18/09/2023 às 09h18min - Atualizada em 18/09/2023 às 09h18min

Rabobank prevê cenário otimista no setor leiteiro para 2024

Apesar dos preços domésticos mais baixos do leite, os preços internacionais mais baixos e um real estável ajudaram a manter os embarques do Mercosul competitivos.

Valéria Hamann
Rabobank e EdairyNews
Foto Divulgação EdairyNews

Nos últimos meses, os preços mais baixos do leite na maioria das principais regiões leiteiras globais reduziram a oferta, de acordo com o último relatório trimestral do mercado de lácteos do Rabobank. No Hemisfério Norte, a oferta está se contraindo, impulsionada pelo declínio do rebanho e pelo rendimento mais fraco nos EUA e pelas condições meteorológicas variáveis e margens estreitas na União Europeia (UE).

Todos os olhos estão voltados para a Nova Zelândia nas próximas semanas, à medida que a produção aumenta rapidamente até o pico de outubro. As expectativas iniciais previam uma temporada de produção mais robusta, especialmente com relação à baixa produção da temporada anterior. No entanto, as recentes reduções drásticas nos preços do leite estão obrigando os produtores de leite a reduzir os custos de produção. Estas medidas, juntamente com o El Niño, significam que um pico mais baixo poderá surgir no país por mais um ano. A oferta e a demanda da China continuam sendo foco de atenção. Inicialmente considerado fundamental para a recuperação do mercado global de lácteos, esses dois pontos convergem em uma miríade de fatores que empurram a tão almejada recuperação da demanda chinesa ainda mais para o futuro.

 

A gravidade dos ventos econômicos contrários e a duração da calmaria no crescimento econômico estão envoltas em incerteza, reduzindo a probabilidade de uma forte recuperação da demanda chinesa que proporcionaria uma base sólida de alta para os mercados globais de lácteos e limitaria as expectativas de um aumento das importações este ano. A recuperação da procura de produtos lácteos na China não compensou, até à data, o forte crescimento da produção doméstica de leite. O crescimento da produção de leite irá desacelerar no segundo semestre de 2023 e 2024, mas não se espera um reequilíbrio completo do mercado no curto prazo.

 

Por sua vez, o delicado equilíbrio entre oferta e demanda persiste. A desaceleração da produção mundial de leite acabará por corresponder ao fraco crescimento da demanda observado na maioria das regiões, evitando novas quedas de preços. No entanto, permanece um raio de otimismo no resto do ano; o preço do leite Classe III nos EUA e o preço médio ponderado pelo GDT caíram para níveis mínimos da época da Covid nas últimas semanas, permitindo aos compradores reabastecerem os estoques a preços de pechincha.

A demanda do México, o segundo maior importador de produtos lácteos, tem sido robusta, apoiada por um peso mais forte. E, embora o índice GDT tenha enfraquecido, a demanda não evaporou. A China tem sido historicamente responsável por cerca de 50% das vendas, mas desde o segundo trimestre tem variado entre cerca de 30% e 40%.

 

Na opinião do Rabobank, a probabilidade de um possível efeito chicote está aumentando, com um ressurgimento da demanda possivelmente surgindo meses antes da produção mundial de leite poder se recuperar. No segundo trimestre deste ano, o Rabobank diz que “é sempre mais escuro antes do amanhecer”. As nuvens permanecem neste trimestre, mas a tempestade não durará para sempre. Se a confiança dos compradores aumentar e os consumidores voltarem a adquirir produtos em massa, o mundo poderá ficar com falta de leite, proporcionando um caminho firmemente otimista para 2024. Há motivos para otimismo nos próximos meses, mas apenas depois de os produtores de leite conseguirem superar a atual crise financeira.

Rabobank reduziu sua previsão de produção de leite para 2023. O banco previu que a produção de leite das 7 grandes regiões de exportação cresça 0,3% em relação ao ano anterior em 2023. A redução da estimativa do último trimestre, de 0,5%, é impulsionada por reduções na maioria das principais regiões globais, incluindo os EUA, a UE e a Nova Zelândia. Em 2024, espera-se que a produção aumente 0,4%, muito menos do que o ganho médio anual de 1,6% registado entre 2010-2020.

 

O preço médio ponderado do GDT enfraqueceu recentemente, caindo para níveis mínimos vistos na época da Covid, como dito anteriormente, em meados de agosto. Antes do aumento do GDT de 4 de setembro, o preço médio ponderado do leite em pó integral, o produto líder da região, caiu para o nível mais baixo desde a “recessão do setor lácteo” em 2016. A demanda não evaporou totalmente nos leilões, mas quantidades maiores foram oferecidas pelos leilões. A Fonterra contribuiu para a redução dos preços.

A demanda de produtos da Nova Zelândia por mercados fora da China tem um efeito dominó. O leite em pó integral da UE não tem sido competitivo em termos de preços nos mercados globais há algum tempo. Mais recentemente, as exportações de leite em pó desnatado da UE enfrentaram mais concorrência em mercados que tradicionalmente se inclinam mais para os fornecedores europeus, especialmente durante a época de baixa da Nova Zelândia. Isto poderia resultar na destinação de mais leite para produção de queijos e menos para leite em pó desnatado e manteiga.

O efeito dominó continua na América do Sul. Os preços mais baixos dos produtos lácteos na Oceania tornaram os produtos provenientes da Argentina e do Uruguai menos competitivos no Norte da África e em outras regiões. Os embarques para o Brasil, onde têm vantagem competitiva como parte do Mercosul, aumentaram. No entanto, os preços mais baixos do leite no Brasil estão aumentando a pressão política para que Brasília considere restrições às importações dos seus vizinhos do sul.

O que observar

No acumulado do ano (janeiro-julho), as importações de leite em pó integral da China caíram 40% em relação ao ano anterior e 47% abaixo da forte demanda de 2021. As importações de leite em pó desnatado, soro de leite e queijo da China aumentaram 21%, 25% e 18%, respectivamente, mas representam um volume muito menor do que o leite em pó integral. Os sinais de aumento das compras serão monitorados de perto, especialmente devido ao menor crescimento previsto da produção de leite nas regiões de exportação de lácteos.

Leite em pó

Leite em pó

A produção de leite da Nova Zelândia no pico da temporada será observada de perto, à medida que os compradores globais estimam a disponibilidade do produto em 2024. Qualquer sinal de fraqueza significativa poderá enviar os compradores de volta ao mercado, empurrando os preços para cima. A ira do El Niño, ou a falta dela, poderá prejudicar a produção de leite em partes importantes do mundo. Um desvio significativo dos padrões climáticos normais, especialmente em regiões sazonalmente significativas como a Oceania, poderá alterar as expectativas de produção.

 

Os preços do petróleo subiram levemente nos últimos meses, atingindo em agosto um nível não observado desde abril. Os cortes de produção na Arábia Saudita restringiram a disponibilidade da oferta. Contudo, são improváveis novos aumentos substanciais de preços, motivados por preocupações com a economia chinesa. Ganhos adicionais poderiam apoiar as economias dos países produtores de energia, mas aumentariam os custos em outras áreas, alterando o poder de compra e as tendências da demanda.

O tema das taxas de juro “mais altas durante mais tempo” tem estado recentemente presente nos mercados dos EUA. A orientação do governo contínua sendo a de que é improvável que as taxas sejam reduzidas antes de 2024, com este ponto de vista tornando-se cada vez mais aceito entre os comerciantes. A resiliência da economia dos EUA persiste, mas o crescimento econômico global está sendo observado de perto para avaliar a demanda de produtos lácteos nos próximos meses.

 

A Índia está passando por uma situação de seca e limitou as exportações de certos produtos, como trigo, arroz e açúcar. As doenças diminuíram o número de vacas e os preços do leite estão subindo rapidamente. Qualquer necessidade de importação de produtos lácteos do maior país produtor e consumidor de produtos lácteos do mundo poderá assustar os mercados de produtos lácteos, proporcionando um aumento inesperado da demanda por parte do país mais populoso do mundo.

Brasil

Foto: Ministério da Agricultura

A produção se recupera no segundo trimestre de 2023. Após um declínio de 1,2% na produção durante o primeiro trimestre de 2023, dados preliminares do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) indicam que a produção de leite nas fazendas cresceu 3,9% em termos anuais no segundo trimestre de 2023. Custos de produção mais baixos, clima estável e margens positivas nas fazendas ajudaram no crescimento da produção.

Como esperado, os preços estão caindo. A produção/preços do leite ao produtor começaram a cair no segundo trimestre e continuaram no terceiro trimestre, conforme previsto. A maior disponibilidade de leite, as importações robustas de leite em pó do Mercosul e a procura interna inferior ao esperado contribuíram para a redução dos preços do leite. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o preço médio nacional do leite no produtor para julho foi de R$ 2,41/litro, abaixo dos R$ 2,90/litro de maio.

Os preços do leite poderão sofrer novas quedas no terceiro trimestre. Com a produção adicional e as importações ainda elevadas, os preços spot mais baixos sinalizam que os preços do leite ao produtor poderão cair ainda mais em agosto e setembro, antes de se estabilizarem. Os estoques permanecem elevados a nível da indústria, limitando os incentivos para um maior crescimento da demanda.

As importações permanecem competitivas e poderão continuar tendo um bom desempenho. As importações de lácteos foram 159% maiores no acumulado do ano em termos de volume (janeiro a julho) em comparação aos níveis de 2022. As importações de leite em pó integral atingiram impressionantes 96.600 milhões de toneladas durante os primeiros sete meses de 2023, em comparação com 23.070 milhões de toneladas durante o mesmo período de 2022.

Apesar dos preços domésticos mais baixos do leite, os preços internacionais mais baixos e um Real estável ajudaram a manter os embarques do Mercosul competitivos. O crescimento das importações no segundo semestre deverá ser menos impressionante, mas ainda assim significativo, especialmente porque os exportadores do Mercosul já não são competitivos no Norte de África e em outros mercados e estão encaminhado seu excesso de produção para o Brasil.

A melhoria dos indicadores macro deverá apontar para algum crescimento da demanda no segundo semestre de 2023. Embora as incertezas macro permaneçam elevadas, o mercado espera que o PIB se expanda mais de 2% este ano, com a inflação medida pelo IPC prevista em cerca de 5%. O desemprego permanece próximo do nível mais baixo de uma década, em torno de 8%. Os aumentos salariais começam a aparecer na maioria dos estados brasileiros, resultando em uma recuperação moderada do poder de compra, o que, combinado com a redução dos preços do leite, permitirá aos consumidores adquirir mais produtos lácteos no segundo semestre de 2023. Por enquanto, o El Niño não é uma ameaça significativa. Prevê-se que o El Niño tenha um impacto limitado na produção de leite. Prevêem-se chuvas adicionais no sul do país, a maior região de produção de leite, o que será favorável. O potencial de seca no Nordeste é o principal impacto negativo para a produção de leite no Brasil durante os próximos meses – um El Niño pode reduzir os níveis de produção naquela região do país.

Autora: Valéria Hamann
Fonte: Rabobank e EdairyNews
Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira do Compre Rural


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp