indústria de alimentos e bebidas. As fibras solúveis, encontradas em alimentos como aveia e legumes, auxiliam na saúde digestiva e na regulação do açúcar no sangue. Já as proteínas vegetais, como a proteína de ervilha e a proteína de soja, tornaram-se alternativas populares às proteínas de origem animal, atendendo a demanda crescente por dietas vegetarianas e veganas. À medida que a indústria de alimentos e bebidas evolui para atender as mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores, novas tecnologias e técnicas de processamento estão sendo desenvolvidas para preservar e potencializar os benefícios dos ingredientes funcionais.

A tecnologia de encapsulamento, por exemplo, desempenha papel fundamental na proteção de ingredientes sensíveis, como vitaminas e probióticos, contra condições adversas, como o calor e a umidade, permitindo que esses ingredientes sejam incorporados em uma ampla variedade de produtos, incluindo bebidas, suplementos alimentares e alimentos processados. Além disso, a indústria de alimentos e bebidas começou a adotar abordagens mais personalizadas e direcionadas em relação aos ingredientes funcionais. Com a crescente disponibilidade de dados sobre a saúde individual e os avanços na tecnologia de análise, as empresas puderam desenvolver produtos que atendessem as necessidades específicas de diferentes grupos de consumidores. Um exemplo é a crescente oferta de alimentos e bebidas enriquecidos com nutrientes específicos para atender as necessidades de grupos populacionais, como crianças, gestantes e idosos. Esses produtos são formulados levando em consideração as demandas nutricionais específicas de cada grupo, oferecendo benefícios adicionais para sua saúde e bem-estar.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais conscientes da origem dos alimentos que consomem e buscam produtos com ingredientes de alta qualidade, minimamente processados e livres de aditivos artificiais. Essa demanda tem impulsionado o desenvolvimento de ingredientes funcionais provenientes de fontes naturais, como frutas, vegetais, grãos integrais e ervas medicinais, e os fabricantes estão explorando novas formas de incorporar esses ingredientes em seus produtos, mantendo ao máximo suas propriedades benéficas. Também houve maior investimento em pesquisa e desenvolvimento para identificar novos ingredientes funcionais e compreender seus efeitos no organismo, incluindo estudos sobre os mecanismos de ação desses ingredientes, bem como o seu impacto na prevenção de doenças e promoção da saúde.

Além disso, a indústria tem investido em tecnologias inovadoras para garantir a eficácia e estabilidade dos ingredientes funcionais em diferentes produtos. Isso inclui técnicas de microencapsulação, fermentação controlada, extração a frio e outras metodologias que preservam as propriedades benéficas desses ingredientes. A diversificação de produtos funcionais também tem sido uma tendência importante. Anteriormente, os ingredientes funcionais eram mais comumente encontrados em suplementos e produtos específicos para a saúde. Atualmente, estão sendo incorporados em uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo iogurtes, barras de cereais, sucos, chás, snacks e até mesmo alimentos processados.

Outra tendência é a incorporação de ingredientes funcionais em produtos indulgentes, como chocolates, sobremesas e bebidas saborosas, permitindo que os consumidores desfrutem de alimentos indulgentes e, ao mesmo tempo, se beneficiam dos ingredientes funcionais adicionados. Além disso, a indústria tem se esforçado para melhorar a comunicação e a educação dos consumidores sobre os benefícios dos ingredientes funcionais. Rótulos mais informativos e claros têm sido adotados para destacar os nutrientes e substâncias funcionais presentes nos produtos. Também tem respondido as preferências dos consumidores por produtos naturais e clean label, ou seja, produtos com ingredientes facilmente reconhecíveis e sem aditivos artificiais. Isso tem levado ao desenvolvimento de ingredientes funcionais de origem natural, como extratos de plantas, frutas e ervas, que são utilizados para enriquecer produtos sem comprometer sua qualidade ou segurança. A evolução no uso de ingredientes funcionais na indústria de alimentos e bebidas reflete uma mudança na mentalidade dos consumidores em relação à sua saúde e bem-estar. A indústria tem respondido a essa demanda, investindo em pesquisa, tecnologia e inovação para desenvolver produtos que ofereçam benefícios adicionais à saúde, ao mesmo tempo em que atendem às preferências individuais dos consumidores e às preocupações ambientais.

Autores: Equipe técnica da Revista Food Ingredientes Brasil


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp